Notícias / Brasil

14/08/2014 - 15:20

CBF nega que Ucrânia desdenhou de amistoso após vexame contra a Alemanha

CBF

 O site de O Estado de S.Paulo noticiou no dia 12 de agosto que a Federação Ucraniana de futebol "desdenha de amistoso contra a Seleção Brasileira". A reportagem, além de não expor a realidade dos fatos, se mostra mal informada desde o seu primeiro parágrafo, quando cita Vladimir Lashkul como presidente da entidade ucraniana. O presidente, na verdade, se chama Anatoliy Konkov, como pode ser conferido com um simples acesso ao site da própria Federação, da UEFA e da FIFA.

Também não corresponde à realidade que as negociações para a partida tenham se esgotado após a Copa do Mundo. Este assunto ficou encerrado, na verdade, antes do término da Copa do Mudo. Sendo assim, quaisquer informações referentes aos valores envolvidos no amistoso são totalmente fictícias e incorretas, uma vez que nunca se chegou perto de um acordo.

As matérias que não correspondem à verdade acabaram se espalhando por outros veículos de imprensa:

O site da ESPN, em sua edição de 12 de agosto, publica uma matéria sob o título "Chefão do futebol ucraniano diz que desistiu de amistoso contra o Brasil após vexame na Copa".

A matéria passa longe do que realmente acontece. Não é verdadeira, além de conter várias falhas de informações, como passaremos a expor.

A declaração sobre as negociações com o Brasil estarem encerradas, atribuída ao "chefão" do futebol ucraniano, em razão do desempenho do Brasil na Copa do Mundo, é completamente equivocada.

Na verdade, as negociações, limitadas a um contato com a federação ucraniana sobre uma possível partida em novembro, foram encerradas antes do término da Copa do Mundo de 2014 – portanto, é totalmente fantasioso atribuir o cancelamento ao desempenho da Seleção na Copa. Outro equívoco do site da ESPN.

Vale destacar, na mesma matéria do dia 12 de agosto, uma informação que é conflitante com outra publicada cinco dias antes pelo mesmo site, agora no dia 7 de agosto.

No dia 12 de agosto, o site da ESPN publica conforme será reproduzido: "no calendário da equipe de Dunga ainda há dois amistosos em aberto para 2014 - a seleção ainda enfrenta Colômbia, Equador e Turquia este ano".

Além de ser incorreta, a informação está marcada pelo descuido, já que o próprio site da ESPN afirma no dia 7 de agosto, inclusive em manchete, que a Federação do Japão “anuncia amistoso contra o Brasil no dia 14 em outubro, em Singapura", conforme de fato ocorrerá.

O equívoco nas informações prestadas aos internautas não se limitou ao site da ESPN. O site do UOL também seguiu a mesma linha de erros. Estampa, por exemplo, em manchete: "Nem pela metade do preço Seleção Brasileira consegue fechar amistoso com a Ucrânia".

Já ficou registrado, antes, que a informação não é verdadeira.

O site do UOL incorre em outro erro. Atribui as informações contidas na matéria ao “presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Vladimir Lashkul." Está errado: o presidente da Federação Ucraniana de Futebol é Anatoly Konkov, como já esclarecido anteriormente.

O globoesporte.com repete manchete completamente despropositada: "Presidente diz que Copa fez Ucrânia desistir de amistoso contra o Brasil".

Prossegue no erro: "Mandatário da Federação local afirma que, mesmo após redução de 50% no valor da partida, país desistiu de enfrentar os brasileiros após vexame no Mundial de 2014."

Não custa repetir: a informação está mal dada; não foi em declaração do presidente da Federação da Ucrânia, além de não ter havido negociação envolvendo cifras.

Mais: a matéria informa que o acordo sobre o amistoso não aconteceu “por conta" do vexame brasileiro na Copa. Os contatos sobre o amistoso, como já foi registrado, foram encerrados no dia 29 de junho de 2014, portanto, antes do "vexame brasileiro na Copa do Mundo".

Por fim, cabe a CBF lamentar a publicação de tais matérias que não correspondem à verdade, sem a devida checagem. Cabe também reafirmar que a entidade se põe à disposição dos órgãos de imprensa para esclarecer, se acionada anteriormente, toda informação que for publicada.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet