Notícias / Oportunidades

10/06/2013 - 12:15

Eventos esportivos vão gerar mais de 700 mil vagas de emprego até 2014

jornal hoje

Foto: Arquivo/Olhar Direto

Eventos esportivos vão gerar mais de 700 mil vagas de emprego até 2014
Muito mais do que um grande evento, a Copa do Mundo de 2014 vai gerar mais de 700 mil empregos até o ano que vem em setores de infraestrutura, como aeroportos e estádios, no turismo e em serviços como saúde e hotelaria. Os hotéis vão concentrar 92% das ofertas das vagas temporárias. As vagas estão surgindo por conta das competições esportivas que o Brasil vai sediar. No próximo sábado (15), começa a Copa das Confederações e, em 2014, tem a Copa do Mundo.

Copa oferece mais oportunidades com cursos do Pronatec em Cuiabá
Programa de inscrição para voluntários em Cuiabá começa após a Copa das Confederações

Para conseguir uma dessas vagas, cursos de qualificação dão apoio para os candidatos. O Senac, por exemplo, tem um selo em diversos cursos, que preparam para a Copa do Mundo. As vagas mais disputadas são as de garçom e de cozinheiro. Quem investe na qualificação tem um retorno muito rápido.

Em uma turma de Belo Horizonte, dos 17 anos alunos, 14 já conseguiram um emprego. “O banco de empregos é um departamento aqui dentro que faz a interface entre a necessidade do mercado e o perfil dos alunos. Só não está trabalhando quem não quer”, afirma Hans Eberhard, Coordenador de hotelaria e gastronomia do Senac BH.

A procura pelos cursos é tão grande que foi preciso reduzir a carga horária de alguns deles para formar mão de obra em menor tempo. O garçom Webert Lopes já conseguiu uma promoção no hotel onde trabalha. “Meu salário aumentou 40% e foi para R$ 1,2 mil”, conta.

Muitos alunos do curso também estão de olho no trabalho extra que vai surgir em eventos particulares promovidos durante as copas. Sheilla Lemos quer cozinhar para os estrangeiros e ganhar mais com isso. “Já tem proposta de trabalho para a Copa do Mundo, não só aqui em Belo Horizonte, mas fora também”, conta a cozinheira.

Outra opção para quem procura qualificação é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como meta qualificar até 2014 quase 183 mil trabalhadores. O projeto foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet