Notícias / Copa 2014

05/06/2014 - 18:40

Fifa se recusa a falar de greves em SP; Rebelo e Blatter ficam em saia-justa

Globo Esporte

 A entrevista coletiva do Comitê Organizador da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, em São Paulo, mostrou a preocupação da Fifa em se desvincular totalmente dos problemas relativos a greves e falhas na infraestrutura das sedes do Mundial. A capital paulista, por exemplo, enfrentou um dia complicado, com paralisação do metrô e de agentes de trânsito - e consequentemente, engarrafamento recorde.

O assunto foi recorrente durante todo o evento, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, todas as vezes em que foi questionado sobre se a entidade se preocupava com a questão a uma semana do início da Copa, transferiu os questionamentos para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Ao responder à questão, Rebelo acabou provocando uma controvérsia com a Fifa. Ele admitiu que o Brasil enfrenta problemas estruturais, de segurança pública, transporte público, mas disse que o País foi o único a se candidatar para sediar o Mundial de 2014.

Em seguida, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu a palavra e afirmou que a Colômbia também se ofereceu, mas acabou desistindo. O fato é que, no dia da escolha, apenas o Brasil estava no páreo, já que a entidade que comanda o futebol estabeleceu um rodízio de continentes: estava decidido que a Copa deste ano seria realizada na América do Sul, e a Colômbia havia se retirado da disputa.

- Com relação à Copa, sempre tivemos muitos países querendo hospedá-la. Quando dissemos que o Brasil foi o único (a se candidatar) não está correto, porque a Colômbia também queria, mas depois desistiu - disse Blatter.

O ministrou continuou sua resposta admitindo que os problemas enfrentados pelo país não envolvem a Copa.

- Os atrasos mais importantes e graves do Brasil não estão relacionados ao Mundial. Temos uma infraestrutura deficiente, que impacta em nossa economia. Sabemos que há problemas de segurança pública, em aeroportos. O que procuramos fazer é um esforço para resolver alguns, melhorar outros, antecipar soluções.
por Carlos Nunes, em 06/06/2014 às 11:15
Alguém no Brasil, de coragem, tem é que destrinchar, esmiuçar, o Acordo + a Lei da Copa, em linguagem popular, para verificar todas as Vantagens e Mais Vantagens que a FIFA, e todos os seus patrocinadores terão no país - somando tudo dá...QUANTOS BILHÕES? E divulgar o relatório completo ANTES DAS ELEIÇÕES. Ontem o Datena, em seu programa, fez um breve comentário, e disse que seriam 35 BILHÕES (não dão 35% de reajuste para os metroviários, mas dão 35 BILHÕES para a FIFA). Resta saber Em Qual região do país, daquelas bem carentes, bem pobre, esses BILHÕES farão uma falta danada?
Sitevip Internet