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26/11/2013 - 14:01

Cuiabá dá o pontapé inicial para garantir legado econômico da Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

O coordenador de marketing da Apex, Diogo Akitaya, ao lado de Múcio Ribas da Secopa no I Encontro Novos Negócios

O coordenador de marketing da Apex, Diogo Akitaya, ao lado de Múcio Ribas da Secopa no I Encontro Novos Negócios

Mato Grosso deu nesta terça-feira (26), o pontapé inicial para garantir seu legado econômico através da Copa do Mundo. Em evento realizado esta manhã no auditório da Secopa, com a presença de secretários estaduais, empresários, representantes de associações, federações e entidades ligadas ao comércio, o I Encontro Novos Negócios teve como meta, expor a Copa como oportunidade de geração de negócios aos setores público e privado de todo o Estado.

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Presente no evento, o coordenador de Marketing e Relacionamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), Diogo Akitaya, expôs números acerca do trabalho desenvolvido na Copa das Confederações 2013, quando 1.406 empresários de 70 países, dos quais 504 nacionais se envolveram em rodadas de negócios que resultaram na movimentação de US$ 1,8 bilhão, beneficiando diversos setores da economia brasileira. Essas estratégias, que podem ser usadas para fomentar os investimentos, chegam a Mato Grosso com o I Encontro Novos Negócios.

Segundo Akitaya, trazer o empresário estrangeiro para o universo regional para conhecer a cultura e os negócios do Estado, são de grande importância econômica. “Sim, porque muitos nunca estiveram no país e às vezes, desconhecem a realidade brasileira. Mato Grosso é um estado com inúmeras potencialidades que precisam ser exploradas. O mundo sabe que aqui é a terra do agronegócio e que se tornou o celeiro do mundo. Mas, o Estado tem muito mais do que isso. A cultura, o turismo, o comércio, o emprego e inúmeros outros pontos podem vir à tona e entrar em evidência durante a Copa”, afirma o representante da Apex.

De acordo com Akitaya, muitos filões, como a tecnologia ainda podem ser explorados, de forma a impulsionar o crescimento econômico regional. “Vejo que o encontro foi altamente positivo. Creio que já está havendo um amadurecimento para a comunicação e visualizo ótimos frutos para o Estado no futuro”, complementa.

O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães afirmou que “precisamos aproveitar esse momento único para agregar valor ao evento e deixar mais um legado para a população mato-grossense, pois os novos negócios geram empregos, renda e também tributos que beneficiarão toda a coletividade. Precisamos trabalhar e não deixar esse momento só no discurso. Precisamos formatar como vamos vender”, alertou Guimarães.”.

Representantes das áreas de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento do Turismo, MT Participações S/A e MT Fomento apresentaram os potenciais do Estado. Instituições bancárias, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco também destacaram as suas respectivas atuações no âmbito regional, como linhas de créditos e previsão de expansão até a Copa do Mundo. O evento contou ainda com a participação da Fiemt, Metamat, Famato, Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso) e da Secretaria de Logística Intermodal de Transportes.

Ao encerrar o encontro, o gerente do projeto Novos Negócios, ligado à Secopa, Múcio Ribas, lembrou que novos encontros vão ser realizados para fortalecer as parcerias e definir o modo de atuação no período do Mundial de 2014, em Cuiabá. “O resultado obtido hoje foi satisfatório, já que recebemos um volume muito grande de informações. Com isso, vamos afinar as estratégias e realizar agendas semanais com os parceiros para que possamos atingir bons resultados no ano que vem”, assegurou.

“Esta é a primeira agenda para apresentação das nossas potencialidades. Vamos aproveitar a Copa para mostrar ao Brasil e ao mundo nossa força econômica”, complementou.

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