Notícias / Geral

03/09/2014 - 08:32

Inquérito do MPE e MPF apuram falhas no viaduto da Sefaz

Da Redação - Patrícia Neves

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Inquérito do MPE e MPF apuram falhas no viaduto da Sefaz
Inquérito instaurado pelo promotor Clóvis de Almeida Júnior, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público de Cuiabá do Ministério Público de Cuiabá (MPE) e também pelo  Ministério Público Federal (MPF) apuram falhas na obra do viaduto Jamil Nadaf, 'viaduto da Sefaz', interditado desde o início do mês de agosto. Na manhã de hoje, após receber laudo de vistoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, o Tribunal de Contas do Estado apontou falhas gravíssimas que exigiram acréscimo de concreto e aço em blocos de fundações e reparos (reforço) na armadura. 

Leia Mais
Com novo aditivo, trincheira Jurumirim/Trabalhadores deve ser finalizada em setembro

A ação de acompanhamento foi determinada em consequência da instauração de um inquérito conjunto entre o MP e Ministério Público Federal (MPF), já que o viaduto integra o pacote de obras do VLT, que chegam a R$ 1,477 bilhões. Na tarde de segunda-feira (1º), uma equipe de engenharia se deslocou até o local para monitorar a obra.
“Essa análise vai poder apontar eventuais falhas na estrutura e de execução, vai dizer o que ocasionou as fissuras, solo, material se o projeto foi subdimensionado”, explica o promotor ao Olhar Direto.

Sem detalhar quando o laudo será entregue, ele relembra que o objeto da investigação é apurar o que ocasionou as fissuras. “O profissional esteve lá na tarde de ontem e fez um trabalho detalhado”, explica o promotor sem citar quando o laudo será entregue, considerando a complexidade do trabalho. O engenheiro integra o núcleo de apoio do MPE.
“Não há pressa, como o local não apresenta mais risco, as fissuras estão sendo monitoradas. Avaliamos a questão da segurança da população”.

Ele ainda relembra que desde o ano de 2012, o Ministério Público do Estado (MPE) vem tecendo alertas quanto a execução e qualidade das obras da Copa do Mundo. “O MPE não vai executar obras, o MP dentro de sua estrutura, acompanha a atribuição dos gastos e a segurança da obra. Não é de hoje que o Ministério alerta quanto a falta de planejamento, de know-how do governo para com as obras, infelizmente, com razão”.

O elevado, orçado em R$ 18 milhões, foi interditado para trânsito, em 6 de agosto, por apresentar pequenas rachaduras em sua estrutura. Na época, a previsão de liberação era de duas semanas, mas o prazo posteriormente foi alterado para quatro meses. A interdição ocorreu seis meses depois da inauguração oficial da obra.

por gilson, em 03/09/2014 às 16:02
Diz um ditado que aqui se faz aqui se paga, em MT é aqui se faz aqui desaba !!!!!!
por Dado Arruda, em 03/09/2014 às 14:23
O MP e TCE não têm que alertar quando veêm que coisa, algo está errado. Eles têm é que intervir, embargar a obra. Esse negócio de alertar e agora vem falar que alertou, é conversa fiada. O que aconteceu foi que o MP e oTCE taparam os olhos
por Gean, em 03/09/2014 às 13:37
Onde andava estas instituições fiscalizadoras omissas de MT no começo, meio e fim destas porcarias de obras da SECOPA, onde?? Agora é tarde, é dinheiro, paciência e de novo, caos no trânsito por vários incompetentes não terem desempenhado seus papéis como profissionais, estes engenheiros, SECOPA, todos envolvidos tem de ir para a cadeia.
por So Jesus na causa, em 03/09/2014 às 13:19
A inércia dos poderes nós faz desacreditar na politica e nos órgãos fiscalizadores, e agora josé todo mundo quer aparecer na mídia, onde vocês estavam quando estavam construindo, passeando né, as custas dos empreiteiros, O ÓRGÃO PÚBLICO SE TORNA FALIDO DEPOIS QUE DEIXAM A POLITICA ENTRAR DENTRO, AI NÃO TEM COMO COBRAR ESSA IMORALIDADE.
por MARCOS VENDRAME, em 03/09/2014 às 11:49
Agora MP??? Inquérito civil agora. Não acha que tá um pouco tarde demais??? É impressionante. Depois da merda feita, o MP, TCE e inúmeros outros querem impor moralidade e preocupação com a população. Quando estavam sendo feitas as obras tava todo mundo nos seus gabinetes papando seus gordos salários.... É brincadeira viu!!!!
por Carlos, em 03/09/2014 às 11:21
Punião aos Gestores Públicos, Empreiteros e aos Engenheiros que acompanharam a execuçãod a obra. ESSE PAIS TER QUE SER MAIS SÉRIO. (NEM NO FUTEBOL FAZEMOS CORRETAMENTE). EM NADA FAZEMOS CORRETAMENTE, QUANDO ESTÁ ENVOLVIDO ALTAS SOMAS EM DINHEIRO E O SETOR PÚBLICO ENVOLVIDO. O DINHEIRO DO POVO É CAPIM PARA MALANDRO PASTAR
por NEIDE MARIA, em 03/09/2014 às 10:44
Por isso que eu gosto de MT! Já descobriram que há erro na construção do viaduto, é mole? E já instauraram inquérito para apurar as falhas. Tudo isso com menos de 05 anos, que iniciara a construção!
por jc, em 03/09/2014 às 08:52
Diga a verdade. Você moraria em um prédio feito por uma das construtoras que fizeram essas obras, SEFAZ, AEROPORTO, JURUMIRIM, SANTA ROSA?
Sitevip Internet