Notícias / Copa 2014

30/10/2013 - 11:40

COL fecha catálogo e Cuiabá não terá nenhum Centro de Treinamento na Copa 2014

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

COL fecha catálogo e Cuiabá não terá nenhum Centro de Treinamento na Copa 2014
Conforme o Olhar Copa havia antecipado em 5 de maio deste ano, Cuiabá não contará com nenhum Centro de Treinamento de Seleções durante o Mundial 2014. O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 apresentou a última versão do catálogo de centros de treinamento que serão utilizados pelas seleções classificadas. O caderno contém 83 opções, e as 32 delegações que vão participar do Mundial terão até dia 30 de janeiro para optarem por um dos conjuntos, formados por um campo de treino e um hotel ou alojamento correspondentes. Restou a Cuiabá, apenas dois COT's (Centro Oficial de Treinamento), para utilização das seleções em trânsito, durante os jogos. Apenas Brasília, na região Centro-Oeste, entrou no catálogo.

Leia mais:
Mato Grosso não terá CT de Seleções no Mundial 2014
Fifa visita CT da Arena do Grêmio e avalia gramado de olho na Copa 2014

Houve poucas novidades no complemento do catálogo. Em relação à versão apresentada em agosto, foram 16 novos pareamentos incluídos no caderno. O evento de apresentação ocorreu no CT do São Paulo, um dos conjuntos recentes, e que deverá ser utilizado pelos Estados Unidos da Copa. Os demais locais inseridos na última lista se espalham por sete estados: Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Algumas seleções já anunciaram suas escolhas, caso da Argentina, que optou pela Cidade do Galo, do Atlético-MG, em Belo Horizonte.

De acordo com Frederico Nantes, membro do COL, "a Cidade do Galo só entrou nessa versão. Então, oficialmente a Argentina só poderá fazer sua opção amanhã, num sistema gerenciado pela Fifa, quando essa versão do caderno for disponibilizada". A grande maioria, porém, só irá se posicionar após o sorteio dos grupos, que vai ser realizado no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, e vai determinar datas e horários dos jogos de cada equipe.

O primeiro prazo determinado para que as seleções apontem uma opção é o dia 18 de dezembro. O fim de janeiro é o limite. O COL imagina que as delegações chegarão ao Brasil no início de junho. A Fifa estipula um período mínimo de cinco dias antes da estreia de cada seleção no Mundial. Foram 403 CTS (Centros de Treinamento de Seleções) inscritos nas quatro janelas abertas. A estimativa inicial era chegar à última versão com 63, mas o COL resolveu ampliar o número para 83. São 17 estados representados.

Quatro CTs chegaram a ser relacionados relacionados pela Fifa da região Centro-Oeste, dos quais, três em Goiânia: Blue Tree Towers Goiânia, Castro’s Park Hotel e Mercure Goiânia. O Manhattan Plaza foi o escolhido do Distrito Federal. Campo Grande inscreveu dois locais, sendo o Centro de Convivência Vovó Ziza e o hotel Grand Park, na Afonso Pena, indicado pelo comitê da Capital para hospedar a seleção.

No total, 24 estados se inscreveram para CTs. São eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

COT's - Restou a Mato Grosso apenas a liberação de dois centros oficiais de treinamento (COT) para receber as seleções quando essas estiverem em trânsito durante os jogos da Copa do Mundo. Esses COT's são os da Barra do Pari, em Várzea Grande e UFMT, em Cuiabá.

Dessa forma, as seleções participantes do Mundial 2014 só deverão chegar a Cuiabá dois dias antes dos jogos. A decisão do COL não surpreende o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, que já sabia da exclusão de Mato Grosso desde o anúncio do primeiro catálogo, em maio deste ano. O Estado chegou a indicar Barra do Garças com um CT, mas a opção foi rejeitada.

Veja os CTs aprovados abaixo

As cidades paulistas que abrigam CTS para a Copa do Mundo de 2014, são as seguintes:

Águas de Lindóia
Araraquara
Atibaia
Barueri
Bragança Paulista
Campinas
Cotia
Guarujá
Guarulhos
Itu
Jaguariuna
Mogi das Cruzes
Piracicaba
Porto Feliz
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba

As cidades de Barueri, Bragança Paulista, Campinas, Itu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e Sorocaba tiveram dois centros de treinamento aprovados

- São Luis (MA): Hotel Pestana São Luis e Complexo Esportivo Governador João Castelo (Castelão)

Região Centro-Oeste:
- Brasília (DF): Manhattan Plaza e Vila Olímpica Corpo de Bombeiros

Região Sul:
- Londrina (PR): Hotel Comfort Suítes Londrina e CT SM Sports
- Gramado (RS): Hotel Alpestre e CT Vila Olímpica Várzea Grande
-Novo Hamburgo (RS): Swan Tower Novo Hamburgo e Estádio do Vale
- Florianópolis (SC): Sofitel Florianópolis e Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada)
- Florianópolis (SC): Il Campanário Vilaggio Resort e Jurerê Sports Center

Região Sudeste:
- Belo Horizonte (MG): San Diego Suítes Pampulha e Toca da Raposa II
- Belo Horizonte (MG) :Cidade do Galo
- Macaé (RJ): Comfort Suítes Macaé e Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão)
- Rio de Janeiro (RJ): Caesar Park, Ipanema e Estádio da Gávea José Padilha
- Piracicaba (SP): Arco Hotel Premium Piracicaba e Estádio Municipal Barão da Serra Negra
- Atibaia (SP): Bourbon Atibaia Spa Resort e Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort
- Campinas (SP): Vitória Hotel Concept Campinas e Estádio Brinco de Ouro da Princesa
- Campinas (SP:) The Palms Hotel e Estádio Moisés Lucarelli
- Itatiba (SP) e Bragança Paulista (SP): Villa D´angelo Resort Hotel (em Itatiba) e Colégio AZ Bilingue (em Bragança Paulista)
- Guarulhos (SP) e São Paulo (SP): Caesar Park & Business Int´l Airport (em Guarulhos ) e CT Joaquim Grava (São Paulo). Com informações do Globo Esporte

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet