Notícias / Oportunidades

09/09/2013 - 09:15

Em Cuiabá, COL reabre as inscrições para voluntários da Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Em Cuiabá, COL reabre as inscrições para voluntários da Copa

Cuiabá é o destaque do dia na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Em cerimônia que acontece na capital, na manhã desta segunda-feira (09), com a provável presença do ex-jogador Ronaldo 'Fenômeno', o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo oficializa a reabertura das inscrições para o Programa de Voluntários do Mundial 2014. A solenidade acontecerá no Salão Cloves Vetorato, do Palácio Paiaguás, a partir das 10 horas com presença de autoridades e olhos da mídia nacional.

Leia mais:
Programa de voluntários para a Copa do Mundo será lançado em Cuiabá
Após Copa das Confederações, voluntários já pensam na Copa do Mundo

Ao argumentar a importância do cadastramento de novos interessados, o COL destacou que “o sucesso operacional da Copa das Confederações da Fifa deveu-se em grande parte ao apoio dos voluntários, com a certeza de que na Copa do Mundo de 2014, a história se repetirá, mas em escala muito maior”. 

Mais de 130 mil pessoas já se candidataram, no entanto, o COL entende ser necessário dar uma nova oportunidade às milhares de pessoas que entram em contato com o comitê todos os dias pedindo para participar. O COL procura por diferentes perfis para enriquecer o quadro, como candidatos que falem outros idiomas, moradores de cidades do interior e pessoas com deficiência e idosos, por exemplo.

“O objetivo, com isso, é ampliar ao máximo a experiência e o legado do voluntariado”, afirma o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida que estará em Cuiabá hoje. Ele informa que serão selecionados cerca de 15 mil voluntários, que trabalharão nas 12 sedes da Copa do Mundo. Quem já se candidatou no ano passado para trabalhar no Mundial, não precisa se candidatar novamente.

O ex-atacante Ronaldo, integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local, lembrou o sucesso do programa na Copa das Confederações, quando 130.919 pessoas se inscreveram na primeira janela, e avaliou que o perfil dos selecionados será diferente para o Mundial, já que torcedores de mais de 200 países requisitaram ingressos. “Na Copa das Confederações não havia necessidade de voluntários falando outros idiomas. Na Copa, temos muitas reservas de americanos, argentinos, chilenos. Precisamos de voluntários que falem espanhol e inglês”, disse Ronaldo.

As inscrições serão abertas por um período inicial de 15 dias, podendo ser estendidas por mais 15. O processo seletivo, que inclui treinamento online, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais, começa em outubro. Neste link, os candidatos encontram as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Programa de Voluntários: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers/faq.html.

A organização da cerimônia prometeu rigor no acesso ao evento e avisou que jornalistas interessados em cobrir o evento que não estiverem credenciados, não terão acesso ao local.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet