Notícias / Brasil

20/05/2014 - 10:23

Com obra atrasada, aeroporto de MT corre risco de não passar pelo teste da Copa, aponta Fitch

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Com obra atrasada, aeroporto de MT corre risco de não passar pelo teste da Copa, aponta Fitch
A considerar a análise da agência de classificação de risco Fitch, as obras do aeroporto de Cuiabá são as mais preocupantes da Copa do Mundo, faltando apenas 23 dias da abertura do evento. De acordo com a agência, em seu comunicado emitido nesta segunda-feira (19), os aeroportos brasileiros devem acomodar o tráfego extra de passageiros que será gerado pela Copa sem problemas, mas o grande ‘desafio’ é Cuiabá, a segunda cidade-sede mais procurada por turistas estrangeiros.

Leia mais:
Não haverá problema do aeroporto de Cuiabá para a Copa, garante presidente da Infraero
Dilma garante aeroportos preparados para a Copa: "Poeira está diminuindo"

A Fitch enumerou três terminais, onde inclui Cuiabá, como preocupante às vésperas do Mundial. Segundo a agência, os aeroportos de Cuiabá (palco de quatro jogos), Fortaleza (seis jogos) e Confins (seis jogos) "apresentam os mais significativos riscos de atrasos no término de obras até a Copa do Mundo". Destas, a capital mato-grossense é a sede que apresenta a situação "mais desafiadora", com apenas 75% das obras programadas concluídas.

O Governo do Estado anunciou para o final deste mês, a inauguração simbólica do aeroporto em uma solenidade com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. A reforma do setor que hoje atende embarque e desembarque foi agendado para depois da Copa do Mundo, como uma medida para minimizar os transtornos durante o Mundial.

A Fitch também também alertou que as redes urbanas de transporte público não têm infraestrutura de conexão adequada com os aeroportos e que para acomodar o fluxo de turistas durante os dias de jogos, "cidades como Rio de Janeiro declararam feriados".

O caso do Rio é emblemático. "Apesar da decretação de feriado reduzir o tráfego significativamente, é improvável que a medida atenda completamente as necessidades de capacidade". Segundo a Fitch, o Rio de Janeiro receberá 544 mil visitantes e São Paulo receberá cerca de 390 mil.

Proporcionalmente, Cuiabá preocupa mais por ser a segunda sede mais procurada por estrangeiros para a Copa, ficando atrás somente de Natal. São esperados mais de 70 mil turistas no mês de junho. Os australianos, japoneses, colombianos e chilenos são os que trarão os maiores grupos de torcedores. Por conta dessa demanda, o terminal receberá um fluxo de turistas recorde durante a Copa, o que deixa em alerta as autoridades locais.

Como estão as obras no aeroporto - A obra segue na fase de acabamento. De forma simultânea prossegue a execução do acabamento na área interna do novo terminal de passageiros com a instalação de janelas de alumíneo, venezianas, louças nos sanitários, vidraças, o assentamento de pisos de granito, de pastilhas de cerâmica nos reservatórios de água, do pavimento intertravado na área do estacionamento e o calçamento em frente ao terminal. Os equipamentos para a rede de energia já estão no local.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet