Notícias / Mobilidade Urbana

19/06/2013 - 11:28

Mais uma frente de trabalho acelera as obras no córrego Mané Pinto

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Mais uma frente de trabalho acelera as obras no córrego Mané Pinto
Mais uma frente de trabalho começou a atuar no entorno da Arena Pantanal. Visando revitalizar e reestruturar o córrego Mané Pinto, localizado na avenida 8 de Abril, as intervenções ligadas à implantação do coletor tronco para a recuperação do canal já estão em andamento. Nessa nova frente de trabalho serão instalados, nos dois sentidos da lateral da abertura, aproximadamente 6.334 metros de rede esgoto.

Começa demolição do antigo prédio do desembarque do aeroporto Marechal Rondon
Além da Arena, possível greve de operários ameaça construção dos COT's

O engenheiro civil da Secopa, Jhonatan Lazarin, afirma que as obras de mobilidade urbana, bem como as de sistemas de coleta e de tratamento de esgotos são igualmente importantes para o bem-estar da população. “Medidas como as que estão sendo tomadas evitam a contaminação e a transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente”, explica Lazarin.

De acordo com a assessoria da Secopa, em decorrência da execução da obra, um trecho da pista na altura da rua Ranulfo Paes de Barros, no sentido av. 8 de Abril - bairro do Porto e na direção inversa, foi bloqueado. Motoristas deverão se atentar às sinalizações de desvios para retomar o acesso às vias centrais.

Com a instalação do coletor, todo o esgoto que iria desaguar in natura no córrego será descarregado num interceptor que o encaminhará até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Dom Aquino. Impedindo assim, que ligações clandestinas despejem dejetos na abertura e que os mesmos sejam levados ao rio Cuiabá sem receber o tratamento apropriado. O legado desta iniciativa será a redução dos resíduos despejados no rio Cuiabá, bem como a diminuição do número de casos de doenças ocasionadas pelo contato com água contaminada.

O projeto consiste também em refazer toda a estrutura de reforço e regularização nas laterais e na parte interna do canal, de aproximadamente 3 km de comprimento, e de recuperar o pavimento asfáltico em toda a extensão da av. 8 de abril, entre a rua 13 de Junho e a av. Dom Bosco. Sob a responsabilidade da empresa Engeglobal, a obra está orçada em R$ 13,3 e deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.

Entorno da Arena - Pertencem também às obras no entorno do antigo Verdão, a pavimentação e restauração de vias próximas ao estádio. Ao todo, 35 vias passarão por reforma. Seis destas ruas já foram concluídas e estão sendo utilizadas pela população, são elas: Thogo Pereira, Uir Castilho, Araçás, Girassóis, Papoulas e avenidas Senador Metelo e Rui Barbosa. Já na rua Lírios a obra segue em estágio avançado

Entre os bairros do entorno situados no plano de ação estão: Cidade Alta, Jardim Cuiabá, Goiabeiras, Centro-Sul, Popular, Duque de Caxias, Barra do Pari e Jardim Santa Isabel. Integram ainda o pacote de obras de acesso ao estádio a construção da trincheira Mário Andreazza/ Ciríaco Cândia, a duplicação da Estrada da Guarita e da ponte sobre o rio Pari, em Várzea Grande.
A execução desses trabalhos faz parte das exigências previstas na Matriz de Responsabilidades, compromisso assumido pelo Estado junto à Fifa e ao Governo Federal. Com informações da assessoria

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet