Notícias / Mobilidade Urbana

29/01/2014 - 08:36

Começa obra de alargamento de viaduto na avenida do CPA; pedestres ganham passarela

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Obras do alargamento da avenida do CPA tiveram início na última sexta-feira

Obras do alargamento da avenida do CPA tiveram início na última sexta-feira

Dentro do pacote de 56 intervenções do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo deste ano, o alargamento do viaduto da avenida Miguel Sutil sobre a avenida Rubens de Mendonça (do CPA) é mais uma obra do Governo do Estado em execução. De responsabilidade do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, os trabalhos de alargamento do elevado tiveram início na semana passada e devem seguir pelos próximos seis meses. Por ser uma obra do 'pacote' do VLT, a ampliação lateral do viaduto não deve ser concluída antes da Copa do Mundo. 

Leia mais:
Começam obras de drenagem para tirar lagoa do caminho do viaduto Dom Orlando
Em visita, portugueses criticam obras em Cuiabá: “Fomos vítimas do caos que as obras provocam”

A obra do alargamento ainda vai proporcionar mobilidade para os pedestres sob o elevado. O viaduto que conta com duas pistas, receberá, de cada lado (sentido ida e volta), mais uma faixa para veículos e ainda uma espécie de passarela para pedestres, como no viaduto da UFMT, que teve sua parte superior inaugurada em dezembro. Com a colocação de tapumes no local, houve um estreitamento na via, sob o elevado.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), as primeiras atividades relacionadas à obra são de topografia e escavações para execução da fundação, que será feita com sapatas. A área da obra foi cercada por tapume para segurança dos trabalhadores, dos motoristas e pedestres. Ao todo serão 10 pilares localizados nas extremidades e na parte central (já na avenida do CPA) da estrutura. Para esta etapa da obra não haverá interferência no trânsito de veículos na avenida do CPA ou Miguel Sutil.

A obra de alargamento do viaduto na avenida Miguel Sutil compreende a implantação de mais duas faixas de rolamento, sendo uma em cada sentido. Integrada às duas novas faixas que serão construídas no elevado, será construído calçamento de ambos os lados da nova via. O resultado dessa estrutura será um trânsito mais dinâmico para quem segue pela Miguel Sutil no sentido trincheira Trabalhadores/Jurumirim–Rodoviária de Cuiabá e mais seguro para os pedestres.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Telles, em 30/01/2014 às 09:22
Porque não concentram as frentes de trabalho nas obras já iniciadas?? Só para dar a sensações de muitas obras antes das eleições??
por lauro, em 29/01/2014 às 20:34
Agora vão querer acabar com as obras de qualidade que existem na Miguel Sutil, daqui uns dias o viaduto do Cpa terá que sofrer reparos kkkkkkkkkkkkkkkkk
por zé boloflor, em 29/01/2014 às 15:45
não conseguem terminar uma obra e já começam outra... dificil.....
por Jorge Luiz, em 29/01/2014 às 14:44
Pensei que fosse alagamento, tal qual o viaduto da UFMT que alaga toda vez que chove.
por Luiz Paulo Vieira, em 29/01/2014 às 10:23
Aonde estao as fotos?
Sitevip Internet