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25/03/2014 - 16:35

Com prazo estourado, só agora primeira estação do VLT começa a ser construída; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Divulgação/Consórcio VLT

Com prazo estourado, só agora primeira estação do VLT começa a ser construída;  fotos
Com o prazo inicial estourado, só agora começou a construção da primeira estação de embarque e desembarque do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Várzea Grande. O novo modal que estava previsto para ser entregue antes da Copa do Mundo, só ficará pronto para uso em 2015, cerca de seis meses após o Mundial de 2014.

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Quando prontas, as duas linhas irão interligar pontos considerados importantes de Cuiabá e Várzea Grande e devem trazer melhorias para o transporte público das duas cidades. A estação do aeroporto é a primeira das 33 que serão construídas nos dois eixos do VLT.

A linha 1 (Aeroporto-CPA) terá 22 estações, já na linha 2 (Centro-Coxipó) serão 11. A primeira estação do novo modal será construída em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao viaduto ferroviário do Aeroporto.

Em três terminais de integração (no total são quatro) serão edificados uma estação anexa ao terminal. Na Estação Porto, o esquema será diferente, já que o terminal será usado para integrar o transporte coletivo com o VLT.

A Estação do Aeroporto terá um projeto diferenciado. Ela não será no canteiro central da avenida e sim na lateral da avenida (sentido Aeroporto - Trincheira Zero Km). Em decorrência disso, a locação das linhas dos trilhos também está na lateral, o que faz com que a estação tenha duas plataformas, uma para o embarque e outra para o desembarque de passageiros. Nas outras estações será apenas uma plataforma, usada tanto para quem entra quanto para quem sai do VLT.

A estação ainda contará com: bilheteria, catracas para entrada e saída de passageiros, sala de quadros (para instalação dos equipamentos), sanitário para uso interno, lixeiras e pontos com bancos para o usuário aguardar a chegada do VLT (cujo intervalo pode ser de quatro minutos por sentido dependendo do horário).

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por jc, em 26/03/2014 às 14:39
Ar condicionado aqui em Cuiabá não é luxo. Não vi como instalar condicionadores de ar nessas estações.
por Carlos Nunes, em 26/03/2014 às 11:29
Não sei não! Olhando a propaganda marketeira, aonde o negócio é uma beleza, uma maravilha, acho que o Doutor em Transportes está certo - o custo real do VLT superará os 3 BILHÕES DE REAIS. Vão ter que construir 33 estações - muito mais que isso. Pena que cada composição do VLT, com mais de 40 metros, que transportará 400 passageiros, só 72 vão sentados, 328 vão em pé mesmo. E as estações do VLT deverão ser, pelo menos 600 metros, uma da outra, senão o passageiro vai ter que andar um bocado. Pois aonde passará o VLT, não passa mais ônibus, aliás foi por isso que optaram pelo VLT, para retirar os ônibus dos trajetos, e o trânsito fluir mais. Tem um ditado que diz: esmola quando é muita, pobre desconfia. Quanto será a passagem da integração entre ônibus e VLT? Pois milhares de pessoas virão dos bairros em ônibus, para desembarcar nas estações do VLT. Teve um ex-diretor da Agecopa que disse, no Jornal do Meio Dia, que a passagem seria em torno de R$ 4,50. Bem, para baixar o preço para R$ 2,80, os governos federal, estadual e municipal vão ter que dar MUITO incentivo/subsídio.
por Murilo, em 25/03/2014 às 20:25
Sanitário público ou sanitário "interno" (só pra uso dos funcionários)???...
por Hélio Silva, em 25/03/2014 às 19:02
Isso não é população revoltada, isso não passa de vandalismo Vá até a praça alencastro e vocês verão pichações no muro que divide a prefeitura com o Fomento. As coisas ruins das grandes cidade grande vem também para Cuiabá. Tem que pegar esse tipo de gente e fazer apagar.
por samir, em 25/03/2014 às 18:59
Nao acredito em nada disso ai..
por Antonio Carlos, em 25/03/2014 às 17:22
Pelo menos que tenha ar-condicionado nas estações. É o minimo que se espera de qualidade numa obra para ser vanguarda no país.
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