Notícias / Geral

07/06/2013 - 15:33

Cuiabá é destaque em site dos Estados Unidos por conta da Copa do Mundo

Wesley Santiago - Especial para o Olhar Copa

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Cuiabá é destaque em site dos Estados Unidos por conta da Copa do Mundo
A capital cuiabana foi destaque nesta sexta-feira (7) em um grande site americano, o “The Washington Post”. A publicação ressaltou que o “boom” das construções relacionadas com o esporte, trouxe crescimento e algumas queixas da população. A matéria destaca Mato Grosso como o “Brazilian grain-belt”, o cinturão de grãos brasileiro – Nos Estados Unidos, costuma-se chamar estes grandes pólos de cinturões.

De olho nas Olimpíadas, MT nomeia Robson Caetano como ‘embaixador’
Construtora inicia demolição da área de desembarque

Um dos destaques é o crescimento de alguns setores com o início das obras. Um deles é uma empresa de entrega de refeições que fica perto de uma destas intervenções e que tiveram aumento nos pedidos de marmita para os trabalhadores destes locais.

Três vezes por dia a empresa fornece comida para os operários em diferentes canteiros da cidade. “Eu nunca sonhei com este crescimento”, revela a dona da empresa, Monica Piaia, ainda destacando que a copa está ajudando e impulsionando o desenvolvimento da cidade em vários anos.

Ainda é dito que a realização de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016 vão ajudar o país a crescer na economia. Outro fator levantado foram os custos, que segundo o site chegam a R$ 30 bilhões. Segundo o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, o Mundial e os Jogos Olímpicos devem gerar 3,6 milhões de empregos a curto e longo prazo.

Duas construtoras são citadas também na reportagem, a Mendes Júnior Engenharia e a Odebrecht como as que mais conseguiram grandes contratos, além de destacar que as empresas estrangeiras estão presentes em várias obras. Um diretor de operações de uma empresa estrangeira que atua no país, diz que é uma grande oportunidade do país se consolidar no turismo.

Os bilionários como Eike Batista também estão no foco – A empresa de Eike irá gerir o estádio do Maracanã. Por fim é dito ainda que várias empresas de fora, já lucram com compra de ações de poucas empresas de capital aberto que estão relacionadas a Copa e Olimpíadas.

Uma construtora de andaime e concreto situada no Rio de Janeiro, triplicou o valor das ações. São citadas ainda na matéria as obras de mobilidade urbana, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as adequações do Aeroporto de Cuiabá.

Confira matéria na íntegra no site do The Washington Post

por Sebastian, em 10/06/2013 às 09:09
Como sempre, os agorados, os pessimistas de plantão, os do contra (diga-se: "la vou eu de novo" e "ZÉ LIXIXO" por exemplo) estão ai mais uma vez alfinetando contra Cuiabá. Infelizmente, na imprensa local (em sua maioria) e nacional (a maioria absoluta) Cuiabá só é lembrada pelas coisas ruins, como se só ela tivesse todos os problemas do mundo. Mas ainda bem que existe outros meios de comunicação e diga-se de passagem, nem daqui são que buscam publicar as coisas importantes para Cuiabá, como foi essa matéria do Washington Post. Coisas boas foram ditas ali e os estrangeiros poderão ver como Cuiabá está se transformando para uma cidade melhor. E vai conseguir mesmo com os problemas que vem enfrentando. Parabéns ao WP por vir aqui e constatar que nossa capital está no rumo do desenvolvimento. E parabéns ao Olhar Copa por mostrar isso aos cuiabanos, aos mato-grossenses e brasileiros.
por Alex, em 08/06/2013 às 13:37
Bela cidade de Cuiabá, pena que tem muito frustrado morando aqui por isso essas espécies reclamam tanto, querem que Cuiabá seja o Paraná o MS, etc
por BRAZ, em 08/06/2013 às 09:39
Isso mesmo Douglas Moraes, tem pessoas que torcem contra, são do tipo que felicidade alheia incomoda...
por Carlos, em 08/06/2013 às 02:44
http://www.washingtonpost.com/business/brazils-sports-related-building-boom-brings-growthand-complaints/2013/06/06/97b668de-cc73-11e2-8845-d970ccb04497_story.html
por la vou eu de novo, em 07/06/2013 às 22:56
faltaram falar das empresas que faliram ou tiveram que mudar com as obras da Copa. isto é noticia velha. Obras? se juntar todas não dão nem a metade de uma hidreeletrica, e Cuiabá não vai alojar seleção nenhuma.
por Douglas Moraes, em 07/06/2013 às 18:35
Engraçado, quando passa alguma matéria em que se fala sobre a violência, caos na saúde as pessoas costumam a dizer de Cuiabá só sai essa noticia, mais quando se elogia algumas pessoas também reclamam vai entender né ZÉ LIXIXO.
por ZÉ LIXIXO (engenho velho), em 07/06/2013 às 18:07
DESTAQUE!!!!!!!! EM QUE?????? EM VIOLENCIA. EM FALTA DE EFETIVO POLICIAL. EM PESSIMAS RUAS. EM PESSIMA QUALIDADE DE ILUMINAÇÃO PUBLICA. ((((VARZEA GRANDE))))) VAI SER O CARTÃO DE VISITA A reciproca DA CHEGADA DOS TURISTA: E LÁ QUE TÁ FEIO + TAMBEM NHAMBIQUARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA OPERANDO A + DE 3 DECADAS>
por ABILIO CAMILO FERNANDES NETO, em 07/06/2013 às 17:22
Engraçado! Uma noticia como esta não está sendo colacada em destaque pela midia local e nem mesmo nacional. Os fatos positivos não tem o mesmo espaço que os negativos. Porque será?
por Marrentinho Carioca, em 07/06/2013 às 16:44
Nossa amada Cuiabá (não sou filho da terra, mas amo esta cidade) é destaque sempre, em que pesem os problemas que conhecemos e que, oxalá, com melhores gestores, possam ser, paulatinamente, solucionados ou minimizados. CUIABÁ MERECE.
Sitevip Internet