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28/07/2014 - 15:06

Com 1.100 operários, Consórcio VLT corre para entregar obra até o fim do ano

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Com 1.100 operários, Consórcio VLT corre para entregar obra até o fim do ano
O Consórcio VLT continua correndo para concluir as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará diversos trechos de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com a assessoria de imprensa do Consórcio, atualmente a empresa conta com 1.100 operários que estão distribuídos em diversos pontos das duas cidades. Enquanto os serviços não são finalizados, os trens seguem parados.

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Em resposta aos questionamentos da reportagem do Olhar Copa, a assessoria de imprensa do Consórcio VLT afirmou que: “As obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão sendo executadas em diferentes pontos entre Cuiabá e Várzea Grande. Entre eles estão os trabalhos relacionados às edificações no Centro de Manutenções e Centro Administrativo e Operacional (CM/CAO), a implantação da via permanente nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB e a drenagem na avenida da FEB, em Várzea Grande”.

Já em Cuiabá, o consórcio diz que: “são executadas atividades de acabamento na ponte Júlio Muller, assim como no viaduto da UFMT com execução de meio-fio, sarjeta e calçada; no viaduto MT-040 com a finalização da drenagem e continuidade da pavimentação da rotatória. Outras frentes de obras são as estações do VLT, em Várzea Grande, e as subestações de energia, nas duas cidades”.


 Obras do novo modal ainda estão longe de ficarem iguais ao projeto (Foto: Divulgação)

A empresa responsável adianta ainda que estão sendo programadas atividades relacionadas às próximas etapas das obras da Trincheira Luis Felipe, do Viaduto Miguel Sutil, da Trincheira Trigo de Loureiro, sobreposição e via permanente na Prainha, FEB, entre outras. A empresa conta atualmente com 1.100 operários. Porém, no ápice da construção, o número chegou a 2.500 trabalhadores.

Previsão – Conforme foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na semana passada, o prazo para a conclusão da execução das obras da implantação do novo modal é dezembro de 2014. Porém, a vigência contratual seguirá até março de 2015. As estimativas apontam que aproximadamente R$ 1,5 bilhão deve ser gasto neste empreendimento.

Trens – Vale lembrar que todos os trens do novo modal já estão no Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande, desde o dia 21 de junho deste ano. Lá as composições passam por manutenções programadas, além de testes mecânicos e eletrônicos, obedecendo aos procedimentos descritos nos manuais de instrução.

Questionado pela reportagem do Olhar Copa sobre a situação das composições, o Consórcio VLT respondeu que: “A fabricante garante que os trens não sofrem prejuízo quanto à exposição a intempéries. Isso porque foram projetados para suportar as mais variadas condições climáticas como sol, chuva, ventos, raios, poeira, frio, entre outros, por um período de 30 anos”.

A Obra - No total, serão 22 km divididos em duas linhas do VLT. A primeira ligará o Aeroporto até o CPA (Centro Político Administrativo), enquanto a outra conectará o Coxipó ao Centro da capital mato-grossense. O projeto inicial previa a entrega do novo modal em março deste ano, antes da Copa do Mundo de 2014. Porém, isso não aconteceu e as obras ainda não estão perto do fim.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que se o ritmo atual se mantiver, não existe nenhuma chance do novo modal ser implantado até dezembro de 2014, como planeja o governo do Estado. Porém, há uma possibilidade que pelo menos um dos trechos já esteja operando. “É improvável que o VLT fique pronto até o primeiro semestre do ano que vem (2015)”, relatou o conselheiro substituto e relator da Secopa, João Batista Camargo.

O último relatório do TCE também mostrou que segundo as medições realizadas, 65% de toda a obra está concluída, porém, estes números incluem os vagões que já estão na cidade. Se eles forem excluídos e verificar-se apenas a parte estrutural das construções, este número cai para 48%.O documento foi divulgado no dia 1º de julho.

