Notícias / Mobilidade Urbana

18/11/2013 - 19:00

Em clima de festa, Governo inaugura viaduto do Despraiado; veja vídeo e fotos

Da Redação - Darwin Júnior/Lucas Bólico

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Descerramento da placa do viaduto do Despraiado nesta segunda-feira

Descerramento da placa do viaduto do Despraiado nesta segunda-feira

Finalmente na noite desta segunda-feira (18), o Governo do Estado inaugurou a primeira grande obra da Copa do Mundo em Cuiabá. Em uma cerimônia com a presença do governador Silval Barbosa, representantes do Ministério dos Transportes e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), o viaduto do Despraiado foi entregue à população.
 
A solenidade inaugural com muitas pompas, incluindo apresentação de orquestra, show de Henrique, Pescuma e Claudnho e grande queima de fogos de artifício, ocorreu a partir das 19h30. Para abrilhantar a festa, a pista elevada esteve bastante iluminada, como foi planejado. Centenas de pessoas, incluindo moradores do Despraiado compareceram ao evento.

Leia mais:
Viaduto do Despraiado será batizado com nome de engenheiro

Em solenidade noturna, Governo inaugura hoje o viaduto do Despraiado

Considerada uma das principais intervenções da Copa do Mundo na capital, o viaduto do Despraiado leva o nome do engenheiro Domingos Iglesias, que foi agraciado com essa homenagem pelo Estado. O viaduto tem 325 metros de comprimento e nove de altura (no ponto mais alto), com quatro faixas, sendo duas de fluxo e contra fluxo no viaduto e outra duas nas marginais, além de uma rotatória sob o elevado.



A obra foi construída pelo consórcio Atracon com um orçamento de R$ 18,9 milhões e recursos federais oriundos do Dnit. O elevado permitirá maior fluxo na avenida Miguel Sutil para quem trafega entre os trechos ligando a Rodoviária ao Parque Mãe Bonifácia e no sentido Despraiado-Centro. A inauguração chegou a ser marcada e adiada por três vezes até a sua entrega hoje, com seis meses de atraso.

Desde o início da tarde desta segunda-feira, já estava tudo pronto no entorno do viaduto para a entrega. As sinalizações horizontal e vertical, bem como a iluminação já estavam finalizadas. As vias marginais estavam liberadas, mas o elevado só terá seu acesso desbloqueado na manhã desta terça-feira (19).

Confira imagens da inauguração



Siga passo a passo a inauguração do viaduto do Despraiado

22h06 - Encerrada a inauguração.

21h47 - Muitos fogos de artifício e a música do trio Pescuma, Henrique e Claudinho dão o tom final da inauguração.

21h44 -
Após o discurso do governador, as autoridades se encaminham para cortar a fita que inaugura oficialmente o viaduto.

21h40
- Para a obra do despraiado foram 16 desapropriações, contou Silval. Ele sustenta que pegou um governo atípico, que se não fosse pela Copa do Mundo, seria “moleza” administra Mato Grosso. Mas ainda assim, segundo o governador, não tem faltado apoio para a condução das obras.

“Para a Copa, eu tinha apenas seis obras para entregar”, sustenta, “mas nós fomos mais longe”. De acordo com ele, a mobilidade de Cuiabá será uma das melhores da América Latina.

Silval também lembrou do programa de asfaltamento feito em todo o Estado para rechaçar a idéia de que estaria privilegiando a capital com as obras da Copa. “Olhamos a região, o povo que lá mora”, sustenta, ao dizer que asfaltou municípios sem densidade populacional e eleitoral. “Isso é planejar o estado olhando não só eleição, mas a futura geração”.

“A crítica é importante e faz a gente crescer”, finalizou Silval, agradecendo também as pessoas que tem demonstrado compreensão com as obras. “A imprensa tem criticado e também tem elogiado”, completou.

