Notícias / Mobilidade Urbana

11/12/2013 - 11:01

Inacabado, viaduto da UFMT será mesmo inaugurado hoje; veja como ficará o trânsito

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Viaduto da UFMT já recebeu os preparativos finais para sua inauguração

Viaduto da UFMT já recebeu os preparativos finais para sua inauguração

Terceira grande obra da mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa a ser inaugurada, o viaduto da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), denominado Jornalista Clóvis Roberto, será entregue à população na noite desta quarta-feira (11), faltando duas etapas para sua conclusão.

Leia mais:
Tudo pronto para inauguração do viaduto da UFMT, a primeira obra do VLT a ser entregue
Inauguração do viaduto Dom Orlando é adiada para maio de 2014

A pista do elevado será liberada para o trânsito após a inauguração, no entanto, o corredor central ainda terá que ser preparado para receber a via permanente do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A obra ainda não tem terminada a implantação das marginais e rotatória de acesso à avenida Parque do Barbado.

Uma grande festa, a partir das 19h30, vai marcar a inauguração dessa que será a primeira obra do VLT a ser entregue. Estarão presentes na cerimônia o governador Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e outras autoridades do Estado e do Município.

A inauguração do viaduto da UFMT, acabou se tornando uma surpresa, já que todos esperavam que o viaduto da Sefaz, fosse a primeira obra do VLT entregue. Na próxima semana, o viaduto da avenida do CPA deve ser liberado.

À frente desse projeto está o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande formado pelas construtoras CR Almeida e Santa Bárbara. As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. A pista elevada tem 428 metros e foi construída sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT.

Como ficará o trânsito

A inauguração do viaduto da UFMT vai desafogar o trânsito na avenida Fernando Corrêa da Costa, após 14 meses de transtornos. Após a liberação do elevado, quem trafega no sentido Coxipó-Centro e Centro-Coxipó reduzirá o tempo do percurso. Cálculos de técnicos da Secopa apontavam que antes da implantação da rota alternativa para a execução das obras, passavam pelo local cerca de sete mil veículos por hora, no horário de pico.

A inauguração prevê somente a liberação do fluxo sobre o viaduto. Assim, os motoristas que precisam chegar aos estabelecimentos comerciais e residências do entorno, além do campus da UFMT, terão que continuar percorrendo a rota alternativa. As pistas marginais do viaduto, bem como a rotatória sob o elevado, serão construídas de forma integrada à execução da Avenida Parque do Barbado, que dará acesso à Universidade e conduzirá à Avenida Archimedes Pereira Lima (antiga Estrada do Moinho).

Foi realizado, pela equipe de Engenharia de Tráfego da Secopa, um estudo minucioso do trânsito, que promoveu algumas adequações, principalmente para quem sai da Universidade. Dessa forma, na saída do desvio que entrará em funcionamento já na noite desta quarta-feira, ao entrar na avenida Fernando Corrêa, as duas faixas de rolamento serão divididas, sendo que uma vai conduzir o motorista para a avenida Tancredo Neves (onde fará a rota implantada hoje para retornar ao Centro, ou seguir para Várzea Grande) e a outra para o Coxipó. Para quem passa sobre o viaduto no sentido Coxipó-Centro, o acesso ao shopping Três Américas continuará sendo pela rua Haiti, no bairro Jardim das Américas.

Por outro lado, para quem deseja ter acesso à Tancredo Neves, é necessário seguir a rota alternativa, passando também pelas ruas Buenos Aires e Cidade do México, cruzar a Fernando Corrêa, seguir em frente e entrar à direita nas ruas Garcia Neto, Coronel João Lourenço e avenida Tancredo Neves. O condutor que vem da Tancredo Neves, no sentido Várzea Grande-Coxipó, poderá seguir até a avenida Fernando Corrêa da Costa, virar à direita e passar pela pista lateral do viaduto para seguir em direção à região do Coxipó.

De acordo com a Secopa, no sentido oposto, do Centro para o Coxipó, o acesso à avenida Tancredo Neves, passando em frente ao supermercado próximo ao viaduto, também estará liberado. Porém, não conseguirá continuar pela pista marginal, por causa da saída dos veículos da UFMT.

Já para quem trafega do Centro e quer chegar à UFMT, a opção é entrar na rua Garcia Neto e fazer toda a rota alternativa até chegar à UFMT ou passar sobre o viaduto e fazer o retorno no 9° BEC. A entrada da universidade não sofre alteração e será feita pela pista lateral ao viaduto.

Ainda este mês, o Governo do Estado deve entregar novas obras, como o viaduto da Sefaz e o viaduto da MT-040, no entanto, não conseguirá sustentar a promessa de entregar a maioria das 56 obras da Copa do Mundo em Cuiabá. O viaduto da UFMT é a oitava intervenção da Copa a ser inaugurada e apenas a terceira do pacote de 23 grandes obras a ser entregue.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "22"

por ELCIO, em 12/12/2013 às 10:47
isto é brincar com nossa cara!!!!! o pior é que haverá alienados batendo palmas e puxando saco mendigando um carguinho na administração publica. é por isso que nada anda, nada funciona!!!
por Esmeralda, em 12/12/2013 às 10:08
È vergonhoso inaugurar o inacabado, cade o ministério publico,é cunho político festa para fgastar dinheiro público, e o Srº prefeito que conquistou o povo cuiabano com promessas de mudanças e transparencia na gestão pública compartilhando com essa vergonha, não se esqueça das próximas eleições estaremos de olho.
por ADV, em 12/12/2013 às 09:02
ESSE TAL DE GABRIEL, COM CERTEZA ESTAVA LÁ... LAMBENDO OS SAPATOS... HEHEHE!!!
por Cicero, em 12/12/2013 às 08:34
O governador, asseclas (Éder Moraes) e compadres (Riva e família) precisam se preocupar com as condições carcerárias, pois de tantas obras e desvios poderão em breve serem hóspedes lá.
por totó, em 11/12/2013 às 22:48
pelo menos,o transito por aquelas bandas, vai parar de ser uma penitencia a quem não tem nada a pagar.
por mariza, em 11/12/2013 às 21:28
esse viaduto acabou com o fluxo saída do bairro, avenida Brasilia ficou morta, um pilar ficou no meio da rua que dava acesso para trancredo neves. para mim ficou horrível, a entrada do bairro era muito linda.
por jose roberto, em 11/12/2013 às 19:43
qual o motivo da inauguração, se não está pronto ainda?por que a pressa?para dizer que está meio fazendo alguma coisa?
por bemmatogrosso, em 11/12/2013 às 16:30
é bem mato groçççççooo
por cidão marques, em 11/12/2013 às 16:26
Todos os comentários contra são pobres de cabeça e doentes dos pés meu deus quanta ignorância Cuiabá tal qual como foi descoberto o Brasil não merece esse povinho morando aqui só criticas nada mais por favor sugira então alguma novidade por favor não fiquem anônimos e digam os seus nomes e de onde vieram gostaria muito de saber de onde vcs sairam porque pelo menos sejam autênticos consigo mesmo e com a população de Cuiabá
por Ademir, em 11/12/2013 às 15:04
Além deste Governo não conseguir entregar nada no prazo, passar vexames dentro e fora do Brasil, ser motivo de risos de jornalistas estrangeiros, só sabe aumentar prazos e não cobra das empreiteiras obras de primeira e dentro do prazo, tem obras que já passaram de 280 dias de atraso, isso é revoltante, e além disso agora deu para diminuir a insatisfação total, entregar obras meia boca e pior inaugurando-as, como pode alguém inaugurar algo e ficarem trabalhando até a Copa e continuando com transtorno do mesmo jeito, que DesGoverno!!!
Sitevip Internet