Notícias / Mobilidade Urbana

01/01/2014 - 17:01

Governo Silval já prepara novas inaugurações e se preocupa com má qualidade de obras

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Governo Silval já prepara novas inaugurações e se preocupa com má qualidade de obras
Faltando aproximadamente seis meses para o início da Copa do Pantanal Fifal  2014, o governo do Estado segue enfrentando o desafio de concluir as obras de mobilidade urbana da Capital para o maior evento  da história. E, pelas projeções da Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal (Secopa), as próximas obras a terem fitas descerradas pelo governador Silval Barbosa (PMDB), são: Viaduto MT-040, Viaduto da Sefaz e Complexo do Tijucal.

Veja mais:
Secopa avisa construtora que não vai aceitar obra de qualidade ruim
Na reta final, Complexo Viário do Tijucal aumenta expectativa; Confira fotos

Em 2013, algumas destas obras tiveram a inauguração adiada várias vezes e não será surpresa se alguns novos adiamentos ocorrerem, nos próximos meses, já que nesta época do ano as chuvas intensas são recorrentes, na Capital mato-grossense.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), cujo relator das obras, conselheiro Antônio Joaquim Neto se licenciou, acompanhava as obras de perto e a cada mês emitia um relatório sobre o andamento das obras. Todavia, nos últimos meses, mais nada foi publicado. A última versão foi referente às medições realizadas até o fim de julho. A Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa e também uma comissão da Comissão Especial de Acopanhamento da Câmara de Cuiabá fiscalizam as intervenções.

O governo do Estado já entregou algumas obras consideradas ‘grandes’ no fim de 2013 como o Viaduto do Despraiado e a ‘trincheirinha’ da Mario Andreazza/Ciríaco Cândia. A promessa é que nos primeiros meses de 2014 o ritmo de inaugurações continue.

Outra preocupação é com a qualidade dos serviços prestados pelas construtoras, já que muitas obras estão ‘dando defeito’. A má qualidade do asfalto já está gerando revolta na população. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já alertou que não aceitará obras de má qualidade.

Viaduto MT-040 – As chuvas que caíram no fim do ano, em Cuiabá, prejudicaram o andamento das obras no elevado e fez com que a inauguração prevista para dezembro fosse adiada para o começo de Janeiro de 2014.
O viaduto está na fase de acabamento e é provável que seja uma das primeiras obras entregue em 2014. Os trabalhos se concentram na conclusão do pavimento superior e na rotatória sob o viaduto.

Viaduto da Sefaz – Esta foi uma das obras de mobilidade urbana da capital que mais deram ‘dor de cabeça’ para o governo. Foram vários os problemas, um dos últimos foi a péssima condição em que o asfalto do elevado se encontrava, fato que foi explicado pelo consórcio – procedimento foi realizado para fazer a junção do viaduto com a pista.

Complexo Viário do Tijucal – O local está com os trabalhos bem avançados e logo também deverá estar pronto para o uso da população. A esperança dos condutores que passam pela região é de que a obra seja acelerado, pois os transtornos com os vários desvios e buracos são grandes.

Atualmente são 170 homens que se dividem na finalização do viaduto, construção da trincheira e de uma nova e moderna rotatória. Quando pronto, o complexo facilitará o trânsito.

Exibindo de "01" à "10" do total de "13"

por edvander, em 04/01/2014 às 12:08
Inalgurar obras pela metade é facil, quero ver se vão conclui - las algum dia aff.
por Everaldo, em 03/01/2014 às 14:24
Falando e complexo viário do Tijucal Cade a duplicação da DR Meirelles, alguém pode me responder????????????
por totó, em 02/01/2014 às 16:54
Que a inauguração pode ser uma festa de primeira grandeza, mas a obra inaugurada não de segunda porcaria em termo de acabamento.
por revoltado, em 02/01/2014 às 15:00
LEGADO E ALAGADO....CUIABÁ VAI SUMIR DO MAPA E NÃO VAI DEMORAR MUITO.
por GETULIO/CUIABA, em 02/01/2014 às 12:23
E DESALENTADOR VER A OMISSAO DO MINISTERIO PUBLICO, DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DA OAB, POIS E NOTORIA A PESSIMA QUALIDADE DAS OBRAS DESSE GOVERNO INDECENTE. O LEGADO SERA A VERGONHA E A HUMILHAÇAO.
por claudio, em 02/01/2014 às 11:42
Todos nós P-erguntamos Aonde esta MP, PF,POLITICOS, CPI, SABEM AONDE ESTÃO, ESTÃO TODOS C/ OS BOLSOS E CONTAS RECHEADAS, AMOR É LORÓTA QUEM MANDA É A NOTA, DINHEIRO NÃO ACEITA DESAFORO, ESTE Pessoal não tem Amor a nada esta é a Hora de encher o Bolso ?????
por Jorge Fernando, em 02/01/2014 às 11:41
E tem Jornalista Sensacionalista e um Monte de Cuiabano que vem dizer que parte da População só Sabe criticar ao contrario de apoiar e pensar no legado... Agora eu Pergunto: QUE LEGADO É ESSE DE 5 BILHÕES DE REAIS QUE VAI DURAR NO MAXIMO ATÉ A COPA??? E os atrasos são todos estrategias das construtoras que sabem que a mal Qualidade das Obras não vai durar até a copa, sendo assim quanto mais perto da copa eles entregar, menos defeito vai poder ser visto até a copa. JÁ DEPOIS DA COPA VAMOS VER LEGADO DESCARTÁVEL QUE O GOVERNO NOS DEIXOU... Outubro deste ano tem Eleição Galera, e é nas Urnas que vamos dar a resposta pra esse Governo que acha que a População é Bu....
por Cicero, em 02/01/2014 às 10:33
O que falar então do viaduto SEFAZ-SONRISAL? Quando prepararam para inauguração parecia uma pista para desfile de carnaval, com faixas e cartazes, cheio de alegorias. E durante a construção lembro que foi divulgado pelo governo que estavam a construtora responsável estaria usando um material resistente ao calor denominado de "polímero", ou seja, só propaganda mesmo.
por Carlos Nunes, em 02/01/2014 às 10:32
Com essa dinheirama toda que vão gastar com as obras da Copa, dava para fazer MUITO MAIS E MELHOR: com ótimo planejamento, pés no chão, sem sistema diferenciado de contratações, que é um prato cheio para a corrupção e o pagamento de propinas, preparando Cuiabá para os seus 300 anos, em 2019. Copa 2014 é só um circo passageiro muito caro aonde vão sair ganhando: 1) a FIFA que, segundo o Marcelo Resende, terá um lucro muito superior à 4 BILHÕES 2) os grandes empresários e empreiteiros que vão faturar BILHÕES 3) alguns políticos que só pensam em se perpetuar no poder, e imaginam que serão eleitos nas próximas eleições, vão ganhar votos. Bem, perguntariam e o Trabalhador não vai ganhar nada. Bem, se tomarmos o exemplo dos feirantes que trabalham há décadas para ganhar o pão nosso de cada dia, e vão ser despejados para fazerem Estacionamento Alternativo na Arena Pantanal os trabalhadores vão ser é descartados, e ainda como atrapalhadores do progresso de uma exploração capitalista, simbolizada no: eles vieram (a FIFA) fizeram a turma trabalhar com dinheiro 100% público CATAM O LUCRO e vão embora. Aonde a FIFA passou, o pobre se ferrou.
por dori, em 02/01/2014 às 10:01
sempre choveu nesta epoca o poblema e que as empresas nao trabalharao so seve maquinas paradas e os empregados
Sitevip Internet