21h11
- O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, cumprimentou a família do engenheiro homenageado com a obra. Mendes agradeceu ao governo federal e estadual, dirigindo a palavra a Silval Barbosa, pela preparação da cidade para a Copa do Mundo. “Talvez a grande parte de nós não estará aqui pessoalmente quando Cuiabá estiver novamente recebendo esse evento novamente.

“Tenho certeza que esse transtorno vai trazer benefícios que vão durar décadas e décadas em Cuiabá. Todos nós cuiabanos reconhecemos a grandeza do que está acontecendo”, afirmou. De acordo com ele, o VLT vai transformar o transporte coletivo em Cuiabá.

20h54 -
O suplente de senador Osvaldo Sobrinho anunciou que está encerando a vida pública de maneira feliz pelo momento em que passa a capital, com as inaugurações das obras da Copa. “Cuiabá é uma cidade bicentenária que precisava de obras como essa há tempos”, sustentou. “O legado da Copa ficará em obras que talvez daqui a 50 anos não teriam sido feitas”, completou.

20h46 -
O deputado federal Wellington Fagundes (PR) lembrou das discussões que tinha com Silval Barbosa na campanha sobre a dificuldade de administrar o Estado. “É difícil administrar um estado que tem um crescimento desse, mas não tem tantos recursos públicos”, declarou.

Fagundes citou as obras obrigatórias para a Copa do Mundo e afirmou que a trincheira do Despraiado não era uma delas. “Quando a gente ia no Ministério dos Transportes eles diziam que isso era obra paroquial”, lembrou. “Não foi pela Copa do Mundo, ela ia acontecer com ou não obra do Despraiado”.

O republicano também elencou a luta travada entre ele e o falecido Jonas Pinheiro com o governo federal trazer recursos na melhoria de estradas.

20h38
- O deputado estadual José Riva afirmou que cada dia que passa, as pessoas estão mais próximas da diminuição do “sofrimento” das pessoas com as obras. “Graças a Deus vau acontecer essa Copa em 2014”. Riva destacou o desgaste político enfrentado por Silval Barbosa na condução das obras do mundial.

“Ninguém poderia prever que Mato Grosso enfrentaria tamanho desenvolvimento em tão pouco tempo”, sustentou Riva. De acordo com ele, MT ainda crescerá mais.

“Eu tenho certeza que a população cuiabana vai perceber que as dificuldades de hoje vão representar muitas melhorias no futuro”, completou Riva.

O parlamentar ainda pediu ajuda de Mauro Mendes para a condução de algumas obras de mobilidade porque, segundo ele, a CAB, empresa concessionária dos serviços de fornecimento de água e esgotamento, tem dificultado a conclusão das obras.

20h31
- O vereador por Cuiabá Chico 2000 (PR) destacou a homenagem ao engenheiro e disse que esta obra é a realização de um grande sonho de Cuiabá.

20h27 -
O presidente da Ucamb, Edio Martins, defendeu o legado das obras da Copa. “Não tem como negar”, afirmou, sobre a transformação pela qual a cidade vem passando. Ele ainda agradeceu a Assembleia Legislativa e ao senador Blairo Maggi. Martins citou ainda os transtornos passados durante o andamento da obra até a sua entrega.

20h22 –
O filho do homenageado, que leva o nome do pai agradeceu ao governo pela honraria póstuma ao engenheiro. Em um discurso emocionado, ele lembrou da infância na “velha” Cuiabá ao lado do pai, que ajudou na modernização da cidade. “Antes de aprender a ler e escrever já sabíamos o que era um asfalto”, afirmou.

20h14 –
Nesse momento o governador assinou o decreto denominado o viaduto de Domingos Iglesias Valério, em póstuma ao engenheiro pioneiro que contribuiu de forma direta para a transformação do Estado. A atuação nas áreas social, pública e profissional também foi um dos pontos apreciados na escolha do nome. Iglesias foi fundador da Apae de Cuiabá e lutou para realização da usina Couto Magalhães.

20h03 –
As autoridades se dirigem agora para uma apresentação da Orquestra Jovem de Mato Grosso.

