Notícias / VLT

06/11/2013 - 09:17

Governo promoverá 'desfile' de trem do VLT por ruas de Cuiabá e VG

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Governo promoverá 'desfile' de trem do VLT por ruas de Cuiabá e VG
O primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos cuiabano deve ser exibido na tarde desta quinta-feira (07) para as populações de Cuiabá e Várzea Grande. A composição, com sete vagões fará um ‘desfile’ em carreta especial por algumas vias da capital, até à chegada ao pátio do Centro de Manutenções de Várzea Grande, onde ficará acomodada sobre os primeiros 500 metros de trilhos que já estão assentados. A exibição pública do VLT foi planejada nesta terça-feira pelo Governo do Estado, com o interesse de apresentar o novo modal.

Leia mais:
Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá na noite desta terça-feira
Vistoria detecta que apenas o trecho Aeroporto-Porto do VLT deve ficar pronto para a Copa

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que a chegada da primeira composição ocorreu na manhã desta quarta-feira (6). As carretas que transportam os vagões estão estacionadas no Porto Seco (Distrito Industrial), até a autorização do governador Silval Barbosa para sua apresentação pública pelas principais ruas e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.

 Uma vez executados os processos burocráticos da importação no Porto Seco, as carretas com os vagões iniciam a jornada rumo a Várzea Grande através do Centro de Cuiabá e bairro Porto. Isso só deve acontecer na tarde desta quinta-feira.

A exibição do primeiro VLT é também mais uma jogada de marketing do Governo do Estado que na semana passada deu início às inaugurações das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. A ideia é também mostrar que ‘o sonho começa a se tornar realidade para a população da capital’. Segundo o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, a composição seguirá para o pátio e ficará sob vigília. “Então, nada mais justo do que oportunizar a população a conhecer o VLT”, ressalta.

As três carretas que transportam o trem – dividido em três partes – saíram do Porto de Santos, no fim de outubro. Devido ao fato de o veículo apresentar alta tecnologia e complexos sistemas de telecomunicação e operação, o transporte demandou uma estratégia logística arrojada.

A missão de fabricar e transportar, ficou à cargo da CAF empresa espanhola. O transporte dos trens ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT, está sendo feito pela CAF Brasil, que compõem o Consórcio VLT, responsável pelo fornecimento do material rodante (trens) e sinalização ferroviária.

A importação dos trens para Cuiabá exigiu a contratação de uma empresa especializada, a Mac Logistic, especializada em logística. As carretas têm cerca de 100 metros de comprimento e viajam apenas durante o dia, com média de velocidade de 40 quilômetros por hora, com monitoramento via satélite. Assim que chegar a Cuiabá, o processo aduaneiro do primeiro e dos demais trens será feito no Porto Seco de Cuiabá, para então ser levado para o pátio de operações, em Várzea Grande.

O contrato junto à CAF prevê a aquisição de um total de 40 veículos com sete módulos cada. E cada um tem a capacidade de transportar até 400 pessoas por composição, sendo 72 sentados. Atualizada às 16 horas

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por Janderson, em 06/11/2013 às 15:58
Vergonha alheia desta laia.
por Kaue, em 06/11/2013 às 14:03
KKKKKKKKKKKKK é muita brincadeira mesmo,
por WELLINGTON, em 06/11/2013 às 11:59
GERALDO MIGUEL , COM CERTEZA TEM PLANO DE SAUDE E DEVE MORAR EM MANSÃO PROTEGIDA POR SEGURANÇA 24 HORAS...CASO CONTRARIO , LEVE SUA FILHA OU PARENTE QUANDO ESTIVEREM DOENTES , PARA SE TRATAR NA ARENA PANTANAL. SE UM PARENTE OU FILHA FOR VITIMA DA VIOLENCIA QUE ASSOLA ESTA CIDADE , CHAMA O SUPER MAURICIO , ELE COM CERTEZA VAI TIRAR O PALETÓ E SOBREVOAR CUIABÁ PARA TE SALVAR. A SIM , NAO ESQUECE ANTES DOS BANDIDOS ATIRAREM VOCE DIZER : Ó E AGORA QUEM VAI NOS DEFENDER?
por lex, em 06/11/2013 às 11:57
Faço minhas as palavras do Ed Marts! Também gostaria de saber onde vão encostá-lo para ficar apodrecendo até ser colocado em funcionamento, se é que esse VLT vai sair mesmo!
por geraldo miguel, em 06/11/2013 às 11:05
Sempre acreditei na capacidade do Mauricio, é quem salva esse Governo, das prorrogações , das desculpas e da falta de planejamento. Mas, mesmo assim a truma do quanto pior melhor vão ter que chupar essa manga.
por Ricardo Figueiredo, em 06/11/2013 às 10:42
Deixa o desfile pra quando ele for atender a sociedade!! e nao para começar a disputa eleitoral !
por Alguem, em 06/11/2013 às 10:35
Nossa. nem está pronto nada e que ficar se exibindo pelas ruas da cidade, que por sinal está um caos..
por Paulo, em 06/11/2013 às 10:29
O Governo deveria era ficar envergonhado por ter prometido o tempo todo aos Matogrossense que o VLT ficaria pronto em março de 2014, conforme contrato com a consórcio, Agora vem dizer que não deve ficar pronto e ainda quer causar mais estresse ao cidadão desfilando os vagões pelas ruas já caóticas em função das intermináveis obras de mobilidade, repito este Governo esta dando uma demonstração de descaso com o cidadão que já chegou ao limite do suportável. Este Governo realmente esta sem rumo.
por Ed Marts, em 06/11/2013 às 10:23
A melhor forma de apresentar o VLT à população é colocando-o para funcionar e não atrapalhando o trânsito "pouco caótico" por causas das obras do VLT que, aos poucos se admite, não ficaram prontas. A melhor jogada de marketing seria, então, a seguinte: os vagões não passarão pelo centro para não atrapalhar o trânsito, afinal foi proibido o trânsito de carretas no centro em razão das obras.
por Daniel, em 06/11/2013 às 09:47
Desfilar? Uma obra super atrasada e ainda quer desfilar? É bem MT mesmo. Estamos ansiosos para que chegue logo o próximo governador para que possamos ver nosso MT voltar o desenvolvimento novamente. Com bem menos dinheiro ja gastos nessas obras, qualquer BOM Administrador ja teria feito muito mais. Vamos acabar com essa farra de se fazer politicagem e acabar logo com o caos instalado na capital. A população ja não é a mesma de antigamente que aceitava essas atitudes e depois votava no candidato falastrão que só fica na conversa. Queremos ver é TRABALHO SÉRIO realmente.
Sitevip Internet