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26/11/2013 - 09:14

Mato Grosso discute formas de atrair investimentos para a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Mato Grosso discute formas de atrair investimentos para a Copa
Com investimentos para a Copa do Mundo que podem ultrapassar a casa dos R$ 5 bilhões em Cuiabá, o Governo do Estado já planeja a busca pelo retorno. Para debater estratégias de prospecção de negócios e investimentos nacionais e internacionais decorrentes da projeção proporcionada pela Copa do Mundo e ainda criar oportunidades, o governo promove nesta terça-feira a partir das 9 horas, no auditório da Secopa, um evento com a presença de secretários de Estado, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e representantes de segmentos econômicos de Mato Grosso.

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Estará em Cuiabá hoje para ministrar palestra, o coordenador de Marketing e Relacionamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Diogo Akitaya. A Apex promoveu rodadas de negócios que movimentaram US$ 1,8 bilhão durante a Copa das Confederações 2013 em três cidades-sede.

O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães vê o encontro como uma grande vitrine para o Estado. “A tendência é atrair investimentos nos setores já consolidados e também alavancar oportunidades para outros tipos de negócios que vierem a se estabelecer em nossa região”, observa o gestor.

O gerente do projeto ‘Novos Negócios’ ligado ao Mundial 2014, Múcio Ribas explicou que “com a realização da Copa do Mundo Fifa 2014, o Governo de Mato Grosso tem uma oportunidade ímpar para divulgar seu potencial econômico e suas oportunidades de negócios, estimulando o desenvolvimento e investimentos em áreas como logística, turismo, agronegócio, mineração e tecnologia”.

A projeção e os números para a Copa do Mundo é impressionante. Serão cerca de 26 bilhões de espectadores e 19 mil profissionais de mídia de 204 países, além de 375 empresas transmissoras de TV. Com isso, a estimativa é de que a Copa vai agregar R$ 183 bilhões de reais ao PIB brasileiro. Desse total, R$ 33 bilhões representam estímulos à economia nos setores de infraestrutura e serviços.

Segundo Ribas, “Cuiabá como anfitriã tem a chance de promover Mato Grosso a patamares ainda mais elevados”. Segundo ele, estão previstos cerca de 60 mil turistas no período da Copa do Mundo e, segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secopa, os investimentos públicos no Estado com a recirculação de dinheiro na economia podem chegar ao montante de R$ 5,3 bilhões.

Dessa forma, o Governo planeja o aproveitamento. “O nosso foco nessa primeira reunião é definir a melhor forma de parceria entre os diversos setores para o aproveitamento dessa oportunidade sem precedentes na história regional”, afirma Ribas.

Apex

Não é apenas o interesse pelo futebol que faz com que visitantes estrangeiros assistam aos jogos. Para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de sediar as partidas, os estádios da Copa do Mundo no Brasil podem ser cenários para o fechamento de muitos negócios internacionais graças ao Projeto Copa, desenvolvido pela entidade.

Assim, a Apex-Brasil, em parceria com entidades setoriais e empresas nacionais, desenvolveu um projeto para estimular as exportações, captar investimentos e melhorar a imagem do País junto aos investidores estrangeiros. Para isso, a agência comprou uma cota de patrocínio dos dois eventos como “apoiador local”, o que garante o direito de uso de marca das competições esportivas, fornecimento de ingressos e espaços nos estádios.

A Apex é responsável por ceder as entradas para os jogos, analisar o perfil dos investidores convidados e validar as agendas de negócios que acontecem paralelamente. Já as companhias parceiras arcam com os custos das passagens internacionais e outros deslocamentos internos. Ações de relacionamento deste tipo já foram feitas pela Apex-Brasil em outras ocasiões, como durante o Carnaval, no Rio de Janeiro, e na etapa brasileira da Fórmula Indy, em São Paulo.

Para se ter uma idéia, na primeira fase do projeto, realizada durante a Copa das Confederações FIFA 2013, em junho deste ano, foram gerados US$ 1,8 bilhão em negócios para empresas brasileiras, quase o dobro do que era esperado inicialmente - US$ 1,1 bilhão. A cifra conta os negócios realizados durante o evento e os acertados para acontecer nos 12 meses seguintes.
Para o evento que acontece nesta terça-feira em Cuiabá foram convidados o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e os secretários de Fazenda (Sefaz); Logística; Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme), Turismo (Sedtur), Ciência e Tecnologia (Secitec), além de representantes do MT PAR, MT Fomento, Metamat, Fiemt,Famato, Fecomércio, Facmat, Aprosoja, Sebrae e de bancos, entre outros.

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