Notícias / Copa 2014

18/10/2013 - 10:30

Lucro da FIFA pode ser usado na construção de centros formadores de atletas e deficientes

De Brasília – Vinícius Tavares

Foto: Reprodução

Formação de jovens atletas é o legado social da Copa

Formação de jovens atletas é o legado social da Copa

O ministro do Esporte Aldo Rebelo apoiou e vai negociar com a FIFA a proposta feita por deputados da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal para alteração no artigo 29 da Lei Geral da Copa. O texto prevê que 10% dos lucros da FIFA com a realização da Copa do Mundo de 2014 sejam revertidos na construção de centros formadores de atletas.

“A Copa do Mundo tornará o Brasil uma vitrine para o mundo, e nos esforçamos para que a Lei da Copa garantisse o sucesso do evento, distribuindo responsabilidades. Nesse sentido, considero justo que parte dos lucros da Fifa permita a construção de Centros de Treinamento que além de formar atletas também é um espaço que evitará o descaminho das drogas e do crime, graças ao ambiente esportivo, que promove a disciplina e hábitos saudáveis”, afirmou durante audiência pública esta semana na Comissão

Aldo admitiu ainda que é possível antecipar os recursos para os novos CTS independentemente da aprovação do novo artigo. Neste artigo também está inserida a proposta dos deputados Romário (PSB-RJ) e Afonso Hamm (PP-RS) para que parte dos lucros também seja direcionada para a realização de projetos de inclusão das pessoas com deficiência nas atividades esportivas. Rebelo disse que já conversou com a FIFA que está avaliando o percentual da totalidade dos recursos para serem aplicados neste projeto.

Leia mais:
Valcke, Rebelo, Ronaldo e Bebeto vistoriam obras da Copa em Cuiabá
Mato Grosso não terá CT de Seleções no Mundial 2014

Os parlamentares estimam que o lucro líquido da FIFA pode chegar a R$ 2 bilhões. Destes entre R$ 100 a 200 milhões poderão ser usados nos centros de treinamentos.

Durante a audiência pública, Aldo apresentou algumas ações que a pasta tem desenvolvido com vistas à realização da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Entre os itens pendentes, destaque para o que trata de efetivar a atribuição de competência e reconhecimento dos clubes formadores de atletas, com intuito de envolver tanto o futebol como de atividades olímpicas.
Sitevip Internet