Notícias / Oportunidades

27/05/2013 - 12:02

Campanha para atrair voluntários em Mato Grosso começa no próximo mês

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

O diretor de Assuntos Interinstitucionais da Secopa, Bonilha Filho (detalhe), conclama a atenção de interessados em ser voluntários na Copa 2014

O diretor de Assuntos Interinstitucionais da Secopa, Bonilha Filho (detalhe), conclama a atenção de interessados em ser voluntários na Copa 2014

Ainda no mês de junho, durante a Copa das Confederações terá início em Mato Grosso, uma campanha na mídia, visando atrair voluntários para trabalhar na Copa do Mundo de 2014. A informação foi prestada pelo diretor de Assuntos Interinstitucionais da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Agripino Bonilha Filho, que ficou encarregado de atuar na questão do voluntariado para o Mundial em Cuiabá e Várzea Grande.

Arena Pantanal se aproxima dos 70% de conclusão; cobertura deve ser instalada em junho
Aldo Rebelo faz apelo para ter mais voluntários na Copa

Ao assegurar que ainda durante a Copa das Confederações será disparada campanha na TV e em jornais, Bonilha Filho informa que a partir de agosto a inscrições para voluntários poderão ser feitas através de um site do Governo Federal. A campanha que visa atrair interessados em vários segmentos da sociedade, desde as universidades, até igrejas, tem como objetivo somar entre 1.000 e 1.200 candidatos para atuar em Cuiabá e Várzea Grande durante a Copa. A escolha dos voluntários ficará a cargo do Governo Federal. A seleção de voluntários bilíngües já teria sido feita pela própria Fifa que deve buscar os intérpretes em países classificados para a Copa.

“Candidatos de Cuiabá, Várzea Grande, interior e até outros estados poderão ser selecionados para atuar em Mato Grosso em várias funções. As inscrições são livres para qualquer cidadão, inclusive de outros países como os da Europa. Desde que se enquadrem nos perfis, poderão ser treinados e preparados para atuar”, disse Bonilha, adiantando que o treinamento ocorrerá de forma on line (internet) e presencial, pelo menos duas vezes por semana.

De acordo com Bonilha, as inscrições são ilimitadas, mas haverá um limite de selecionados. “No caso de Mato Grosso, haverá preferência para a atuação dentro do próprio Estado observando a categoria. Por exemplo, se for ‘especialista’ ou ‘generalista’. No caso, o especialista é um candidato que fale pelo menos dois idiomas”, ressalta Bonilha, advertindo que haverão critérios de seleção rigorosos, devendo haver verificação pela área de segurança, considerando que o voluntário escolhido terá acesso a locais especiais e por isso, deverá oferecer credibilidade. “Então, os candidatos tem que ter ficha limpa, por uma norma da Fifa que não aceita voluntários com passagens pela polícia”, acrescenta.

Bonilha Filho enumera alguns direitos dos voluntários, que não receberão para prestar serviços durante a Copa: “Haverá uma ajuda de custa para transporte e alimentação. Eles também receberão credenciamento para trabalhar nos estádios e receberão uma condecoração da Fifa. Todos terão seguro de vida enquanto durar o evento”.

A Secopa pretende selecionar rapidamente uma equipe para se preparar com a folga de um ano. “Já estamos montando um sistema de controle, com pessoas experientes e especialistas altamente preparados”, conta Bonilha, informando que uma equipe de Mato Grosso viajou a Minas Gerais para acompanhar a preparação de voluntários para a Copa das Confederações em Belo Horizonte. Um grupo deverá fazer o acompanhamento durante a competição e pontuar aspectos fundamentais para o treinamento que haverá em Mato Grosso.

Ao revelar que apresentou ao Comitê Organizador Local (COL) e à Fifa proposta de um trabalho de preparação dos voluntários com até dois anos de antecedência, Bonilha acredita que com um ano para preparação ‘ainda será possível fazer um bom treinamento’. Segundo ele, a Secopa está estruturada para capacitar essas pessoas para atuação em um grande evento, do nível de Copa do Mundo.

Os candidatos interessados em ser voluntários na Copa do Mundo tanto em Cuiabá como em qualquer cidade-sede do evento, devem ficar atentos à campanha que terá início em breve. “Logo haverá essa chamada. Quem for um cidadão interessado nessa causa tão nobre e tenha um tempo em prol do evento, está convidado a fazer a inscrição e a somar com esse batalhão verde e amarelo nessa festa do esporte que será, sem dúvida nenhuma, muito bonita e histórica para o nosso país”, complementa Bonilha.

Apelo do ministro

No mês passado, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, apelou para empresários para que o Brasil possa disponibilizar voluntários para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. "Nós queremos ter 1 milhão de voluntários apenas na Copa", disse o ministro. "Se cada empresa puder mobilizar seus funcionários e colaboradores para pelo menos uma hora de voluntariado, no sábado, no domingo ou em dia de jogo, já será uma contribuição importante."

O governo federal fez uma seleção prévia de cerca de sete mil voluntários para a Copa das Confederações, competição que acontecerá de 15 a 30 de junho. E abrirá no segundo semestre a inscrição para quem quiser atuar na Copa do Mundo de 2014. Enquanto isso, a Fifa também tem um programa próprio de voluntariado para os dois eventos.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet