Notícias / Mobilidade Urbana

11/02/2014 - 08:27

Liberado, viaduto da Sefaz muda o trânsito na avenida do CPA; confira a rota

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Liberado, viaduto da Sefaz muda o trânsito na avenida do CPA; confira a rota
Inaugurado nesta segunda-feira, o viaduto Jamil Nadaf (Sefaz), passa a oferecer, a partir desta terça-feira, com sua liberação, uma nova e mais rápida rota para o tráfego de veículos nas proximidades do Pantanal Shopping e Grande Templo da Assembleia de Deus, em um trecho considerado um dos principais 'gargalos' do trânsito na avenida Rubens de Mendonça (CPA) e na capital mato-grossense. Os motoristas voltam a circular pela avenida, nas imediações da Praça das Bandeiras, sem a necessidade de fazer o contorno no Centro Político e Administrativo (CPA).

Leia mais:
Governo do Estado inaugura o viaduto da Sefaz e garante MT-040 na quarta-feira; Veja como foi
Silval diz deixar críticas de lado e foca em inaugurações da Copa

Como fica - Com o novo viaduto, o trânsito ganha mais dinâmica na avenida do CPA. Agora, o trânsito naquela região volta a ser como era antes do início da obra. A rua que dá acesso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a outros órgãos, como a Secretaria de Administração (SAD), Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Saúde, volta a funcionar como era anteriormente à interdição, ou seja, o motorista só poderá subir. E a partir da OAB ela volta a ser fluxo e contra fluxo.

As ruas do Tribunal de Contas do Estado, do Palácio Paiaguás e ao lado da Sema também voltam a ser fluxo e contra fluxo. Única via que terá alteração é a que passa ao lado da Sefaz. Esta rua irá apenas subir e não mais subir e descer como antigamente.

Em formato de ferradura, o viaduto contribuirá para descongestionar a avenida do CPA. O VLT quando estiver em operação, passará por baixo do elevado e a parte superior será usada pelos motoristas que desejam fazer a conversão. As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido.

Veja como fica o trânsito a partir desta terça-feira no viaduto da Sefaz



Confira em vídeo da inauguração do viaduto da Sefaz



Obra integrante do pacote do VLT, o viaduto da Sefaz tem 278 metros de extensão, em curva. Começou a ser construído em janeiro de 2013, iniciando as atividades com a remoção das interferências (cabos de fibra ótica, rede elétrica e de água). Chegou a ter 200 trabalhadores, atuando em turnos diurno e noturno, inclusive nos fins de semana para dar celeridade à construção. Também foram implantadas pistas marginais, nas laterais do elevado – em ambos os lados da avenida – e a execução de um projeto de iluminação especial, além da sinalização de solo e vertical para melhor orientar os condutores.

O viaduto é constituído por duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno pelos motoristas que trafegam no sentido Centro-CPA e querem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político e Administrativo. Apesar de ser uma obra integrante do pacote para implantação do novo modal de transporte, ele será usado exclusivamente pelos automóveis, pois o VLT passará sob a estrutura.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por totó, em 11/02/2014 às 21:02
O viaduto é para os veículos!!!! e o povo como vai ficar????????????
por Gean, em 11/02/2014 às 14:16
O principal e mais consoante dali, seria uma grande passarela para eliminar de vez aqueles sinaleiros que ficam atrapalhando todo o trânsito, como em frente da Rodoviária de Cuiabá, simples, somente vontade do Prefeito, tire o sinaleiro, e coloque uma passarela e pronto está resolvido todo caos de carros e pedestres em frente da Rodoviária da capital, leve a passarela para o antigo contorno mais a frente, e o trânsito rende, anda, e todos estarão contentes.
por Fatima, em 11/02/2014 às 10:06
Parabens pela homenagem ao grande homem que foi nosso saudoso JAMIL NADAF ...Parabens Yasmim e dona LAYLA ...
por O POVO QUER SABER, em 11/02/2014 às 09:50
VOCES NÃO VÃO COLOCAR PASSARELAS... Xiii ADARAM PARA TRÁS... KKkkkk
por VALQUIRIA DE SOUZA BRANDÃO, em 11/02/2014 às 09:45
O POVO JA SABIA QUE NÃO IRIA DAR CERTO... COMEÇOU ERRADO SO PODERIA DAR NISSO (MAIS CONFUSÃO NO TRANSITO). SE NÃO FAZER PASSARELAS E TIRAREM OS SEMAFAROS NÃO VAI DESAFOGAR O TRANSITO.
por jose renato martins da silva, em 11/02/2014 às 09:37
parabéns governador por mais essa obra q vai beneficiar a todos em cuiaba .uma pena e que ao seu lado estava o chico Daltro que nos deve sv prestado a ele na campanha do ir a prefeito de chapada.por favor nos ajude a cobralo pois ele não nos atende de forma nenhuma.
por RABELO, em 11/02/2014 às 09:27
HOJE PELA MANHA NEM OS AMARELINHOS ENTENDIAM... COMO É QUE VOCES QUEREM QUE O POVO ENTENDEM... KKKKKK
por ana carilina silva, em 11/02/2014 às 09:11
O ARQUITETO QUE ELABOROU ESSA ROTATORIA TEM QUE VOLTA PARA ESCOLA DE NOVO E APRENDE MAIS A NOVA PISTA DE CART FICOU UMA MARAVILHA O TRANSITO FICOU PERFEITO E ASSIM QUE CUIABA VAI FICAR UMA MARAVILHA.
por Kellen, em 11/02/2014 às 09:02
Muda o transito, porém os engarrafamentos continua. Aínda não deixou d ser caos...
por joaoderondonopolis, em 11/02/2014 às 08:39
Daqui a 15 dias começa os remendos.
Sitevip Internet