Notícias / Oportunidades

23/07/2014 - 15:03

Cuiabá quer aproveitar legado da Copa e pode se tornar subsede dos Jogos Olímpicos em 2016

De Brasília - Vinícius Tavares

Foto: Reprodução

Ministro do Esporte Aldo Rebelo

Ministro do Esporte Aldo Rebelo

dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da UFMT e da Barra do Parisubsede dos jogos olímpicos de 2016, a ser disputado no Rio de Janeiro, e receber algumas modalidades esportivas tal qual deve ocorrer em Brasília e São Paulo, possibilidade esta que vem sendo discutida pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Olímpico Local (COL).

O “Projeto Olímpico” de Mato Grosso foi discutido nesta quarta-feira (23.7), em Brasília, entre o deputado federal Wellington Fagundes (PR) e o ministro do Esporte Aldo Rebelo, que se comprometeu "a estudar a proposta" e analisar as condições oferecidas pelo Estado.

Leia mais
Brasília receberá Fórmula Indy em 2015, futebol nas Olimpíadas de 2016 e pode ter Mundial de Clubes 2017

Além da Arena Pantanal já inaugurada durante a Copa, o Estado apresenta como legado os Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da UFMT e da Barra do Pari, além das obras de mobilidade e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ainda inoperante.

Durante o encontro, Aldo anunciou que Mato Grosso foi contemplado com cinco novos centro de iniciação ao esporte a serem construídos em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop.

Os centros serão instalados dentro de ginásios construídos com recursos federais equipados com mezaninos para a prática de esportes que não utilizam a quadra, como esgrima e box.

“Serão materiais de primeira qualidade com capacidade para atender a cerca de três mil pessoas por semana”, afirmou Aldo.

O deputado pediu ao ministro a ampliação dos programas “Bolsa Atleta” e do “Segundo Tempo” em Mato Grosso para apoiar e formar jovens desportistas.

Ele destacou a importância de incentivar estes atletas e citou resultados alcançados por atletas de Mato Grosso, como o caso do corredor Lucas Prado, de Rondonópolis.

“Ele conquistou três medalhas de ouro nos jogos paraolímpicos de Pequim, em 2008, e foi considerado o cego mais rápido do mundo. Por isso, precisa deste incentivo”, frisou o deputado.

Atualizada às 16h13
Sitevip Internet