Notícias / Brasil

23/04/2014 - 16:24

Dia de São Jorge: Artista faz estátua de R$ 1 milhão para Arena Corinthians

Globo Esporte

 O nome na certidão de nascimento marca o início de uma paixão. Gilmar Pinna, natural de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, foi registrado assim pelo pai por causa de um dos maiores goleiros da história do Corinthians, Gylmar dos Santos Neves. Da homenagem, criou um sentimento pelo Alvinegro que se fortaleceu ao longo do tempo. Hoje, aos 55 anos, o caiçara decidiu usar um dom que diz ter recebido de Deus para mostrar o amor que sente pelo Timão.

Escultor desde os 10 anos, Gilmar Pinna construiu no próprio ateliê, em Guarulhos, a estátua de um cavaleiro que remete à imagem de São Jorge, santo padroeiro do Corinthians e que tem o dia comemorado nesta quarta-feira, 23. O monumento de 25 metros de altura, batizado de "Cavaleiro Fiel", fora construído com a intenção de ser colocado no estacionamento da Arena Corinthians, que sediará a abertura da Copa do Mundo. A obra de arte, segundo ele, é um presente que oferece por terem construído a "casa corintiana".

– Estou com 55 anos e há 55 anos venho ouvindo que vai ter um estádio para o povo, o povão, que é a torcida corintiana. De repente, presenciei um esforço e uma garra, lembrando São Jorge, para construir o estádio. Deus me deu um dom e me sinto na obrigação de fazer algo com ele. Vamos ter um momento tão precioso para o nosso país, como a Copa do Mundo, que pensei em doar algo de mim – afirmou o escultor, que tem obras espalhadas em outros países, como Estados Unidos e Espanha.

Para Gilmar Pinna, a estátua é uma das maiores provas de amor que dá ao Alvinegro. Quando teve a ideia de construí-la, conversou com o ex-presidente do Corinthians e responsável pela Arena Andrés Sanchez e com o ex-vice-presidente de marketing do Timão Luís Paulo Rosenberg. Na ocasião, foi elaborado um contrato de intenção entre o clube e Pinna para oficializar o interesse em colocar o monumento no estádio. A assessoria de imprensa do Corinthians informou que tem conhecimento do projeto da estátua, mas que até o momento a Arena não contemplava um espaço para a obra de arte.

Ao todo, foram seis meses para a construção do monumento. O escultor elaborou o projeto e conseguiu a ajuda de empresas para bancar o material. São dez toneladas de aço inox e dez de aço de carbono. O custo total é de R$ 1 milhão, segundo Gilmar Pinna.

A estátua foi feita com o auxílio dos funcionários que trabalham no ateliê. Eles ficaram responsáveis em cortar as chapas conforme desenhado por Pinna e soldá-las.

Agora que está pronta, o escultor espera que os corintianos possam vê-la no estádio alvinegro.

– Tomara que o povo brasileiro, a diretoria do Corinthians e a torcida corintiana gostem. Foi com as minhas melhores intenções. Tenho o Corinthians na minha vida. Meus filhos são corintianos e meus netos também serão. Nossa geração será corintiana. O Corinthians é muito mais que futebol. O Corinthians é uma história. O Corinthians é um sentimento – destacou Pinna.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet