Notícias / Arena Pantanal

22/10/2013 - 11:10

Governo suspende licitação das cadeiras da Arena Pantanal; única participante foi condenada

Darwin Júnior - Reportagem Local

Foto: Ednilson Aguiar

Governo suspende licitação das cadeiras da Arena Pantanal; única participante foi condenada
A pouco mais de dois meses do encerramento do prazo dado pela Fifa para a entrega dos últimos estádios da Copa, Cuiabá se vê às voltas com o agravamento de um problema. O processo licitatório para a aquisição das cadeiras da Arena Pantanal acabou sendo suspenso na manhã desta terça-feira (22) devido à ‘irregularidade’ da única participante. A empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos, foi impedida de concorrer devido à apresentação de cópia de um documento expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo que a considerou inabilitada de participar de licitações pelo período de 5 anos por 'improbidade administrativa'.

Leia mais:
Desembargadora mantém nula licitação de R$ 19 milhões para compra de cadeiras na Arena
Com nova licitação das cadeiras, custos da Arena Pantanal podem aumentar

Não restou outra alternativa à Comissão de Licitação da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a não ser suspender o certame, considerando que a única participante é 'inidônea'. A Secopa ainda não definiu o próximo passo, mas três possibilidades foram cogitadas: a tentativa de um efeito suspensivo para que a Desk possa fornecer o produto; realização de um novo pregão nos próximos dias; contratação de empresa para instalação das cadeiras em caráter de urgência.

Contrariando as expectativas, a Kango Brasil, que havia vencido a primeira licitação para o fornecimento dos assentos – depois teve o contrato com o Governo do Estado cancelado por recomendação do Ministério Público Estadual por suspeita de sobrepreço – não participou do pregão. O representante da Kango se limitou a apresentar a liminar expedida pelo TJ-SP e conseguiu provocar a suspensão do pregão. A Comissão de Licitação checou a veracidade do processo contra a Desk e considerou o pregão presencial de número 21/2013 ‘deserto’, oficializando a suspensão.

O advogado da Kango, Murilo Habitzreuter, apresentou contestação sobre a idoneidade da Desk, 'empresa que já perdeu vários recursos'. Segundo ele, só existe a chance de reverter a decisão no STJ, o que é improvável. Ele acredita que o contrato com a kango Brasil foi cancelado para beneficiar a Desk.

Na visão da diretora do pregão, Thays Karla Maciel Costa, o fato desta terça-feira não é nenhuma grande surpresa: “É uma ocorrência comum em processos licitatórios e está dentro da normalidade”. No entanto, ela não fez previsões sobre o que vai ocorrer daqui para a frente. O mais provável é que ocorra um novo processo licitatório dentro de oito dias.

A Secopa corre contra o tempo para resolver a questão, já que o prazo de entrega do estádio está expirando. Em entrevista após a suspensão do pregão, nesta terça-feira, o secretário Maurício Guimarães já admitiu um atraso entre 10 ou 15 dias na entrega da Arena Pantanal por conta da ‘novela’ das cadeiras. “A Fifa exigiu o estádio pronto até dezembro deste ano, mas tolera um atraso entre 10 ou 15 dias. E isso pode ser necessário”, ressaltou.

Surpreendido com a liminar, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães firmou que “tudo aponta para a realização de um novo processo licitatório.

As cláusulas do edital para o pregão eletrônico desta terça-feira serão mantidas para outro certame, se for necessário. A Secopa especificou o fornecimento de cadeiras igual às das demais arenas da Copa. Outra exigência é que a vencedora faça a instalação de todas as cadeiras até o dia 20 de dezembro.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "14"

por VANDERLEIA VICENTE COELHO NUNES, em 22/10/2013 às 22:34
nao sei de onde conseguiram essas cadeiras mas se me derem so 15 delas. com esse valor vai da pra fazer muita gente feliz e alimentada
por Antenor Giovanucci, em 22/10/2013 às 16:36
TEM QUE PRENDER ESTES MALAS. TEUTO KARAM TEM RAZÃO. É A MAIOR MUTRETA TODOS OS CONTRATOS QUE ENVOLVEM ESTA TAL DE SECOPA. NOSSO ESTADO, TÃO PRODIGIOSO EM PRODUÇÃO, ESTÁ SENDO GOVERNADO POR UMA QUADRILHA, APOIADA POR OUTRA QUADRILHA CHAMADA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. NÃO AGUENTO MAIS TANTA ROUBALHEIRA.
por Ramsés Boutros, em 22/10/2013 às 15:41
É PURA LIMPEZA DA MUTRETA. ARMARAM ESTA CONFUSÃO PARA ESCONDER AS " PONTAS DOS FIOS". VÃO COMPRAR PELO DOBRO DO PREÇO. AGORA VIROU "CARÁTER EMERGENCIAL", O QUE AUTORIZA A DISPENSA DE LICITAÇÃO. E FICOU TUDO LEGAL, GRAÇAS À MÃOZINHA QUE O MPF DEU, SUGERINDO O CANCELAMENTO DO CONTRATO DA 1ª LICITAÇÃO. NINGUEM PODE NEGAR: ESSES CARAS DO GOVERNO SÃO MUITO INTELIGENTES. E... NÓS PAGAMOS A CONTA.
por TEUTO KARAM, em 22/10/2013 às 14:52
É TUDO ESQUEMA. SESDE O INÍCIO DESTA "CONFUSÃO ARMADA", TODOS OS ENVOLVIDOS JÁ SABIAM E JÁ SABEM O RESULTADO. ATÉ O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. É O SEGUINTE : 1)CANCELA-SE A 1ª LICITAÇÃO E SEU CONSEGUINTE CONTRATO 2)TENTA-SE OUTRA LICITAÇÃO QUE É MELADA POR QUALQUER MOTIVO(ESTA QUE A EMPRESA FOI CONSIDERADA INIDÔNEA POR 5 ANOS) 3) AGORA VEM A SALVAÇÃO DA PÁTRIA : CONTRATA UM FORNECEDOR (O PRIMEIRO : KANGO) EM REGIME EMRGENCIAL COM DISPENSA DE LICITAÇÃO E, COMO O TEMPO É CURTO, TERÁ QUE SER POR UM VALOR BEEEEEEEEMMMMMM MAIOR DEVIDO A DESPESAS EXTRAS QUE O FABRICANTE TERÁ (TURNO EXTRA, NOVAS MÁQUINAS, MAIS PEDÁG...., DEIXA PRA LÁ). E TODO MUNDO FICA SATISFEITO. SALAM ALEYKUM !
por Lucas do Boa, em 22/10/2013 às 14:24
Quantos comentários sem propriedade nenhuma...se querem realmente falar alguma coisa coerente leiam sobre o que aconteçam e estudem um pouco da Lei 8.666/1993...Esta é a lei que regra todas as compras e contratações que são feitas com o seu e o meu dinheiro...e daí...se lendo não ficarem satisfeitos entrem em contato com os Deputados Federais e Senadores que vocês elegeram e cobrem deles alterações (se lembrarem em quem votaram...rs)
por Josué, em 22/10/2013 às 13:54
Caro ADRIANO SPRINGERMAN...antes de comentar algo, procure saber do que se fala...estude, pesquise...você disso que foi preciso pessoas estranhas ao processo faze tal comunicação...quando não são pessoas estranhas ao processo...e sim um empresa concorrente que pelo visto foi impedida de participar da licitação por não preencher requisitos necessários, a comissão quando da habilitação não tem por obrigação saber de todas as decisões proferidas pela justiça com impedimentos de empresas em participar de licitações, ela consta no edital todos os documentos necessários...a empresa apresenta todos estes, então a comissão não tem esta culpa, que pelo que me parece você diz q eles não tem capacidade...fica aqui a dica...ESTUDE, LEIA, PESQUISE antes de dizer besteiras...
por Fernando, em 22/10/2013 às 13:48
Como pode a SECOPA realizar licitações se não conhece nada da legislação! Se o pregão ja havia sido iniciado, não poderia uma pessoa que não estava participando se manifestar ou incluir qualquer documento neste processo. Somente uma liminar poderia paralisar tal pregão, o que não foi o caso. A Kango, solicitou uma Liminar que não foi acatada, fez uma impugnação que não foi aceita pela comissão e um documento apresentado foi acatado para suspende-lo. Tudo orquestrado... Mesmo que haja uma suspensão em outro orgão ou outro estado não é suficiente para inabilitar a empresa para este pregão. Será que o presidente da comissão de licitação ou o secretário Mauricio não sabe disso? Tudo orquestrado para tumultuar o processo e comprar da Kango, talvez por dispensa de licitação. Porque ser? Talvez porque ja esta comprado, a comissão acertada com a Kango Este estado é uma vergonha!!!!!!
por eduardo, em 22/10/2013 às 13:11
nada de desespero pessoal, é só o governo criar uma lei, com o devido aval dos nosso ilibados parlamentares no sentido de que todos os cidadãos matogrossenses quando foram assistir aos jogos levarem suas respectivas cadeiras....pronto, está resolvido o problema, é só compartilhar competências...
por Luiz Guimaraes, em 22/10/2013 às 12:47
sabe porque outras empresas nao participaram? medo de levar calote.
por Eliane, em 22/10/2013 às 12:08
Pronto resolvido o impasse "ACEITA-SE AS QUE FORAM SUPERFATURADAS, E MANDA-SE OS RESPONSÁVEIS PELA FALCATRUA PAGAR A DIFERENÇA".
Sitevip Internet