Notícias / Arena Pantanal

03/04/2014 - 09:20

Inaugurada com sucesso e aprovada pelo público, Arena Pantanal apresenta muitas falhas

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Inaugurada com sucesso e aprovada pelo público, Arena Pantanal apresenta muitas falhas
A pré-inauguração da Arena Pantanal, mesmo inacabada e com um espetáculo em campo que deixou a desejar – Mixto e Santos ficaram no empate sem gols –, recebeu a aprovação do público e da crônica esportiva que compareceu ao estádio na noite desta quarta-feira. A mega-operação envolvendo cerca de 1.200 profissionais de segurança pública, trânsito e equipes médicas foi bem sucedida. No entanto, inúmeras falhas, por conta de uma obra que ainda não foi concluída, foram registradas e precisam ser sanadas antes da Copa do Mundo que acontece daqui a 70 dias.

Leia mais:
Na inauguração da Arena torcida faz 'ola', mas Mixto e Santos ficam no zero; veja como foi
Para Zinho, Arena Pantanal é 'fantástica'; Belletti faz comparação com o estádio Wembley

Somente por volta das 19 horas – com um atraso de quase duas horas – houve a abertura dos portões. A entrada para os quatro setores – Norte, Sul, Leste e Oeste – ocorreu com agitação, devido à ausência de catracas.

O esquema de logística que impediu a entrada de veículos não cadastrados ou não credenciados no entorno da Arena evitou tumulto no trânsito nas imediações. Mas, houve reclamações de motoristas que tiveram que deixar o carro no Parque de Exposições da Acrimat ou caminhar à pé por longo trecho até o estádio. Também não apareceram manifestantes para protestar contra a Copa.

Com sua capacidade limitada para 20 mil espectadores, a Arena Pantanal teve seu anel inferior lotado na noite desta quarta. Mais do que o jogo, o público queria conhecer a arena ‘padrão Fifa’ que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo em junho – Chile x Austrália, Bósnia x Nigéria, Coréia x Rússia e Colômbia x Japão. Nas arquibancadas, torcedores do Mixto e Santos tiveram um comportamento exemplar.

Entre as principais falhas detectadas, estavam a formação de entulhos na área que engloba a Arena. A chuva que caiu à tarde ainda formou muitas poças d’água. Dentro do estádio e na área reservada para os conviados VIPs, havia algumas goteiras. Também houve reclamação por falta de lixeiras. Algumas áreas ainda não receberam pintura e em certos ambientes, a iluminação é precária. A iluminação externa da Arena, feita de LED, também não funcionou. A falta de informação no entorno do estádio e placas com a sinalização invertidas engrossaram a lista de falhas na festa de inauguração.

Inacabado, a Arena apresenta locais que ainda precisam de retoques e limpeza. No setor de imprensa, muitas falhas foram detectadas. Alguns jornalistas reclamaram de sujeira nos vidros e favorecimento para algumas emissoras, enquanto outras tinham que se acotovelar em pequenos espaços. Também não havia tomadas suficientes para a utilização de equipamentos de transmissão e notebooks. Fora isso, o tratamento dispensado aos profissionais de imprensa agradou. Não faltou lanches e bebidas para o setor.

Por outro lado, muitos pontos positivos marcaram a inauguração. O gramado impecável, a excelente iluminação, a acessibilidade, a estrutura completa com banheiros sempre limpos, bares e espaços amplos para a circulação, agradaram os torcedores.

“Está aprovada. É uma arena linda e com padrão de uma Copa do Mundo. Cuiabá está de parabéns”, disse o professor Antônio Messias, que torcia pelo Santos. No mesmo setor, o estudante João Carvalho Ferreira estava empolgado: “Estádio já temos. Agora precisamos de bons espetáculos. Espero que a Federação de Futebol ou o Governo do Estado viabilizem novos jogos para cá”.

A torcedora do Mixto, Ana Lúcia de Oliveira, também estava feliz: “Demorou, mas a cidade agora tem um estádio. Acho que não vamos decepcionar na Copa. Agora que temos estrutura, meu Mixtão tem que investir para virar time grande”.

Sérgio Canhete, autônomo, foi outro que aprovou a Arena Pantanal. “Tem cara de estádio europeu e tá muito lindo. Agora, só falta futebol. O Governo tem que ajudar melhor os clubes”, cobrou.

No evento desta quarta-feira, apenas dois incidentes foram registrados. O primeiro ocorreu antes do início da partida, quando um idoso passou mal e teve que ser socorrido pela equipe do ambulatório médico. Com pressão alta, ele teve que ser transferido para o hospital metropolitano onde ficou sob observação. O outro incidente ocorreu nas arquibancadas do setor Oeste, quando dois torcedores da ala mixtense se desentenderam. A polícia agiu rapidamente e acalmou os ânimos.

O secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, assegurou que todos os problemas detectados nesta quarta-feira serão corrigidos até o dia da inauguração oficial, marcada para o dia 26 de abril, quando jogam no estádio Luverdense e Vasco da Gama.

