Notícias / Copa 2014

05/06/2014 - 16:07

Fifa lança o Código de Conduta nos estádios durante a Copa; veja o que é proibido

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Fifa lança o Código de Conduta nos estádios durante a Copa; veja o que é proibido
O Mundial 2014 já tem suas regras definidas. A Fifa lançou nesta quarta-feira, o Código de Conduta para o torcedor que virá ao país para asssistir os 64 jogos da Copa do Mundo. Diferente do que aconteceu na África do Sul, em 2010, desta vez, a vuvuzela não poderá ser utilizada em nenhuma partida. A Fifa proibiu todo instrumento musical de entrar nos estádios. Assim, a cachirola, criada para ser a 'vuvuzela' brasileira foi descartada. Roupas de caráter ideológico ou ofensiva, tablets e laptops também não são permitidos.

Leia mais:
Confira as regras que os torcedores têm de obedecer na Arena Pantanal
Aplicativo ajuda torcedores com informações e dicas durante os jogos

Para evitar protestos como os que ocorreram durante a Copa das Confederações, em 2013, bandeiras e mastros serão avaliados de acordo com o tamanho e forma. O objetivo é evitar problemas de violência ou mesmo um possível confronto contra a polícia. Também estão proibidos garrafas, copos e fogos de artifício. Comida e bebida somente a que for vendida dentro do estádio. Os torcedores também devem ficar atentos ao uso de equipamentos eletrônicos. A Fifa vedou o uso de câmeras profissionais por torcedores.

Confira a lista completa do que está proibido nos estádios da Copa:

- Armas de qualquer tipo ou quaisquer objetos que possibilitem a prática de violência.

- Qualquer coisa que possa ser usada como arma ou para cortar, perfurar ou servir como projétil, em particular guarda-chuvas longos e similares.

- Garrafas, copos (exceto copos de plástico), latas, jarros ou qualquer outro tipo de recipiente fechado que possa ser arremessado e causar ferimento bem como outros objetos feitos de vidro ou qualquer outro material frágil, e que seja possível de estilhaçar, ou embalagens duras ou Tetrapack, ou coolers rígidos.

- Fogos de artifício, sinalizadores, latas que produzem fumaça, pó para produzir fumaça, bombas de fumaça ou outros itens pirotécnicos ou aparatos que produzam efeitos semelhantes.

- Líquidos de qualquer espécie, exceto comprados dentro do estádio em copos de plástico e de acordo com os procedimentos de segurança.

- Comida de qualquer tipo, exceto comprada dentro do estádio ou comida especial para diabéticos.

- Narcóticos ou estimulantes.

- Materiais relacionados a causas ofensivas, racistas ou xenofóbicas, a caridade ou preocupações ideológicas, incluindo mas não limitado a faixas, bandeiras, cartazes, folhetos, sinais ou símbolos, objetos ou roupas, que possam interferir na apreciação do evento por outros espectadores, desviar o foco do esporte ou estimular qualquer forma de discriminação.

- Mastros de bandeiras ou faixas de qualquer tipo. Somente mastros flexíveis e os chamados "mastros-duplos" que não ultrapassem um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro e que não são feitos de material inflamável são permitidos.

- Bandeiras ou faixas maiores do que 2m x 1,5m. Bandeiras menores e faixas são permitidos desde que sejam feitos de material denominado pouco inflamável e que estejam de acordo com as normas e padrões nacionais.

- Qualquer tipo de animal, exceto cães-guia. Neste caso, o visitante que pretende trazer o animal terá de apresentar documentos oficiais brasileiros, ou cópias autenticadas, para provar a necessidade de um cão-guia; e evidenciar a qualificação do animal como cão-guia.

- Qualquer material comercial ou de promoção incluindo mas não limitado a faixas, bandeiras, cartazes, sinais ou símbolos, objetos ou roupas com fins promocionais ou comerciais.

- Objetos infláveis, como balões e bolas.

- Latas de spray de gás, substâncias corrosivas ou inflamáveis, recipientes contendo substâncias nocivas à saúde ou inflamáveis. Isqueiros padrão são permitidos.

- Objetos volumosos como escadas, cadeiras, bancos, caixas, recipientes para papel, bolsas grandes, maletas e bolsas esportivas. Por volumosos se compreende todos os objetos com dimensões superiores a 25cm x 25cm x 25cm que não podem ser acomodados embaixo dos assentos no estádio.

