Notícias / Mobilidade Urbana

18/11/2013 - 08:22

Em solenidade noturna, Governo inaugura hoje o viaduto do Despraiado; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Mayke Toscano/Secom

Viaduto do Despraiado será inaugurado com cerimônia noturna nesta segunda-feira

Viaduto do Despraiado será inaugurado com cerimônia noturna nesta segunda-feira

Após três adiamentos, enfim o viaduto do Despraiado, o mais extenso elevado da Copa do Mundo em Cuiabá, será entregue à população. Uma cerimônia, marcada para as 19h30 de hoje, segunda-feira (18), com a presença do governador Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e outras autoridades do Estado e do Município, vai marcar a inauguração da primeira grande obra do Mundial na capital.

Leia mais:
Inaugurações têm início e cidade começa a sentir o legado da Copa
Marginais do viaduto do Despraiado são liberadas para o trânsito

Dentro do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para 2014, o viaduto do Despraiado é uma das principais intervenções da Copa. O elevado tem 325 metros de comprimento e nove de altura (no ponto mais alto), com quatro faixas, sendo duas de fluxo e contra fluxo no viaduto e outra duas nas marginais, além de uma rotatória sob o elevado. De acordo com projeções da Secopa, em horário de pico, cerca de 9 mil veículos passam por essa região.

Construído pelo consórcio Atracon a um custo total de R$ 18,9 milhões, a obra do viaduto foi homologada dentro do plano de mobilidade através de um convênio com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutrura de Transportes) que fez o repasse de recursos federais. A obra permitirá maior fluxo na avenida Miguel Sutil para quem trafega entre os trechos ligando a Rodoviária ao Parque Mãe Bonifácia e no sentido Despraiado-Centro.

A construção chegou a ser uma das mais adiantadas da Copa em Cuiabá, com a expectativa de ser inaugurada antes do cronograma original que previa sua entrega para o mês de maio deste ano. A Secopa chegou a cogitar sua entrega no mês de março. A obra ‘empacou’ e ‘estourou’ o primeiro prazo. Maio ficou para trás e o Governo do Estado anunciou a inauguração do elevado para o mês de junho, sem estabelecer uma data. Depois, transferiu para o dia 29 de agosto. A essas alturas, a justificativa era de que a greve dos trabalhadores do Dnit provocou o atraso na conclusão.

Então a inauguração foi remarcada para o dia 10 de setembro. Porém, com a constatação, pelos técnicos da Secopa, de que a obra não atendia o padrão de qualidade exigido no edital, o Governo decidiu cancelar novos anúncios de inauguração até que a obra estivesse totalmente pronta e dentro das especificações exigidas.

Enfim, a obra foi concluída e aprovada pelos técnicos. Na semana passada, trabalhadores das obras ultimavam os preparativos com retoques, pinturas da via, sinalização horizontal e vertical e testes na iluminação. As vias marginas, com exceção de um trecho ligando a Rodoviária ao Parque Mãe Bonifácia, após a rotatória, foram liberadas ao trânsito desde o início da semana passada.

A construção do viaduto compreendeu ainda pistas laterais, serviços complementares de pavimentação, sinalização, iluminação e calçamento desde a entrada da avenida Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, o que vem a totalizar 1,8 quilômetro incluindo sua ligação com outras vias de forma indireta. Para edificar a obra, mais de 100 colaboradores atuaram, incluindo operários, técnicos e corpo de engenharia.

Engenheiros da Secopa explicaram que o viaduto do Despraiado conta com tecnologia diferenciada para regiões quentes em seu pavimento. A pista do elevado recebeu asfalto resistente a alta temperatura e fluxo intenso de veículos. Já a iluminação do trecho é feita por luminárias de LED, que fornecem luz branca e mais intensa, com maior durabilidade e economia que as luminárias padrão.

Novas rotas - Quando o tráfego sobre o elevado for liberado, o motorista que estiver trafegando pela Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão da estrutura. Já os motoristas que seguem em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo deverão trafegar pela pista marginal para ter acesso à rotatória existente no local.

