Notícias / Arena Pantanal

19/02/2014 - 15:53

Crea, MPF e MPE vistoriam local atingido por incêndio na Arena Pantanal

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Governo voltou a passar por 'turbulência' por causa de possíveis danos causados no estádio

Governo voltou a passar por 'turbulência' por causa de possíveis danos causados no estádio

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) e ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) estiveram na Arena Pantanal, no fim da manhã desta quarta-feira (19), para nova vistoria no estádio com o objetivo de avaliar os danos provocados pelo incêndio que acometeu o estádio em outubro do ano passado.

Veja mais:
Possíveis danos na estrutura seguem repercutindo; Chile acredita que Fifa tenha plano B
Valcke descarta preocupação com riscos na estrutura da Arena Pantanal

De acordo com a solicitação da procuradora Bianca Britto de Araujo, foram empregados ensaios não destrutivos para avaliar se houve dano estrutural e qual a dimensão do estrago. A equipe responsável pelos testes foi composta por engenheiros civis, eletricista e outros técnicos da instituição.

A procuradora disse que “ninguém aqui está dizendo que as instalações são inseguras. Há um interesse público de que o evento seja realizado da melhor forma possível e com garantia de segurança para todos”.

Bianca ainda esclareceu que os laudos apresentados pela Secretaria Extraordinária da Copa do mundo (Secopa) são inconclusivos, por isso a necessidade de novos testes no local para averiguar a real situação da estrutura. O MPF solicitou além do parecer do técnico projetista, o envio de documentos e fotos que comprovem que as áreas foram totalmente recuperadas.

O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, afirmou que os testes foram satisfatórios: "Os testes foram feitos e não foi econtrado nenhum problema, foi constatado que o local está em perfeitas condições, agora é só a recuperação". O secretário adjunto de infraestrutura da Secopa, Alysson Sander disse que "os testes apontaram que a estrutura tem plena segurança e resistência" e que não há nenhum dano global no estádio.

Na tarde de ontem (18), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiu que o estádio não está comprometido e que os jogos acontecerão normalmente e com total segurança: “Pedimos informações adicionais e foi-nos garantido que o incêndio não impactou na infraestrutura. Nós estamos confiantes que o estádio é seguro. A segurança é um elemento chave para toda a competição, não apenas pela segurança dos indivíduos, mas para todos que vão ao estádio”.

Atualizado ás 17h06

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet