Notícias / VLT

08/11/2013 - 07:38

Carro do VLT é apresentado na Praça das Bandeiras

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Trem do VLT que será exibido à população de Cuiabá e Várzea Grande hoje

Trem do VLT que será exibido à população de Cuiabá e Várzea Grande hoje

Em uma apresentação com cara de ‘desfile’, a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fabricada na Espanha foi exibida na manhã desta sexta-feira (8) para Cuiabá e Várzea Grande. Transportado em carretas especiais, o trem, desmembrado em três partes, segue do Porto Seco (Distrito Industrial), até o pátio do Centro de Manutenção de Várzea Grande, onde será submetido a testes e ficará acomodado nos primeiros 50 metros de trilhos já instalados. Antes disso, ficou em exposição por meia hora na Praça das Bandeiras, na avenida do CPA..

Leia mais:
Silval Barbosa vistoria chegada a Cuiabá dos primeiros vagões do VLT e prevê tarifa de R$ 2,70
Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá, mas exibição ao público só deve ocorrer amanhã

A composição do VLT e a comitiva de batedores atravessaram importantes avenidas de Cuiabá. A agenda com a apresentação do trem pelas vias da capital foi definida nesta quinta-feira após análise do trajeto por agentes de trânsito da SMTU e da equipe de técnicos do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. A intenção é evitar problemas com horários de pico, áreas congestionadas e vias estreitas para a travessia das carretas.

O primeiro VLT chegou a Cuiabá na manhã da última quarta-feira (6), procedente do Porto de Santos. Após a liberação, a composição, foi colocada em três carretas especiais para percorrer 1.800 quilômetros até Cuiabá, com uma velocidade de 40 quilômetros por hora e tráfego apenas durante o dia. Assim, a viagem durou quatro dias até a parada para o processo aduaneiro no Porto Seco. A liberação poderia ocorrer ainda nesta quarta-feira, mas o Governo optou por não autorizar o transporte em um horário crítico para o trânsito.

Por volta das 6h30 de hoje, teve início a jornada de transporte do trem saindo do Distrito Industrial de Cuiabá com direção ao Centro de Manutenção de Várzea Grande através das vias principais das duas cidades.

Na Praça das Bandeiras, a equipe responsável pela logística de transporte (Mac Logístic) esteve à disposição da imprensa para falar sobre o VLT e seu transporte do porto de Bilbao, na Espanha ao porto de Santos e depois de São Paulo até Cuiabá.

Após a chegada no Centro de Manutenção, o trem será submetido aos primeiros testes, entre eles o de comunicação, iluminação, passagem de energia, ar-condicionado, aceleração e frenagem.

O secretário Maurício Guimarães ressaltou a importância do VLT para os usuários do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, exaltando o governador: A composição que desembarcou em Cuiabá é resultado de um trabalho árduo e desenvolvido com autoridade pelo governador Silval Barbosa. Dessa forma, estamos implantando o que há de mais moderno em transporte público no mundo na atualidade. Esta é uma grande conquista para toda a população mato-grossense que precisa de transporte de qualidade e eficiência”.

Guimarães lembrou que ao todo, 25 composições das 40 adquiridas estão prontas para transporte na região do porto de Bilbao, na Espanha. Ele informou ainda que os próximos vagões do VLT deverão desembarcar no Brasil na primeira quinzena de dezembro, quando o Centro de Manutenção já deverá contar com mais de dois quilômetros de trilhos para treinamento dos profissionais.

O sistema

O VLT será implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente Coronel Duarte - Prainha - e XV de Novembro na Capital e FEB, João Ponce de Arruda, na cidade vizinha), totalizando 22 km de extensão.

Na rota dos trens, estão previstas obras especiais como trincheiras, viadutos e pontes, além da reestruturação da cobertura do córrego da Prainha. Serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de uma estação diferenciada no Porto, onde também poderá ser feita a integração com o transporte coletivo (ônibus).

