Notícias / Arena Pantanal

06/12/2013 - 16:25

Em menos de 24 horas, gramado termina de ser plantado na Arena Pantanal; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Em menos de 24 horas, gramado termina de ser plantado na Arena Pantanal;  fotos
O ‘tapete’ está pronto. O gramado da Arena Pantanal, em Cuiabá, palco de quatro jogos da fase de grupos, foi plantado em menos de 24 horas. Procedimento aconteceu entra a noite de quinta (5) e manhã desta sexta-feira (6). Foram 16 horas de trabalho.

Veja mais:
Nenhum campeão mundial jogará em Cuiabá na Copa; confira os jogos da Arena Pantanal
No sorteio, Brasil mostra como pretende fazer a Copa do Mundo; confira os grupos (imagens)


Depois de instalada a grama passará agora por mais quatro preparações de solo, até que esteja apta a ser usada pelos jogadores. Ela foi transportada em um caminhão refrigerado que veio do interior de São Paulo.

O diretor técnico da World Sports, empresa responsável pelo gramado, explicou porque a grama foi plantada no período nortuno: “A muda é muito sensível e já sofreu um estresse na colheita. O ideal é plantar nas horas mais amenas do dia para não perder a grama, que pode morrer em um processo como este”.

Ele ainda comemorou o fato de ter chovido quando a grama foi plantada: "Com o calor que estava aqui ela ia se estressar muito e muita coisa ia se perder, então está perfeito, não tem coisa melhor".

Com a finalização do plantio, tem-se início o grow in, período que envolve quatro etapas que ocorrerão em um prazo de 60 a 90 dias, tempo suficiente para que o gramado se desenvolva. “A base do grow in é água, adubação e corte, mas também fazemos o controle fitossanitário”, explica o diretor técnico.

Nos primeiros 20 dias a área receberá somente água, cinco vezes por dia. Nesse período, as mudas já terão desenvolvido raízes e começarão a utilizar a água do próprio solo, reduzindo o número de irrigações. A etapa seguinte é a aplicação do adubo químico, que ocorrerá uma vez por semana e quando o gramado alcançar o tamanho de corte, processo que ocorrerá ao menos duas vezes por semana.

“Com a finalização do grow in, o campo entrará em um nível mais intenso e exigente, como ocorre em um campo de Copa do Mundo, em que são feitos determinados cortes e desenhos”.

As seleções que se apresentaram no estádio durante a Copa do Mundo de 2014 já foram definidas no sorteio desta sexta-feira (6): Chile, Austrália, Russia, Coréia do Sul, Nigéria, Bósnia, Colômbia e Japão. Com informações da Secopa.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por alex, em 07/12/2013 às 08:56
Do jeito que ta chevendo,1 mês ja ta grande.
por Rodrigo Estrela, em 07/12/2013 às 00:48
Porque a própria FIFA recomenda que se plante em mudas, porque a fixação é melhor, já em rolo o gramado não fica fixo como o ideal (um pisão mais forte, ou um chute que pegue mais na grama, pode levantar um pedaço do gramado). Melhor demorar e ser um gramado de qualidade.
por Josimar Souza, em 06/12/2013 às 18:27
Eu são entendo por que não fizeram igual ao Maracanã que trouxeram em placas o gramado e só plantaram... desse jeito demora muito até ela ficar um tapete...
Sitevip Internet