Notícias / Arena Pantanal

19/05/2014 - 15:29

Governo do Estado descarta a inauguração oficial da Arena Pantanal

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Governo do Estado descarta a inauguração oficial da Arena Pantanal
A tão esperada inauguração oficial da Arena Pantanal com um grande espetáculo futebolístico, não vai mais acontecer. Foi o que deixou claro, o chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, em entrevista à imprensa, no intervalo da partida Santos x Atlético Mineiro. Segundo Nadaf, o Governo considera que a Arena 'já foi inaugurada e esse é um assunto encerrado'. Assim, a Arena Pantanal será o único estádio da Copa 2014 sem cerimônia inaugural.

Leia mais:
Secopa cancela pela 4ª vez jogo de inauguração da Arena; Seleção do tetra-penta não virá mais a Cuiabá
Atlético-MG bate Santos e é o primeiro grande clube a vencer na Arena Pantanal

O primeiro jogo-teste aconteceu no dia 2 de abril, quando o Mixto enfrentou o Santos pela Copa do Brasil. A partida, que foi a pré-inauguração do estádio, terminou empatada sem gols. Depois disso, jogaram na Arena Luverdense x Vasco (26 de abril) e Cuiabá x Internacional (1º de maio). O jogo de ontem foi o quarto realizado na Arena Pantanal e apresentou um público de 18.683 pessoas, das quais 15.600 pagantes. A renda foi de R$ 706 mil.

Por quatro vezes, a inauguração oficial foi anunciada. Na semana passada a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que a inauguração ocorreria no dia 20 (terça-feira) com a partida envolvendo a seleção brasileira do tetra-penta contra o Olímpia, do Paraguai. Essa partida serviria como o último teste do COL-Fifa para o estádio cuiabano que sediará quatro jogos no Mundial 2014.

Um dia depois de confirmar essa partida, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães tratou de anunciar o cancelamento do jogo por falta de 'agenda' de jogadores da seleção. Por não ter tempo hábil para organizar uma nova promoção, já que a Arena Pantanal deve ser entregue no dia 21 para a administração da Fifa, não restou outra alternativa à Secopa a não ser o cancelamento do jogo. Foi cogitado que o jogo deste domingo entre Santos e Atlético-MG poderia valer como uma inauguração oficial, mas o Governo do Estado decidiu abortar a festa. O secretário Maurício Guimarães não quis dar entrevista neste domingo.

"Agora, vamos nos concentrar na conclusão da obra. Falta pouca coisa a fazer e esta semana devemos terminar os retoques e ajustes finais. Depois é só fazer a transmissão simbólica do estádio para a Fifa", afirmou Nadaf, destacando que "a Arena Pantanal é um estádio acima das expectativas do Governo do Estado.

Se por um lado o cancelamento da inauguração oficial incomoda pelo fato de torcedores que aguardavam a realização de um grande jogo em Cuiabá, terem se frustrado, por outro lado, o Governo do Estado pratica economia, já que deixará de gastar com promoção, cachê para equipes convidadas e show pirotécnico. 

Estacionamento - Ao falar sobre o impasse gerado com a determinação de remoção dos feirantes do Verdão, o representante do Governo do Estado disse que "isso agora é responsabilidade da prefeitura de Cuiabá". Na semana passada, os permissionários do terminal atacadista pediram um prazo de 30 dias para o prefeito para se transferirem.

A Secopa espera a imediata retirada dos feirantes para fazer a demolição e implantar o estacionamento que deverá ser utilizado pela organização do Mundial. Essa é a única exigência do caderno de compromissos com a Fifa que ainda não foi atendida, segundo Nadaf. Com a proximidade da Copa, o Governo começa a ficar em situação desconfortável diante da Fifa por conta desse assunto.

Nadaf confirmou que após a Copa do Mundo, o Governo do Estado vai discutir concessão do estádio para a iniciativa privada. "Por enquanto, vamos nos concentrar na realização do Mundial. Depois, vamos discutir a concessão que é uma tendência oficializada", acrescentou, revelando que já existem grupos da iniciativa privada interessados em bancar a incorporação da Arena.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por lucas, em 19/05/2014 às 18:39
depois de meia duzia de jogos ainda pensam em inaugurar isto.
por eduardo, em 19/05/2014 às 16:52
Inaugurar o que não está acabado, o governador quer mais é se livrar dessas obras
por Zé da Silva, em 19/05/2014 às 16:26
Não fará inauguração com medo da vaia, que com certeza levaria!
Sitevip Internet