- Grandes quantidades de papel ou rolos de papel.

- Instrumentos que produzam barulho excessivo como megafones, sirenes e buzinas.

- Qualquer instrumento musical, não importa o tamanho, incluindo vuvuzelas.

- Aparatos que produzam raios laser ou similares.

- Grandes quantidades de pó, farinha ou similares.

- Câmeras (exceto para uso privado e com somente uma bateria extra) e qualquer aparato para gravação de som e vídeo.

- Computadores ou outros aparelhos (incluindo, por exemplo, tablets e laptops) usados com o propósito de transmitir ou disseminar som, imagens, descrições ou resultados dos eventos pela internet ou outras formas de mídia.

- Outros objetos que possam comprometer a segurança do público ou manchar a reputação do evento. 

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por LUIZ, em 06/06/2014 às 13:45
Acho melhor mandar construir a jato uma "CELA VIP", na Arena Pantanal, para acomodar os nosso briosos políticos (vereadores e deputados). Afinal eles querem ver o jogo de camarote. Táxi especial tipo camburão, para o deslocamento entre Arena Pantanal e o Pascoal Ramos e Carumbé.
por salvador jr, em 06/06/2014 às 12:39
podendo xingar o juiz o povo já agradece.
por Pitter, em 06/06/2014 às 11:29
Quem nao gosta de futebol, nem deveria de ler a matéria, muito menos comentar, quanto o que pode ou não fazer dentro das Arenas, está coreto, pois o torcedor mesmo sendo monitorado faz merda no estádio.. e quanto ao preço da água, refri, pipoca e coisas afins que serão vendidos no estádio, voce compra se quizer... E os jogos da copa a R$ 60,00 o ingresso, não é fortuna nenhuma não, tá ganhando pouco, ou não tá satisfeito, não é culpa da bola, é do governo, e sua atitude tem que ser em outubro, no seu voto, não fazendo arruaça na rua ou manifestação pra não ir trabalhar... como ocorreu e ocorre..
por ANDRE, em 06/06/2014 às 07:32
talvez a fifa permita que o torcedor tenha lembranças futuras da copa,ou sonhe com ela.tenha dó povo BRASILEIRO,vamos ter dignidade,não somos vira-latas
por LUIZ, em 06/06/2014 às 07:22
Por esta razão, assistir o jogo em casa é muito melhor. Tranquilidade, boa alimentação, cadeira/poltrona confortável, em frente uma SMART TV LED. Visualiza: Sair de casa e enfrentar: Um trânsito caótico Buracos e crateras por todas as ruas Com certeza tudo que é malandro, marginal e assemelhados estarão de prontidão, para surpreender aqueles que só desejam um pouco de diversão sadia Se conseguir chegar no estádio, ao término do jogo, começa nova maratona para retornar as suas casas E vir pelo caminho rezando, para que não tenham visitado sua casa durante o jogo. E ainda, vai gastar uma boa grana para se submeter a tudo isso. Muito obrigado, mas a televisão nestas circunstâncias e a melhor opção sem dúvida alguma. Considerando-se ainda, que vai ter que assistir o jogo sentado em uma cadeirinha (tipo TAM), onde só dá para mexer o pescoço, e se beber algo, vai atrapalhar meio mundo para ir ao banheiro, a turma vai pensar que é a "ÔLA" e aí tudo mundo levanta dentro do estádio. he,he,he,he...
por Dito Cujo, em 05/06/2014 às 21:31
Pra mim n faz a menor diferença,já q n gosto d futebol e consequentemente n vou ao estádio msm...
por katia, em 05/06/2014 às 18:50
Ou seja com tudo isso prova que somente com uma boa condicao financeira para entrar na arena ja que nao pode levar nada nem de comer la dentro tudo absurdo de caro pracabar
por Morador, em 05/06/2014 às 18:49
É melhor nem ir!!!
por Ademir Borges, em 05/06/2014 às 17:25
No ponto de vista a FIFA quer mandar muito,muita coisinha,os comerciantes no entorno da Arena que o diga.
por Soares, em 05/06/2014 às 17:01
A FIFA manda e desmanda no Brasil em, até legislar já esta fazendo. Piada o (brazil).
Sitevip Internet