19h59 –
Miguel Masella, representante do Ministério dos Transportes, se disse impressionado com a construção e garantiu que os recursos do Dnit para obras em Mato Grosso não só da Copa estão garantidos e vão ser superiores R$ 5 bilhões.

19h50 –
O prefeito Mauro Mendes agradeceu o governo do Estado e ao governo federal pelos investimentos e declarou que Cuiabá está vivendo uma nova história. “Cuiabá vive um verdadeiro transtorno no trânsito e a população está agüentando de forma ordeira”, afirmou. De acordo com ele, essa é a inauguração mais importante do transito na capital.

19h45-
O governador Silval Barbosa começou o discurso agradecendo a presença das autoridades, dentre elas o representante do governo federal, além da imprensa por ter acreditado e alertado de erros e problemas.

19h35 – A placa acaba de ser descerrada e as autoridade já se encaminham para conceder entrevistas. Muitos fogos foram ouvidos no momento da inauguração, uma grande festa preparada pela Secopa.

19h25 - O governador Silval Barbosa destacou a importância da obra para a fluidez do trânsito no local em entrevista concedida à imprensa. Todos aguardam o momento do descerramento da placa.

19h15 - Começa a concentração das autoridades para a inauguração do viaduto; alguns moradores do Despraiado comparecem para assistir a cerimônia;

19h12 - O governador acaba de chegar acompanhado de muitos deputados para a solenidade de inauguração da obra e a fila de carros no local é grande;

Atualizada às 22h30

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa



Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por WELLINGTON, em 19/11/2013 às 11:29
É SÓ DAR UMA OLHADA EM VOLTA : É MUITO PUXA SACOS PARA POUCO SACO.
por Lenida Zigoski, em 19/11/2013 às 10:42
Realmente faltou o MAGGi ele que acreditou em nossa querida Capital
por Rudinei, em 19/11/2013 às 08:31
E os "ANTI" piram !!!!
por Paulo Boss, em 19/11/2013 às 08:16
Nossa ! Quanta gente com Caras felizes ! Também pudera ! Bolsos Cheios ! Eita Mato Grosso generoso !
por Vanderlei, em 19/11/2013 às 08:05
Mentiroso. Governo abandonou o interior. moramos no noroeste e esse governo nos deixou à propria sorte em todo o periodo de seu governo. pegou o dinheiro que era para fazer estradas e melhorara a vida de todos o inteiror para aplicar nessa obras. Não que não fossem necessárias mas deveriam ter sido feitas com recusro proprio e nao às custas do sofrimento do povo do interior que é que realmente faz esse estado crescer. Mas eles virão aqui pedir votos em 2014. #indignado
por Sérgio, em 19/11/2013 às 00:52
Só gostaria de entender a necessidade da rotatória do centro de eventos, já que teremos a rotatória do Despraiado e a do Santa Rosa a menos de 1km para cada lado, os gargalos sairão do Despraiado e Santa Rosa e ficará lá, não custava nada andar mais um pouco para retornar sem parar o trânsito. As grandes cidades planejadas tem poucos retornos e rotatórias e também são distantes uma das outras, agora Cuiabá tem que ter de 500 em 500 metros. Fica a dúvida, será que estão atendendo outros interesses que não seja o trânsito?
por Lincon, em 18/11/2013 às 21:18
CADE O CARA QUE TROUXE A COPA PARA CUIABA O MAGGI
por Cuiabano apaiixonado, em 18/11/2013 às 20:33
Senti muito, mas muito a falta de MURILO DORMINDO na inauguração , Saudades, Roldão também vem trabalhando feito um condenado por VG, kkkkkkk
por Joao Silva, em 18/11/2013 às 20:11
ISSO NÃO TEM VALOR NENHUM, POIS NÃO TEMOS EDUCAÇÃO E SAÚDE DE QUALIDADE. Ninguém está feliz, e estamos todos contra vocês! O que tem valor é a inteligência de nossa população. Vão chutar bola e andar de carrinho longe de MT.
Sitevip Internet