Cada trem tem capacidade para transportar até 400 passageiros (por veículo), sendo 72 sentados. Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; redução da emissão de gases

Logística 

A MAC Logistic, empresa especializada em logística integrada e carga projeto com 28 anos de mercado, foi a escolhida para a realização do projeto logístico do transporte de 40 composições do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) de Cuiabá. Principal obra de mobilidade urbana para a Copa de 2014 em Cuiabá, o VLT, o primeiro da América Latina, ligará o centro da cidade ao aeroporto.

O consórcio responsável pela obra, o VLT Cuiabá, adquiriu as composições da empresa espanhola CAF, que contratou a MAC Logistic para o desenho do projeto logístico e realização do transporte da fábrica em Bilbao até o pátio de operações em Cuiabá (door to door). A escolha da MAC Logistic foi realizada através de uma concorrência que reuniu 22 operadores logísticos nacionais e internacionais.

Segundo o CEO da MAC Logistic, Everaldo Barros, "nos destacamos da concorrência por apresentar um projeto de logística integrada consistente e com uma solução inovadora para o desembarque e transposição dos VLTs". A MAC Logistic também se destacou por sua experiência prévia. A empresa foi responsável pelo projeto logístico do transporte dos vagões de trens na Colômbia.

O transporte dos VLTs (compostos por três vagões cada) apresenta dois desafios principais: severas restrições de içamento e maior fragilidade das composições (feitas de ligas leves de alumínio). A solução encontrada pela MAC para atender a essas especificações foi desenvolver um sistema de plataformas com trilhos que se comunicam umas as outras sem necessidade de içamento.

Foram adaptadas com trilhos duas plataformas - um Mafi, espécie de container, e uma rampa rebaixada de caminhão - e construída uma mesa de transferência (também com trilhos). Para o desembarque final em Cuiabá, foi desenvolvida uma rampa de descarga com 43 m com trilhos. "Esta última parte foi especialmente desafiadora, pois os VLTs não podem passar por ângulos muito grandes. Por isso, a descida precisou ser bastante suave", disse Everaldo.

Os modais usados no projeto foram o rodoviário e o marítimo. O porto de desembarque é o de Santos, a partir do qual os VLTs seguem via caminhões até o destino final. "Serão 1800 km, percorridos em cerca de 10 dias. A velocidade é limitada a 40 km/h para garantir a integridade da carga", disse Everaldo.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Marcelo Junior de Almeida, em 09/11/2013 às 21:04
Onde ficaram esses trilhos?
por Marcella, em 08/11/2013 às 19:02
Parabéns a todos envolvidos na logistica! Realmente o trabalho esta sendo grande e a cidade ganhará muito!
por mariana santos, em 08/11/2013 às 14:07
Quero andar nesse negócio. Parece muito bom, perto dos ônibus velhos, quentes e lotados que eu ando.
por ROSILENE SOARES DA SILVA, em 08/11/2013 às 13:23
palhaçada
por luiz leandro, em 08/11/2013 às 12:43
ENQUANTO ISSO E NO PRONTO SOCORRO...... NAS RODOVIAS QUE CORTAM O ESTADO....
por Pau Rodado, em 08/11/2013 às 11:59
Desfilar em cima de caminhões é fácil... quero ver é por o bicho pra rodar em todas as linhas. só em 2016 e olhem lá
por zinho, em 08/11/2013 às 09:59
Quero ver ser apresentado nos trilhos, para um percurso imenso que vai do AEROPORTO para o PORTO. Isto é se realmente vai acontecer.
por joao concho, em 08/11/2013 às 09:53
Eu vi, cara. Acabaram-se nossos trezentos anos de solidão. To feliz mesmo. Ueba! Quero Cuiabá padrão Fifa.
por lucas, em 08/11/2013 às 08:41
eles perceberam o quanto estão sendo ridiculo com esta estreia do VLT,, choveram criticas e piadas, eles decidiram em não se expor.
Sitevip Internet