Notícias / Mobilidade Urbana

29/10/2013 - 15:15

"Estamos vencendo", diz Silval ao inaugurar as três primeiras obras da Copa; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

O governador Silval Barbosa inaugurou três obras da Copa do Mundo nesta terça-feira

O governador Silval Barbosa inaugurou três obras da Copa do Mundo nesta terça-feira

O Governo do Estado entregou, oficialmente, na manhã desta terça-feira (29), o primeiro conjunto de obras da Copa do Mundo em Cuiabá. Em uma cerimônia no bairro Praeirinho com a presença de autoridades do Estado, do Município e deputados, o governador Silval Barbosa destacou as dificuldades para a concretização das obras, rechaçou o pessimismo e decretou a inauguração das três primeiras obras de um ‘pacote’ de 12 que devem ser entregues até novembro.

Leia mais:
Silval usa primeira inauguração da Copa para rebater pessimistas e deixar porta aberta para candidatura
Servidores do Detran em greve protestam durante primeiras inaugurações das obras da Copa
Silval confirma primeiro pacote de inaugurações da Copa com 12 obras

A primeira obra inaugurada, sob a vista de moradores do bairro Praeirinho, foi a avenida Engenheiro Quidauguro Marino Santos Fonseca, que permitirá o rápido acesso da Beira Rio ao Coophema através de uma ponte.

Na seqüência, a comitiva se dirigiu no sentido Rio Coxipó, onde Silval Barbosa cortou a fita de inauguração da ponte Benedito Figueiredo. Essa ponte vai permitir o escoamento através da avenida Quidauguro, no sentido MT-040 (que liga ao Parque Cuiabá). Fechando o primeiro lote de inaugurações, Silval entregou a pavimentação da rua Camboriú.

Com essas inaugurações, moradores da região Sul de Cuiabá terão a partir desta terça-feira (29) uma nova e importante rota de acesso a outras regiões da capital. Foram gastos R$ 13 milhões nas três obras de mobilidade urbana que facilitarão a vida de moradores da região do Coxipó, além de servir como alternativa de fluxo para quem costumava trafegar pela Fernando Corrêa. São 2,5 quilômetros de uma rua interligando a Antônio Dorilêo com a Beira Rio e da Rua Camburiú, no Parque Geórgia, que liga à MT-040.

“Estamos vencendo. Hoje começa o desenvolvimento de Cuiabá”, com esse início de discurso, o governador Silval Barbosa contou que não imaginava encontrar tantas dificuldades na execução das obras. “Não fazia ideia de que iríamos ter pela frente com tantas dificuldades, interferências como a greve do Dnit, desapropriações, problemas com fibra ótica, ações judiciais, adutoras pelo caminho e inúmeros outros entraves que fizeram várias obras serem paralisadas. Mas, felizmente, as coisas estão acontecendo. Agora é ir entregando essas obras até fechar esse pacote de 56 intervenções para a Copa”.

Silval ainda desabafou: “Houveram correntes contrárias a essas obras. Mas, nunca dei atenção ao pessimismo, Entrava por um lado do ouvido e saía por outro. De uma coisa temos certeza: todas as obras serão entregas. Algumas podem ter atrasos de alguns meses, mas serão entregues à população. O mais importante é que tenham qualidade. Só recebemos quando está à altura do que foi contratado. Se precisar, que seja feita a correção, mas nós não aceitaremos enquanto não estiver dentro da qualidade exigida”, disse o governador, pontuando que “enfim, estamos vencendo todas as etapas. Agradeço a minha equipe, a bancada estadual, o prefeito de Cuiabá e à população que está sendo muito paciente".

Já o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, ressaltou a importância das obras, observando que o principal benefício da ligação da avenida Beira Rio à rua Antônio Dorileo, que passa pelos bairros Cophema e Parque Geórgia, é o desafogamento e o aumento da capacidade do tráfego de veículos na região. Segundo o gestor da Secopa, “atualmente, são mais de 20 mil veículos transitando por hora neste trecho. A própria pressão da sociedade mostra a importância desta obra. Para executar este trabalho, tivemos que fazer cinco desapropriações, retirar os invasores das áreas, mas Cuiabá precisava deste esforço e enfrentamos o problema de frente. A obra está pronta”.

O prefeito Mauro Mendes, agradeceu o empenho do governador e festejou o início de um ciclo de melhorias para a capital. “Esta é primeira de uma série de inaugurações que irão mudar a história de Cuiabá e transformar a vida urbana da cidade nas próximas décadas. O município enfim começa a viver essa mudança. Este é um grande marco na história da cidade. Bilhões de pessoas ouvirão falar dessa cidade e conhecerão nosso potencial. Quero externar meus agradecimentos ao Governo pelo que faz por Cuiabá”.

