Notícias / Geral

14/11/2013 - 16:20

Depois da Copa, Cuiabá concorre para sediar os Jogos Mundiais Indígenas em 2015

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Depois da Copa, Cuiabá concorre para sediar os Jogos Mundiais Indígenas em 2015
Cuiabá está com pretensões de abrigar mais um Mundial. Só que desta vez não é o de futebol e sim o 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que está previsto para 2015 – um ano após a realização da Copa do Mundo de 2014. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que esteve em Cuiabá nesta quarta-feira (13), disse que a cidade é forte candidata – concorre com mais quatro municípios.

Veja mais:
Silval Barbosa afirma que Cuiabá será ‘cartão postal do Brasil’, quando todas obras estiverem prontas
Ronaldo cita Cuiabá como exemplo e cidade ganha destaque em Londres

O ministro ainda afirmou que Cuiabá está preparada para receber eventos de grande porte: “Além dos Jogos Indígenas e Jogos Estudantis, em breve a cidade receberá a Copa do Mundo de 2014. São eventos que colocam Cuiabá como uma referência. O sucesso dos Jogos Indígenas comprova essa capacidade”.

“Estamos recebendo não somente representantes das etnias brasileiras, mas também de outros países, como Peru, Equador, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Este evento também pode ser considerado um preparatório para a Copa do Mundo”, destacou o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito.

Brito ainda destacou que estes eventos fomentam a relação entre as pessoas: “Cuiabá nasceu de um povo indígena e faz parte da gestão do prefeito Mauro Mendes promover a valorização das nossas raízes. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá investe em eventos como este”.

“O envolvimento da Prefeitura de Cuiabá e do prefeito Mauro Mendes foi fundamental para transformar a cidade na Capital Indígena das Américas”, lembrou o diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena. São mais de 1.600 indígenas representando 16 países na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas que segue até o próximo sábado (16). São 48 etnias, sendo que sete são estrangeiras.

“Esses Jogos serão a valorização e o reconhecimento de algo saudável e permanente, da troca de valores e de experiências civilizatórias firmadas entre os povos de várias nações, inclusive da China, da Austrália e da Rússia, que já confirmaram a participação”, disse o ministro.

Segundo Marcos Terena, a escolha da cidade que sediará os Jogos Mundiais Indígenas deverá sair no mês de janeiro de 2014. Antes, o Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal se reúnem para definir os critérios da escolha. Além de Cuiabá, também concorrem como cidade-sede Belém (PA), Palmas (TO), Petrópolis (RJ) e Bertioga (SP).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Thiago, em 24/11/2013 às 19:51
Agora sim sera a cara de Mato Grosso.... Pelo menos os índios vão ganhar com a construção da arena pantanal
por cara palida, em 15/11/2013 às 07:38
aí sim será desperdicio do dinheiro colocar esses índios no estádio.
por sandro, em 14/11/2013 às 20:13
Se for tão mal organizado como esse jogos indígenas,o pior de todos até hoje,não vai ganha a chance não!
por zé ricardo Neves, em 14/11/2013 às 18:09
kkkkkkkkkkkkk, cacique silval não fará po ...a nenhuma, kkkkkkkkkk, o que o spoliticos não fazem por um punhado de voto.......
Sitevip Internet