Notícias / Geral

14/01/2014 - 11:39

Governo abre inscrições para voluntários da Copa do Mundo

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Governo abre inscrições para voluntários da Copa do Mundo
A partir de hoje, terça-feira (14) estão abertas as inscrições do programa Brasil Voluntário que funcionará como uma ampla rede de mobilização social durante a realização da Copa do Mundo. Coordenado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) o programa é voltado aos servidores públicos do governo do Estado, das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e ao público em geral, com a finalidade de recrutar voluntários para atuar no Mundial.

Leia mais:
McDonald’s treinará os voluntáriosda FIFA para a Copa do Mundo
Mais de 152 mil inscritos no programa de voluntários da FIFA

O programa tem um incentivo extra do governo. O servidor selecionado ficará autorizado a afastar-se das suas atividades sem prejuízo de sua remuneração. A carga horária de treinamento e de efetivo trabalho voluntário será validada para efeito da Lei Complementar nº 04 de 15 de outubro de 1990, aplicada à progressão de carreira do servidor, desde que comprovada sua participação por meio de certificação emitida pelo Ministério do Esporte. O governo publicou o decreto 2.092/14, que regulamenta a participação, com data de 02 de janeiro de 2014.

Os voluntários atenderão visitantes e torcedores em pontos estratégicos de mobilidade urbana como rodoviária, aeroporto, terminais de ônibus, além de dar informações no entorno da Arena Pantanal e ajudar a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio. As áreas de grande movimentação de pessoas, como shopping centers, pontos turísticos e o Fifa Fan Fest também contarão com o apoio desses voluntários, que receberão treinamento, auxílio transporte e alimentação, uniforme, seguro de vida durante a atuação e certificado emitido pela Universidade de Brasília. Todo o programa será custeado pelo Governo Federal.

REQUISITOS - Para ser voluntário durante o Mundial é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de quatro horas diárias para o trabalho entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano. As inscrições começam no próximo dia 14 e estendem-se até 6 de março.

O treinamento será composto de dois módulos, um virtual e outro presencial. Entre eles; hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário.

“Pessoas do mundo inteiro chegarão à Cuiabá e nossos voluntários serão os primeiros a ter contato com esses torcedores e turistas”, destaca o secretário da Secopa Maurício Guimarães.

ESTUDANTES - Outro público alvo do programa são os estudantes de Comunicação. Um grupo será selecionado para atuar no Centro Aberto de Mídia que funcionará no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Esses voluntários prestarão auxílio a jornalistas brasileiros e estrangeiros da imprensa não credenciada. Alunos dos cursos de educação física, idiomas e turismo também são públicos estratégicos para este programa já que poderão vivenciar no trabalho voluntário situações que contribuirão para sua formação profissional.

O Brasil voluntário é uma iniciativa do Governo Federal e acontecerá em todas as cidades sedes onde serão realizados jogos da Copa do Mundo. Mais informações pelo site www.brasilvoluntario.gov.br. Com informações da Secopa

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet