Notícias / Copa 2014

07/04/2014 - 16:42

COT da UFMT começa a receber plantio de gramado; veja fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

COT da UFMT começa a receber plantio de gramado;  veja fotos
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou através da assessoria de imprensa que está em andamento o plantio do gramado no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Gross (UFMT). O local, que é uma das exigências da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, receberá o treinamento das seleções que jogarão em Cuiabá pelo Mundial de 2014, em junho.

Veja mais:
Após denúncias e paralisação, SRTE vai vistoriar obra do COT UFMT; fotos
Situação do COT ainda é uma incógnita; resta muito trabalho

Para não ter problemas de adaptação, o gramado do COT será idêntico ao da Arena Pantanal, palco onde as seleções se apresentarão pela competição. Porém, apenas um detalhe é diferente. Ele será fixado de uma maneira diferente no solo.

A grama será distribuída no terreno na forma de rolo e não de muda, como ocorreu na Arena. A diferença é a redução do tempo hábil para o crescimento, que passa a ser em média de 20 a 30 dias. Um dos motivos pode ser o curto prazo que o governo tem para entregar a obra, que é essencial para as equipes e para o Mundial de 2014.

Os preparativos do terreno para receber a grama da espécie Bermuda, a mesma escolhida para o campo da Arena Pantanal, da variedade Celebration, com grande resistência ao pisoteio, crescimento rápido e com aceitação moderada de sombra, de acordo com as características climáticas do Centro-Oeste brasileiro, foram acompanhados por técnicos da World Sports, empresa responsável pelo plantio do gramado.

Antes do plantio foram feitas as seguintes etapas: terraplenagem, drenagem, abertura de valas, colocação de brita, da manta geotêxtil, do tubo perfurado em PEAD para drenagem, lançamento da irrigação, nivelamento a laser e o topsoil.

Após o plantio da grama começará o grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário. Essa fase se estende até que a grama esteja completamente apta para a bola rolar no campo de futebol. Vale lembrar que o COT da UFMT custará R$ 17 milhões.

Leia outras notícias do Mundial de 2014 no Olhar Copa
por Thiago, em 09/04/2014 às 10:29
Daiane, realmente, poucos tem conhecimento de causa para afirmar categoricamente que a obra está parada, mas o fato é que já devia estar pronta, aliás, nesse andar do campeonato, tudo já era para estar pronto, só dando os últimos retoques e/ou corrigindo eventuais falhas. Esse COT da UFMT ainda tem um porém, infelizmente isso deve alagar pois o nível da cota terraplanagem é mais baixo do que o do barbado.
por Leandro Lopes, em 08/04/2014 às 14:13
Gente..e a Estrada da Guarita, a Mário Andraza, a Trincheira do Aeroporto (FEB) o viaduto da Ponte Nova / Cristo rei, a Trincheira Sta rosa, a Cot Pari, Corrego Barbado, viiixxiii ...é tanta coisa que NÃO vai ficar pronta que não cabe aqui....Vai ser uma vergonha pra Cuiabá... e o povo e a imprensa...ta fazendo o que??? ACORDA GENTE !!!! VAMO PRA RUA!!!!
por Daiane, em 08/04/2014 às 10:11
Bom dia Ricardo. A pergunta na verdade é "Você conhece a obra?" A avenida Parque-Barbado fica localizada ao lado do COT, e o acesso não será por essa avenida e sim pela própria UFMT, através de 3 acessos. E outra, é fácil dizer que está tudo parado na obra quando a única visão que tem dela é dos fundos e pelo que a imprensa mostra, que não chega nem a 25% do que é a obra. Se não tivesse acesso a obra como diz, como seria feita a entrega de materiais, entrada de máquinas e funcionários? Voando? Helicóptero? Paraquedas? De barquinho pelo córrego? Seria bom se informar antes de criticar.
por sizer, em 08/04/2014 às 08:16
Caro Ricardo, a palavrinha mágica para a solução do problema chama-se aditivo.Um santo remédio para os parceiros.
por Ricardo, em 07/04/2014 às 19:21
a pergunta é como vao chegar la, se ate agora não acabaram a avenida do barbado, e esta tudo parado na obra!!!
Sitevip Internet