Notícias / Turismo

14/11/2013 - 08:48

Cuiabá se mobiliza para evitar conflitos no turismo durante a Copa do Mundo

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Cuiabá contará com recursos para implantação de mais dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT)

Cuiabá contará com recursos para implantação de mais dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT)

A Câmara Temática de Consumo e Turismo de Mato Grosso foi instalada na última segunda-feira (11) com uma finalidade: evitar conflitos ligados às principais atividades turísticas, como regras de pacotes de viagem e de transporte aéreo. Ao longo dos meses, será feito um mapeamento dos principais focos de conflito. As ações vão beneficiar não apenas os turistas que visitarão a capital, mas também visitantes de regiões como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.

Leia mais:
Investimentos em sinalização e qualificação preparam o setor de turismo para a Copa
Turismo debate estratégias para evitar conflitos que envolvam o consumidor na Copa

Resultado de um planejamento para fechar o cerco contra o abuso, a iniciativa faz parte de uma mobilização nacional. O Ministério da Justiça criou um Comitê Técnico de Consumo e Turismo com esta finalidade, com a participação do Ministério do Turismo. Atualmente recolhe reclamações e resultados de fiscalizações dos prestadores de serviços para reuní-las em um livro que será compartilhado com os comitês estaduais. A primeira cidade-sede a criar uma comissão para avaliar a qualidade e o preço dos serviços no setor foi Fortaleza.

A coordenadora de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, esteve presente na reunião em Cuiabá. Ela informou que o MTur vai ampliar o sistema de classificação hoteleira e oferecer 61.400 vagas até o final do ano pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para qualificação de profissionais em turismo.

Ficou definido que Cuiabá vai receber R$ 396 mil em financiamento do MTur para implantação de dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs), um na Praça Popular (Eurico Gaspar Dutra) e outro no distrito do Coxipó do Ouro. Serão adquiridos também dois CATs móveis para uso na Fifa fan Fest e no Estádio. De janeiro a julho deste ano, os CATs de Cuiabá fizeram 2.641 atendimentos a turistas brasileiros e estrangeiros. Com informações do MTur

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por maria jose, em 30/01/2014 às 16:19
gostaria de alugar quarto para os visitantes que viram assistir os jogos na arena pantanal tenho casa ampla com piscina localizada perto de restaurantes farmacia e padaria e fica a 3 minutos da arena pantanal
por Ottoni, em 14/11/2013 às 13:44
Onde estão os Turismólogos? Muitos formaram em Faculdades particulares. Gastaram tempo, e uma nota azul para se formarem. Hoje estão esquecidos, sem futuro, sem piso salarial, e vivem de empreguinhos por aí.
Sitevip Internet