A entrega do viaduto do Despraiado abre o segundo ‘pacote’ (novembro) de entregas da Copa do Governo do Estado. Ainda este mês, devem ser inaugurados o viaduto da Sefaz, avenida Juliano Costa Marques, trincheira Ciríaco Cândia (Miguel Sutil) e duplicação da ponte Mário Andreazza. Os viadutos da UFMT e MT-040 (ligação da Fernando Corrêa com o Parque Cuiabá) devem ter a inauguração remarcada para dezembro.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por eduardo monforte, em 18/11/2013 às 21:07
essas obras da copa parece que só tem tatu, abrem buraco e não tampam. aqui no bairro onde eu moro (santa cruz) fizeram o favor de abrir buracos no asfalto, e agora está levantando poeira. sinceramente acho que podia ter um pouco de coerência. demoram muito para tapar os buracos.
por totó, em 18/11/2013 às 18:37
A obra ainda não foi inugurada e já tem " sem teto" querendo vender ou alugar vaga para morar sob ele. Luz e àgua não sedrá problema porque no poste e no cano ao lado tem.
por sheyde sousa, em 18/11/2013 às 14:16
Nem Terminou Ainda toda a obra ,é só olhar ao redor que ta visível o caos!
por Cidadão cuiabano, em 18/11/2013 às 12:34
Que tal colocar uns pórticos antes e depois do viaduto com a indicação da direção (faixas) que se deve tomar para o destino pretendido? Observo que as faixas do bordo de ultrapassagem (esquerda) e do meio destinam-se a quem vai passar por cima e somente uma faixa (a do bordo direito) destina-se a quem vai fazer a rotatória. Temo que mudanças repentinas de faixas sejam grande causa de acidentes no local.
por Alexandre, em 18/11/2013 às 10:16
peço humildemente, arranquem aquele semáforo que fica na oswaldo da silva, a fila tá chegando na igreja guadalupe, a rotatória fica entupida...
por VALQUIRIA DE SOUZA BRANDÃO, em 18/11/2013 às 09:44
EU QUERO SABER SE OS AMARELINHOS VÃO SER TREINADOS TAMBÉM PARA PODER ORIENTAR OS MOTORISTAS NO TRANSITO??? PQ ELES SÓ SERVEM PARA PREENCHER TALÃO DE MULTA, PODEM REPARAR... APARTIR DE HOJE ANDAREI COM UMA MÁQUINA PARA FOTOGRAFAR ESSES AMARELINHOS E POSTAR VÁRIOS DELES COM A VISTA VOLTADA PARA O TALÃO DE MULTA... ESPERAM PRA VER..!!!
por O POVO FALA MT, em 18/11/2013 às 09:41
AGORA O QUE PRECISA É O GOVERNO COLOCAR UM SECRETÁRIO QUE PRESTA E QUE SAIBA ENSINAR ESSES AMARELINHOS,,, QUE ELES FORAM CRIADOS PARA AJUDAR NO TRANSITO "ORIENTAR" ESSE É O PRINCIPAL PAPEL DELES... MAS... O QUE AGENTE VE É QUE ELES ABAIXAM AS CABEÇAS VOLTADA AS ATENÇÕES PARA OS TALÕES DE MULTAS, PARA VER QUEM MAIS DÁ MULTA ENTRE ELES PARA GANHAR PONTO "COMISSÃO" COM O SECRETÁRIO.
por Ricardo, em 18/11/2013 às 09:38
Que bom enfim!!!!!!! passei ontem ao lado e o morro ta la, quando irão fazer o muro???????? Engraçado passei ontem ao lado do viaduto da Sefaz e esta tudo parado??? Cadê o asfalto que a SECOPA disse que ja tinham feito a liga correta???? Será que vai sair mais um aditivo de quantos milhoes?????????? No elevado da Fernando correa com Beira Rio ontem tinha 4 funcionário kkkkkkkkkkkk E a imprensa não mostra a situação precária e vergonhosa que se encontra os desvios das obras. O desvio da ponte nova está uma vergonha, um LIXO!!!!!!!!!!!!!!!
por joel ibanez monteiro, em 18/11/2013 às 08:33
Parabens a m.t. e o governo Sinval e aos seus apoiadores progresso é fazer não só conversar parabêns capital e estado de m.t.
Sitevip Internet