Inaugurado nesta segunda-feira, o viaduto Jamil Nadaf (Sefaz), passa a oferecer, a partir desta terça-feira, com sua liberação, uma nova e mais rápida rota para o tráfego de veículos nas proximidades do Pantanal Shopping e Grande Templo da Assembleia de Deus, em um trecho considerado um dos principais 'gargalos' do trânsito na avenida Rubens de Mendonça (CPA) e na capital mato-grossense. Os motoristas voltam a circular pela avenida, nas imediações da Praça das Bandeiras, sem a necessidade de fazer o contorno no Centro Político e Administrativo (CPA).
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Como fica - Com o novo viaduto, o trânsito ganha mais dinâmica na avenida do CPA. Agora, o trânsito naquela região volta a ser como era antes do início da obra. A rua que dá acesso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a outros órgãos, como a Secretaria de Administração (SAD), Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Saúde, volta a funcionar como era anteriormente à interdição, ou seja, o motorista só poderá subir. E a partir da OAB ela volta a ser fluxo e contra fluxo.
As ruas do Tribunal de Contas do Estado, do Palácio Paiaguás e ao lado da Sema também voltam a ser fluxo e contra fluxo. Única via que terá alteração é a que passa ao lado da Sefaz. Esta rua irá apenas subir e não mais subir e descer como antigamente.
Em formato de ferradura, o viaduto contribuirá para descongestionar a avenida do CPA. O VLT quando estiver em operação, passará por baixo do elevado e a parte superior será usada pelos motoristas que desejam fazer a conversão. As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido.
Veja como fica o trânsito a partir desta terça-feira no viaduto da Sefaz
Confira em vídeo da inauguração do viaduto da Sefaz
Obra integrante do pacote do VLT, o viaduto da Sefaz tem 278 metros de extensão, em curva. Começou a ser construído em janeiro de 2013, iniciando as atividades com a remoção das interferências (cabos de fibra ótica, rede elétrica e de água). Chegou a ter 200 trabalhadores, atuando em turnos diurno e noturno, inclusive nos fins de semana para dar celeridade à construção. Também foram implantadas pistas marginais, nas laterais do elevado – em ambos os lados da avenida – e a execução de um projeto de iluminação especial, além da sinalização de solo e vertical para melhor orientar os condutores.
O viaduto é constituído por duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno pelos motoristas que trafegam no sentido Centro-CPA e querem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político e Administrativo. Apesar de ser uma obra integrante do pacote para implantação do novo modal de transporte, ele será usado exclusivamente pelos automóveis, pois o VLT passará sob a estrutura.
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