Notícias / Brasil

29/07/2014 - 09:28

Fifa considera uso da tecnologia na Copa um sucesso: "Fez história"

Globo Esporte

 A Fifa divulgou um comunicado nesta terça-feira para fazer um balanço do uso da tecnologia durante a última Copa do Mundo, no Brasil. Na visão da entidade máxima do futebol mundial, o uso do dispositivo, baseado em câmeras, que identificava se a bola havia cruzado ou não a linha do gol foi um sucesso e fez história.

- A tecnologia na linha do gol foi usada com sucesso durante todas as 64 partidas da Copa do Mundo. O sistema baseado em câmeras fornecido pela GoalControl e testado de acordo com o manual da Fifa existente da Labosport fez história ao ser o primeiro a ser implementado durante a Copa do Mundo sênior – dizia parte do comunicado da Fifa.

Para justificar sua opinião, a Fifa tomou com base três lances ocorridos ao longo dos 64 jogos da competição. O primeiro a ser citado, e o de maior destaque, foi o gol marcado por Benzema (veja no vídeo acima), no duelo entre França e Honduras, ainda pela primeira fase em Porto Alegre. O árbitro da partida, o brasileiro Sandro Meira Ricci, só percebeu que a bola cruzou a linha do gol graças ao dispositivo.

Outros dois jogos foram lembrados. Na opinião da Fifa, a tecnologia foi capaz de ajudar a arbitragem a validar o único gol da vitória da Costa Rica sobre a Itália, também pela primeira fase, marcado por Bryan Ruiz. Por fim, a entidade máxima do futebol mundial lembrou o pênalti cobrado pelo holandês Ron Vlaar na semifinal contra a Argentina, que, após ser defendido por Romero, parou sobre a linha (veja no vídeo ao lado).

- O sistema teria alertado o árbitro se o chute de Vlaar tivesse ultrapassado a linha, apesar de não ter importado no final, já que o pênalti já estava completado quando a bola rebateu do ombro do jogador após o goleiro ter feito a defesa.

Leia o comunicado na íntegra:

“A tecnologia na linha do gol foi usada com sucesso durante todas as 64 partidas da Copa do Mundo. O sistema baseado em câmeras fornecido pela GoalControl e testado de acordo com o manual da Fifa existente da Labosport fez história ao ser o primeiro a ser implementado durante a Copa do Mundo sênior.

Além de ser decisivo na validação de um gol durante a partida entre França e Honduras, ele ajudou a equipe de arbitragem a tomar decisões difíceis em várias outras ocasiões. Outro caso notável foi aquele em que a tecnologia foi capaz de ajudar o árbitro a validar o gol marcado por Bryan Ruiz para a Costa Rica contra a Itália, o que trouxe à tona memórias do lance de Frank Lampard contra a Alemanha na África do Sul 2010.

A GLT foi usada durante as prorrogações e disputas de pênalti, incluindo o pênalti amplamente divulgado do zagueiro holandês Ron Vlaar na semifinal entre a Holanda e a Argentina. O sistema teria alertado o árbitro se o chute de Vlaar tivesse ultrapassado a linha, apesar de não ter importado no final, já que o pênalti já estava completado quando a bola rebateu do ombro do jogador após o goleiro ter feito a defesa.

Além disso, os espectadores no estádio e assistindo pela TV puderam testemunhar os benefícios da tecnologia, já que os replays de incidentes críticos foram mostrados para dar confirmação visual da situação de gol ou não em mais sete ocasiões.

A tecnologia, que já havia sido usada em três competições anteriores da Fifa, provou seu valor mais uma vez, no maior palco de todos.”

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet