Notícias / Copa 2014

25/09/2013 - 07:21

Governo debate risco de racionamento de energia na Copa

Agência Câmara

Uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, na tarde desta terça-feira, discute os atrasos nas obras de geração, transmissão e distribuição de energia e “as constantes notícias publicadas na mídia nacional sobre a possibilidade do Brasil sofrer um apagão nas proximidades dos jogos da Copa do Mundo de 2014”, segundo o autor do pedido, deputado Edinho Bez (PMDB-SC).

Depois de lembrar que “o setor energético vem apresentando uma série de deficiências, com apagões sistemáticos pelo Brasil afora”, Edinho Bez cita dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de que “48% dos 6.149 megawatts referentes a projetos de geração de energia previstos para o ano que vem enfrentam impedimentos para entrar em operação. Na área de transmissão, 4.191 quilômetros de linhas para 2014 estão com o cronograma atrasado. Dos 80 principais projetos do país previstos para o período de 2013 a 2015, 53, ou 66%, estão com atrasos”.

Risco de racionamento

O deputado diz que “há problemas, ainda, na distribuição: 27% das obras consideradas obrigatórias nas 12 cidades que vão sediar os jogos não serão concluídas no prazo previsto. Algumas contam com previsão de término para depois da Copa”. Bez acrescenta que matéria do Jornal o Globo “alerta que o atraso em obras eleva os riscos de racionamento para até 9% no próximo ano, quase o dobro da média histórica do setor, de 5%”.

Foram convidados como debatedores o superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Moisés Machado da Silva, e o secretário adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Robésio Maciel de Sena.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet