Notícias / Copa 2014

20/06/2014 - 08:41

Cuiabá recebe nova 'invasão' de torcedores; colombianos já estão chegando

Da Redação - Darwin Júnior

Cuiabá recebe nova 'invasão' de torcedores; colombianos já estão chegando
Depois da 'onda vermelha' que trouxe mais de 20 mil turistas chilenos para o primeiro jogo do Mundial 2014, Cuiabá deve receber uma nova invasão, neste final de semana. A expectativa para o jogo entre Colômbia e Japão, marcado para o próximo dia 24 (terça-feira) é para a presença de um número superior de torcedores estrangeiros, quando a cidade receberá um verdadeiro 'tsunami' de torcedores japoneses e colombianos. Já há uma certeza de que esse jogo terá público recorde com 'gringos', já que a grande maioria dos ingressos foi para estrangeiros desses dois países. E desde janeiro deste ano, os bilhetes estão esgotados para esse jogo.

Leia mais:
"Onda vermelha" agita espaços públicos da capital; bilheteria de cinema vira 'estádio'
Com apenas dois jogos, Copa do Mundo 'levou' um Maracanã para Cuiabá


Torcedores colombianos devem comparecer em massa para jogo da próxima terça-feira na Arena Pantanal. Foto: reprodução

Diante da previsão do desembarque de um número superior a 25 mil turistas da Colômbia e do Japão, a segurança pública em Cuiabá pode reforçar o trabalho de prevenção para evitar problemas. Atuando com um efetivo de 1.600 homens do Exército e da Força Nacional, além de mais de 3 mil policiais civis e militares, incluindo efetivo que veio do interior para a Copa do Mundo.

Para o que é decantado como 'o maior volume de turistas estrangeiros' para um só evento em quase 300 anos da história de Cuiabá, já está havendo uma preparação especial em vários setores. Além da segurança pública, a rede de hospedagem - hotéis, pousadas e residências - e todo o segmento de turismo parece à posto para o 'boom' final da Copa do Mundo em Cuiabá. Não há mais vagas em hotéis e quem se cadastrou para receber turistas já se prepara para o atendimento.

"Minha casa ficará cheia com turistas estrangeiros. Tenho reserva para cinco colombianos e três japoneses. Na madrugada do sábado para o domingo começo a receber os primeiros turistas. Já acertei passeios pela cidade, como no shopping e pontos turísticos da região como Chapada dos Guimarães e Pantanal", informou o Sr. João Sérgio, contando que houve a solicitação, por parte do grupo japonês, de um passeio na região do São Gonçãlo Beira-Rio para turismo gastronômico. "Os japoneses são apaixonados por peixe e querem conhecer a culinária cuiabana", disse.  


Torcedores japoneses também virão em grande número para último jogo da primeira fase em Cuiabá. Foto: Getty Images

Outro setor que deve passar por sua maior prova é o aeroviário. Nesses cinco dias que cercam o jogo entre Colômbia e Japão, o aeroporto Marechal Rondon deve receber seu maior volume de pousos e decolagens. A estrutura do aeroporto Marechal Rondon, que recentemente inaugurou o novo setor de desembarque deve enfrentar uma circulação recorde de turistas. E com possibilidade de uma superlotação, já que centenas de torcedores que não conseguiram vagas na rede hoteleira devem fazer do terminal a sua 'casa' no dia do jogo.

"O aeroporto Marechal Rondon está pronto para receber essa grande carga de turistas. A Infraero conta com seu terminal equipado e estrutura apta para esse atendimento. Embora o tráfego seja impressionante, a demanda está no roteiro e vai ser suprida", tranquiliza o superintendente do aeroporto Marechal Rondon, João Marcos Coelho Soares.

Com início mais cedo (16h), a partida entre colombianos e japoneses chama a atenção pelo fato de ser o terceiro e último jogo da fase classificatória. Assim, pode definir vaga para as oitavas de final da Copa. Para muitos estrangeiros desses países, o jogo de Cuiabá, que fecha a primeira fase,'é imperdível'. Daí o porque de os ingressos terem se esgotado rapidamente.

Invasão teve início - Alguns torcedores colombianos já começaram a chegar a Cuiabá. Nesta quinta-feira (19), eles foram à FIFA Fan Fest conhecer o espaço e assistir aos jogos transmitidos no telão. Miguel Gárzon disse estar muito feliz por poder acompanhar o jogo da seleção colombiana. “Estou ansioso para o jogo de terça-feira, mas enquanto isso vou conhecer a cidade e os arredores, como Chapada dos Guimarães e o Pantanal”.  Já Jerónimo Manrique Pineda elogiou a hospitalidade do cuiabano. “As pessoas estão felizes por nos receber aqui e em qualquer lugar que vamos sempre tem alguém disposto a ajudar. É uma atitude muito positiva, que faz a gente se sentir em casa. E já me falaram que vão torcer por nós”.

Certamente, a Arena Pantanal receberá seu público recorde. Os jogos Chile x Austrália e Rússia x Coréia do Sul levaram 77.878 pagantes até o novo estádio cuiabano em menos de cinco dias, o que encheria o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (para o torneio o estádio carioca tem a capacidade de receber 74.738 pessoas). Em números redondos, a Arena Pantanal recebeu 40 mil torcedores para Chile x Austrália e 37 mil no confronto entre Rússia e Coréia do Sul. A expectativa para Colômbia x Japão é de 41 mil torcedores (sua lotação plena).

Vale lembrar que com a venda de ingressos para Colômbia x Japão esgotada, a partida entre Bósnia e Nigéria, marcada para este sábado, às 18 horas é a última oportunidade para o torcedor da região assistir um jogo da Copa do Mundo em Cuiabá. Para esse jogo ainda há ingressos à venda através do site da Fifa (fifa.com/ingressos).

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Notícias Relacionadas

por Daniela Leiko, em 20/06/2014 às 11:45
Os ingressos ainda não estão esgotados, no site da Fifa ainda tem a venda de ingressos para este jogo!
por m.t, em 20/06/2014 às 10:15
Tem dados oficiais sobre os turistas que vão chegar? Pelo que entendi, trata-se apenas de especulações.
Sitevip Internet