Atualizada ás 14h12 do dia 29/07/2014

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por anderson, em 31/07/2014 às 11:20
Acho que a mídia devia fazer uma reportagem investigativa de fato. Não fica colocando dados que são passados por terceiros e muitas vez falsos. Nos Cuiabanos que estamos sofrendo e sendo enganado pelo governo e empreitaras aos mesmo a impressa deve nos mostrar a verdade. As obras não terminará este ano e olhe lá ano que vem.
por Sergio Oliveira Kiesque, em 30/07/2014 às 21:49
Trabalhei no consórcio vlt e garanto, tem no máximo 300 operários trabalhando em todas as frentes do vlt, e outra, o vlt completo não sai antes de 2016.....
por Europeia, em 30/07/2014 às 11:03
Essa Pais é uma droga mesmo, se orgulha pelas urnas eletrônicas que em poucas horas se tem um resultado de eleições se tem varias Leis para candidatos com Ficha Suja e tem um Candidato ao Governo do Estado com mais de 100 processos por "N" fatores, "N" que são Nepotismo, desvios de verbas publicas em benefícios próprios, favorecimentos uso da maquina do governo, aproprio em devido e se Lança Candidatura ao Governo do Estado. E tem um bando de puxa saco apoiando querendo uma pedacinho do bolo, IDIOTAS vocês não terão nem o dedo sujo para lamber. É fazer o que cada uma tem o Mestre que deseja. Esse é o Brasil orgulhos de muitos desgosto para muitos mais ainda. Aos que ficam só lamento e aos que estão indo boa viagem e vocês fizeram uma Ótimas escolha. Rsrsr Adios ermanos.
por FABIANO CANDIDO DE LIMA, em 30/07/2014 às 10:56
Pessoal e apenas dinheiro o que importa e felicidade de viver enquanto os cidadão venderem seu votos por 20 ou 30 reais isso nunca vai mudar, agente planta a semente para colher o fruto e os político colhe safra kkkkkkkk
por Carlos Nunes, em 30/07/2014 às 10:43
Ih! será que ANTES DAS ELEIÇÕES a gente ainda não fica sabendo...Quanto É só O SEGURO do VLT? E em quanto ficará a CONTA DE LUZ? A gente liga o chuveiro elétrico e a conta de luz vai lá em cima...imagine as composições do VLT, cada uma medindo 44 metros...de lá prá cá...24 horas...tudo movido a essa energia. Na certa a rede Cemat vai encher os bolsos até fofar. E a construção de MAIS DE 40 ESTAÇÕES do VLT, com toda infraestrutura. Quanto custará? Quanto ficará pronta? E a turma não consegue nem manter uns pontinhos de ônibus...baratinhos, baratinhos. Além do custo na construção...o que vai pegar verba é a tal manutenção.
por Gean, em 30/07/2014 às 10:43
Mais uma das imensas mentiras deste DesGoverno e desta SECOPA, onde tem 1.100 homens trabalhando, porque o Olhar Direto não vai num horário da semana e tira várias fotos mostrando quantos homens e quais locais estão trabalhando e os vários pontos que não tem uma máquina e um homem trabalhando, mas está com tapumes e atrapalhando o trânsito como sempre, isso é muito vergonhoso para um péssimo Governo, e ainda querem este Lúdio junto com o Silval voltarem ao Governo, acordem, saibam votar, não aprendem com a incompetência generalizada!!!
por THIAGO, em 29/07/2014 às 17:37
RIVA ESTÁ A 23 ANOS NO PODER E O QUE FEZ, FAVORECIMENTOS PARA UNS EM TROCA DE VOTO (PREFEITOS - NÃO POVO). ONDE ESTA ESTES HOMENS..É GENTE HEIN
por Nirley, em 29/07/2014 às 13:04
Você tem noção do que significa 1.100 homens trabalhando? Todos os dias? Será que consegue imaginar? Ora, por favor...
por pedro carpaxo, em 29/07/2014 às 12:18
o OLHAR DIRETO SERA QUE FOI VER OS 1000 FUNCIONARIOS QUE ESTÃO TRABALHANDO, DEVE TER SIDO NO CHUTOMETRO OU É UM ANUNCIO PAGO PRA MENTIR QUE TEM 1000 FUNCIONARIOS TRABALAHNDO ((( Nota da Redação: O número de funcionários foi informado pelo Consórcio VLT )))
por Roberta, em 29/07/2014 às 10:59
PEDRO CARPAXO: Voce não leu direito... 65% das Medições (creio, pagas). Agora deixa eu entender... se é 65% de obra física....iiiiiih, vou ter que voltar pro colégio, ou minha calculadora está com defeito....
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