Notícias / Copa 2014

08/05/2014 - 15:47

Com obra inacabada, Dilma inaugura a Arena da Baixada nesta sexta-feira

Globo Esporte

 A Arena da Baixada, casa do Atlético-PR e um dos 12 palcos da Copa do Mundo de 2014, será inaugurada com a presença da presidente Dilma nesta sexta-feira. A cerimônia está prevista para 10h da manhã (horário de Brasília).

O local, porém, ainda não está 100% pronto. Dilma vai encontrar um estádio com cerca de 10 mil cadeiras ainda por instalar, a Rua Buenos Aires (principal acesso da torcida) em obras e a construção do prédio da imprensa ainda no início.

A presidente também poderá ver a Praça Afonso Botelho com a infraestrutura pronta, mas ainda sem os estandes de patrocinadores e as catracas. Em visita à Arena da Baixada no último dia 22, o próprio secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, dizia que "faltava muito" para o estádio ficar pronto. Apesar do panorama, a expectativa, segundo o secretário municipal da Copa do Mundo em Curitiba, Reginaldo Cordeiro, é que todas as obras fiquem prontas até o final de maio:

- Para as obras no entorno, há um investimento que ficará como legado após o município de 11 milhões e 800 (mil reais). Ele compreende a recuperação de pistas de rolamento, de calçadas, acessibilidade, iluminação e paisagismo. Tudo isso fica pronto até 30 de maio. A Praça Afonso Botelho, que servirá de recepção principal para o evento, está concluída na parte de infra - falou o secretário municipal em entrevista à RPC TV (afiliada da Rede Globo no Paraná).

Enquanto algumas obras, principalmente no entorno do estádio, preocupam, várias outras já estão concluídas. É o caso dos vestiários, dos bancos de reservas, dos telões, do gramado e dos gols. Essas instalações, inclusive, passaram no teste durante o jogo-treino entre Atlético-PR e JMalucelli, no último dia 29 de março, no primeiro evento no estádio desde o final de 2011. Além disso, a Arena já tem mais de 30 mil cadeiras, e, segundo a empresa responsável, as outras cerca de 13 mil já estão no local, prontas para serem instaladas pelos operários.

Além do jogo-treino contra o Jotinha, o Atlético-PR fará pelo menos mais um teste na Arena da Baixada antes da Copa do Mundo: o clube recebe o Corinthians no próximo dia 14, quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília). Essa atividade, diferente da partida do final de março, será um evento oficial da Fifa. Os sócios do Furacão terão acesso sem a necessidade de habilitar seus smarts cards. Outros torcedores poderão comprar ingressos pelo valor de R$ 150 - o clube vai divulgar, nos próximos dias, detalhes sobre a venda.

A Arena da Baixada será entregue à Fifa no dia 22 de maio. O estádio do Atlético-PR vai receber quatro jogos da Copa, todos pela primeira fase da competição. O primeiro será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho. Os outros serão Honduras x Equador (dia 20), Austrália x Espanha (dia 23) e Argélia x Rússia (dia 26).

Risco de apagão? Mario Celso Cunha garante que não

Um relatório publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em abril apontava que Curitiba era, junto com Manaus e Porto Alegre, uma das cidades com risco de sofrer apagão durante a Copa do Mundo. O coordenador dos assuntos da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha, porém, confia que isso não ocorrerá:

- Posso garantir que, em termos de energia elétrica do estádio e de locais turísticos, não teremos risco nenhum porque a Copel tem todo o planejamento pronto para ser executado, já está em andamento e já fizemos testes. Só para a área da Arena, existem duas subestações com duas entradas e duas saídas. Então, risco zero de queda de energia - falou para a RPC TV.

Atlético-PR contrata terceirizada por internet

Outra preocupação, além da energia elétrica, refere-se à internet na Arena da Baixada. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, os espectadores deverão enfrentar problemas para utilizar a internet em seus celulares em pelo menos seis dos 12 estádios do Mundial. A Arena da Baixada é um deles. O secretário municipal da Copa do Mundo em Curitiba, Reginaldo Cordeiro, diz que uma empresa terceirizada, contratada pelo Atlético-PR, será responsável pelo wifi dentro do estádio:

- O wifi ficou por conta do Atlético Paranaense, que contratou uma terceirizada e que será responsável pelo wifi dentro do estádio. Segundo o clube, os portadores dos ingressos terão condições de acessar o wifi, sim - explicou o secretário.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet