Notícias / Geral

28/04/2014 - 10:28

Imageador Térmico ficará de legado para auxiliar a segurança do Estado; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Assessoria

Imageador Térmico ficará de legado para auxiliar a segurança do Estado;  fotos
 A Copa do Mundo de 2014 trouxe investimentos não só em áreas esportivas. A Secretaria de Estado de Segurança Publica (Sesp/MT) conta agora com um novo equipamento de alta tecnologia para combater a criminalidade em Mato Grosso, o imagenador térmico aéreo. O objeto, que foi usado nos eventos-teste da Arena Pantanal, tem capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, instalado em um dos helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Veja mais:
AL deve convocar secretário de Segurança para explicar sobre onda de violência
Segurança disponibiliza 1.400 agentes para trabalhar no jogo entre Luverdense e Vasco

O equipamento foi adquirido para a Copa do Mundo, mas ficará como legado para a população mato-grossense. Ele capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho. A nova tecnologia foi utilizada durante a partida entre Luverdense e Vasco, no último sábado (26), acompanhando o movimento dos torcedores dentro e fora do estádio. A polícia não registrou nenhuma ocorrência.

O imageador térmico aéreo foi adquirido pelo Governo Federal através da Secretaria-Extraordinária de Grandes Eventos e entregue às 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A tecnologia custou mais de R$ 7 milhões. “Através dele é possível observar situações e alvos a longa distância e fornecer informações para tomada de decisões dos profissionais empregados em uma operação”, afirmou o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel PM Airton Siqueira Junior.

“Na Copa do Mundo, o imageador irá proporcionar a visualização total da Arena, tumulto de pessoas, escolta de delegações, vias de acesso ao estádio, e principalmente a busca por criminosos foragidos durante o dia ou a noite”, explicou o tenente-coronel. A nova tecnologia já foi utilizada também em uma operação de busca da quadrilha que roubou uma agência bancaria, em Nova Maringá, na quarta-feira (23).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet