Notícias / Geral

09/01/2014 - 08:47

Cuiabá está entre as 5 sedes da Copa que 'estouraram' o limite de corte de energia

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Cuiabá está entre as 5 sedes da Copa que 'estouraram' o limite de corte de energia
Cuiabá se figurou entre as cinco cidades brasileiras - sedes da Copa do Mundo - que ultrapassaram o limite fixado pela Aneel - Agencia Nacional de Energia Elétrica - para cortes de energia. A cemat relacionou o problema às fortes chuvas que caíram nos últimos meses. A campeã no 'estouro' foi o Rio de Janeiro, que vai receber a final do Mundial.

Leia mais:
Governo debate risco de racionamento de energia na Copa
Plano B do governo para aeroporto de VG é improvisar terminal de lona

A Aneel destacou nesta quarta-feira (8), as cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo, que ultrapassaram os limites estipulados pela agência reguladora, para a falta de energia durante o ano. O Rio foi a que apresentou o maior índice de falta de luz por residência. O aceitável seria: 9 horas e 7 minutos. E foram mais de 15 horas sem luz - 69% acima do limite.

Porto Alegre ficou sem luz quase 40% a mais, seguido por Recife com 20%, Salvador com 10% e Cuiabá, que registrou o menor índice. Os dados são de janeiro a novembro de 2013. O estado do Amazonas está dentro do limite estabelecido pela Aneel, mas no fim do ano houve problemas no abastecimento em cidades como Manaus, que registra também o maior número de ligações clandestinas do país.

Desde janeiro de 2010, as distribuidoras são obrigadas a repassar ao consumidor uma compensação pelas falhas na prestação do serviço. Um desconto que tem que aparecer na fatura. Segundo a Aneel, até novembro de 2013, foram devolvidos ao consumidor, em todo o Brasil, R$ 224 milhões.

O diretor do programa de pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acredita que o problema está na distribuição de energia por parte das concessionárias. “Houve um aumento da renda de camadas mais pobres e que tendem a comprar mais equipamentos elétricos. Então a companhia elétrica deve cuidar para cobrir isso tudo, expandindo a rede de distribuição, colocando transformadores com capacidade maior. Isso é de responsabilidade da companhia de energia elétrica”, avalia Luiz Pinguelli Rosa;

Em nota, a Light - concessionária de energia da cidade do Rio de Janeiro - atribuiu as interrupções no fornecimento principalmente às ligações clandestinas. A Coelba, da Bahia, a Rede Cemat, de Mato Grosso e a Celpe, de Pernambuco, relacionaram os problemas às chuvas fortes que caíram no período. Com informações do Jornal Nacional.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Cesar Souza, em 09/01/2014 às 11:01
Compensação pela falta de energia, desconto devem aparecer na fatura. KKKKKKKKKKKKKK, me desculpem mais isso esta parecendo estoria da carochinha. Ministério Publico atuação já. Pare de viajar nunca vi tanta diária paga para esse povo. V~e se acordam
Sitevip Internet