Ao explicar sobre o atraso para a liberação dos torcedores na entrada do estádio, Maurício Guimarães argumentou que houve problema com o validador eletrônico dos bilhetes e assim, a conferência passou a ser feita manualmente. “Atrasou o processo, mas não atrapalhou a entrada dos torcedores”, ressaltou. O secretário

O governador Silval Barbosa afirmou que o Estado tentará realizar outros eventos de teste antes da entrega da arena para a Fifa, dia 23 de maio.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "23"

por ZEZAÃO, em 04/04/2014 às 22:26
cara pessoa MARI!!! que mundo vc vive?? pais das maravilhas??? hum!!! vc enxerga é ouve bem? consegue opinar, raciocinar, ter ideias por sua conta? sia as ruas ou vive em alguma redoma de vidro??? claro que que há exceção, acredito que uns 10% das pessoas deste mundo é honesta, ordeira, pacifica, sabia com utilidade, os demais 90% são maus por natureza, cometem crimes, só querem dar bem as custas dos outros, são puxa sacos, alienados, batedores de palmas, risonhos sem motivos, tomadores de oxigênio alheio, massa de manipulação!!!!!Se vc enxerga ouve e consegue pensa, basta sair em seu portão e ficar a ver navio que vc sofrerá as ações de um mal educado!!!! experimente!!! quantas vezes vc mal saiu de sua casa e foi fechado na rua, foi acuada, desrespeitada, no mercado alguem entrou em na sua frente como se vc fosse uma zé ruela?? quantas vezes alguem buzinou pra vc porque vc esperava o sinal vermelho? uantas vezes vc nem conseguiu chegar no estacionamento da escola de seus filhos porque mal educados pararam em fila dupla e tracaram o seu acesso, para dar bons exemplos a seus rebentos futuros mal educados?? vc não passa por isto ou faz isto e acha ser normal?? se não passa é porque vc é invisivel ou não é materia e não ocupa espaço!!!ou vc é parte dos 90%, ou seja é uma mal educada e está defendendo sua classe!!!! eu defendo os 10% e estou sendo ofendido por uma mal educada só porque expus minha opinião!!! vc sabe o que é opinar, direito de expressão??? abra o olho pessoa, limpes seus ouvidos e verás que vc está no meio de uma guerra urbana!!!! e vc pode ser a próxima a tombar pelas ações de um mal educado que vc está defendendo!!!! será que posso opinar ou os os maus educados de plantão agora vão querem impedir isto também?? não chega de maus educados nesta cidade pessoa!!!! voces são desnecessários para a sociedade de bem minha pessoa. acorde para vida, ou logo alguem de seu grupo tirará ela de vc quendo vc sair no portão de sua casa!!! aproveite sua cidade!!! e mai moro nela porque quero, porque tenho opinião, tenho função social, pago impostos e tenho um propósito resistir aos maus educados desta cidade. gostou?? vc é uma ameaça para a sociedade de bem!!!
por augusto, em 04/04/2014 às 12:21
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por didi, em 04/04/2014 às 11:56
Olha não estive na Arena pantanal no dia do jogo, mas pelos comentários de quem foi, uma das coisas erradas que me disseram foi o modo de instalação das cadeiras que ficaram sem espaço para a circulação das pessoas. Caso alguém que está no meio da fila de cadeiras precisar sair, todos que estão ao lado terão que se levantar para que a pessoa possa sair. É tudo feito sem planejamento. Será que os engenheiros responsáveis não sabem disso.
por Mari, em 04/04/2014 às 10:35
Zezaão, mal educado é vc que não respeita as pessoas da cidade onde vive, deveria repensar seu comentário, pois quando vc diz povo mal educado, está generalizando e eu com certeza não me enquadro nesse seu comentário infeliz.
por PANTANEIRO, em 04/04/2014 às 09:24
É muito triste ver um POVO que sai as ruas pra protestar por melhorias, e hoje ficam nas redes dizendo que o ESTADIO e lindo e isso e tudo etc..e lamentável ver isso. Acredito que essas pessoas não precisam de usar HOSPITAIS, POSTOS DE SAÚDE porque o estadio esta lindo.O Povo se vende barato demais, ignorância não sei responder infelizmente.
por Antônio, em 03/04/2014 às 21:42
Assisti o jogo em pé, ao lado de dezenas de pessoas na mesma situação, sendo em determinados momentos, nós, esculhambados por quem estava sentado, simplesmente porque Mario Zeferino ou outro aí vendeu mais ingressos ou doaram governo além do limite...Ademais tem que ser analisado o piso de cimento queimado no hall de entrada, a parede de bloco de cimento exposta sem nenhum acabamento, material de construção de acabamento de terceira...só observar quem entrar lá fora tudo o que disseram aqui que ratifico todos comentários... e dá medo ein, de tanto acabamento ajustes NO SOM, EXTERNO que resta fazer e eles não darem conta
por ZEZAÃO, em 03/04/2014 às 19:13
cuiabá é terra de povo mal educado.. se ninguem fiscalizar logo as cadeiras da arena estarão todas quebradas!!!! povo sem cultura, mal educado, alienado, não respeita ninguem e só quer se dar bem a todo custo. este povo tem que sentar no chão, pois se coloca cadeiras eles sobem encima!!!! que mundo é este????
por Cidadão, em 03/04/2014 às 18:18
O "padrão fifa" requer segurança privada, mas vemos somente PM, as ruas ficarão sem esse efetivo por conta do circo que será montado?
por JOÃO SIMÃO, em 03/04/2014 às 17:31
TUDO MUITO BONITO, PARABÉNS AO POVO MATO-GROSSENSE. Agora ter que aguentar ficar falando de 2 em 2 minutos "FABIANO PRATES", é prá caba. Cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO????? Esse cabra vai vir prá Deputado, tem que ser enquadrado e multado por PROPAGANDA EXTEMPORANEA.
por Ondino Lima Neto, em 03/04/2014 às 15:20
Com tantas falhas, a inauguração não pôde ter sido um sucesso.
Sitevip Internet