Faltando aproximadamente seis meses para o início da Copa do Pantanal Fifal 2014, o governo do Estado segue enfrentando o desafio de concluir as obras de mobilidade urbana da Capital para o maior evento da história. E, pelas projeções da Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal (Secopa), as próximas obras a terem fitas descerradas pelo governador Silval Barbosa (PMDB), são: Viaduto MT-040, Viaduto da Sefaz e Complexo do Tijucal.
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Em 2013, algumas destas obras tiveram a inauguração adiada várias vezes e não será surpresa se alguns novos adiamentos ocorrerem, nos próximos meses, já que nesta época do ano as chuvas intensas são recorrentes, na Capital mato-grossense.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), cujo relator das obras, conselheiro Antônio Joaquim Neto se licenciou, acompanhava as obras de perto e a cada mês emitia um relatório sobre o andamento das obras. Todavia, nos últimos meses, mais nada foi publicado. A última versão foi referente às medições realizadas até o fim de julho. A Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa e também uma comissão da Comissão Especial de Acopanhamento da Câmara de Cuiabá fiscalizam as intervenções.
O governo do Estado já entregou algumas obras consideradas ‘grandes’ no fim de 2013 como o Viaduto do Despraiado e a ‘trincheirinha’ da Mario Andreazza/Ciríaco Cândia. A promessa é que nos primeiros meses de 2014 o ritmo de inaugurações continue.
Outra preocupação é com a qualidade dos serviços prestados pelas construtoras, já que muitas obras estão ‘dando defeito’. A má qualidade do asfalto já está gerando revolta na população. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já alertou que não aceitará obras de má qualidade.
Viaduto MT-040 – As chuvas que caíram no fim do ano, em Cuiabá, prejudicaram o andamento das obras no elevado e fez com que a inauguração prevista para dezembro fosse adiada para o começo de Janeiro de 2014.
O viaduto está na fase de acabamento e é provável que seja uma das primeiras obras entregue em 2014. Os trabalhos se concentram na conclusão do pavimento superior e na rotatória sob o viaduto.
Viaduto da Sefaz – Esta foi uma das obras de mobilidade urbana da capital que mais deram ‘dor de cabeça’ para o governo. Foram vários os problemas, um dos últimos foi a péssima condição em que o asfalto do elevado se encontrava, fato que foi explicado pelo consórcio – procedimento foi realizado para fazer a junção do viaduto com a pista.
Complexo Viário do Tijucal – O local está com os trabalhos bem avançados e logo também deverá estar pronto para o uso da população. A esperança dos condutores que passam pela região é de que a obra seja acelerado, pois os transtornos com os vários desvios e buracos são grandes.
Atualmente são 170 homens que se dividem na finalização do viaduto, construção da trincheira e de uma nova e moderna rotatória. Quando pronto, o complexo facilitará o trânsito.