Homenagens - A ponte recebeu o nome do professor Benedito Figueiredo e homenageia o professor de Língua Portuguesa que por 50 anos lecionou nas principais unidades de ensino da Capital. Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso onde lecionou no Instituto de Educação, foi professor no atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e também no Colégio São Gonçalo. O professor faleceu aos 103 anos no início do mês de maio deste ano.

A avenida que faz a interligação da Rua Antônio Dorilêo até a avenida Beira Rio terá o nome do engenheiro Quidauguro Santos da Fonseca. Formado em engenharia civil e funcionário público municipal por 38 anos, o engenheiro foi diretor-técnico da antiga Prodecap e secretário-adjunto e secretário da pasta de Infraestrutura e por último como secretário-adjunto de Obras da capital. Fonseca faleceu no final do mês de julho deste ano, aos 63 anos.

A ponte Benedito Figueiredo de 155 metros de extensão por 12,8 metros de largura e duas faixas de circulação (fluxo e contra fluxo) foi executada pela empresa Atrativa Engenharia Ltda. Já a avenida Engenheiro Quidauguro Santos da Fonseca, ligação entre a av. Beira Rio e a rua Antônio Dorilêo, com trecho de 2.551,67m de extensão, foi executado pela empresa Três Irmãos Engenharia. A pavimentação das ruas Camboriú/Cabeceiras compreende um trecho de 2,500 km e deve e beneficiar diretamente 15 bairros como Coophema, São Gonçalo, Jardim Gramado, Praierinho, Parque Georgia, Parque Atalaia, Parque Cuiabá entre outros. Atualizada às 15h15

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Silvio Canteneira, em 30/10/2013 às 10:27
E as empresas que estão sem receber pelas outras obras Governador??? As empreiteiras estão quebradas, estamos há mais de UM ANO SEM RECEBER DO ESTADO, e não é por conta de falta de documentos não! Temos um grupo de cerca de 20 empresas pequenas e médias que estamos unidos e "pressionando" quase que diariamente a SECID, SECITEC, SEDUC, etc...para que recebamos aquilo que é nosso por direito! Vencemos as licitações e as medições, quando são pagas, é com atraso que supera 120 dias (e no contrato é previsto 30). Estamos sem uma PESSOA DE PALAVRA que GARANTA O PAGAMENTO DAS OBRAS REALIZADAS. Não pedidos nada de mais, apenas que possamos receber por um serviço já realizado e recebido pelo Estado de MT!
por FULANO, em 30/10/2013 às 07:53
DAQUI A UM MÊS JÁ ESTA SÓ BURACO COM ESSE ASFALTO DE ULTIMA CATEGORIA QUE PARECE MAIS CASCA DE OVO.
por ARROCHA, em 29/10/2013 às 19:38
Olha, pode ter irregularidades, mas Cuiabá ficou 2O anos sem essas obras, não deve ser fácil fazer tudo quase que ao mesmo tempo mantendo ainda o custeio do Estado. A boca é quente, falar é fácil!
por Maicon de Souza, em 29/10/2013 às 17:14
Grande coisa... nada que justifique o sofrimento que o povo de Mato Grosso vem passando sob a tutela deste homem..22 anos de vida pública que somente quem acompanhou de perto sabe como esta trajetória foi construída...Penso que o Barbozinha ainda terá muitos dissabores pela frente..É a velha lei da ação e reação.
por kleber barrod, em 29/10/2013 às 16:54
Se for tudo no padrão da avenida Juliano Costa Marques tamo enrolados: ja ta toda esburacada, os postes todos tortos, sem iluminação, sem arborização, sem ciclovia, sem acessibilidade, sem canteiros centrais arruamados, toda remendada.
por odilson silva, em 29/10/2013 às 16:18
EU ACREDITO!!!!!
por jorge filho, em 29/10/2013 às 16:17
A IMPUNIDADE não tem mais graça! Agora se criticarmos a falta de gestão, o desvio de dinheiro público, o roubo, a picaretagem, estaremos fazendo APOLOGIA A DESGRAÇA", não é mesmo Exmo. Sr. Governador? Desisto, pare o avião que Eu quero descer!
por kerman correa fonseca, em 29/10/2013 às 16:13
Merecida homenagem essa grande obra que leva o nome do meu tio Quidau, esse merece ser homenageado por tudo que fez por Cuiabá...
Sitevip Internet