Notícias / Mato Grosso

27/12/2012 - 19:58

Convênio garante o VLT e encerra ciclo, garante governador

Da Redação

Foto: Divulgação

Convênio garante o VLT e encerra ciclo, garante governador
Terminou o impasse em torno dos recursos para a implantação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande. O governador Silval Barbosa assinou, nesta quinta-feira (27), três contratos com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que vão garantir a execução de obras de infraestrutura em Mato Grosso. Com a Caixa, foi assinada a liberação da segunda parcela para a execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), num total de R$ 727 milhões.

Juntamente com o BB, foi assinada a primeira parcela do programa MT Integrado, além da liberação dos recursos do Proinveste, linha de crédito do Governo Federal para obras de infraestrutura. Com a liberação da segunda parcela do VLT, o governador considera que é o fim de um ciclo, que exigiu um grande esforço da equipe na elaboração de projetos e na liberação dos recursos.

Segundo o governador Silval Barbosa, “os carros já estão sendo fabricados, os pré-moldados e os trilhos já estão contratados, as obras estão acontecendo. A preocupação com a falta de dinheiro acabou. Agora, só resta ao Governo fiscalizar o andamento das obras”, disse. O empréstimo para o VLT, no valor total de R$ 1,2 bilhão, tem um período de 88 meses de retorno, com juros anuais próximos a 7%.

De acordo com o representante da Caixa, Carlos Alberto Pereira, a negociação só foi possível porque o Governo Federal vê Mato Grosso como "um bom parceiro", com grande capacidade econômica.
Sitevip Internet