Notícias / Arena Pantanal

08/05/2014 - 20:22

Ministério Público do Trabalho quer punição a responsáveis por acidente; empresa divulga nota

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Ministério Público do Trabalho quer punição a responsáveis por acidente; empresa divulga nota
Após a morte do operário Muhammed’Ali Maciel por eletrocução, na manhã desta quinta-feira (8), na Arena Pantanal, o cerco se fechou sobre a empresa Etel, líder do consórcio CLE, responsável pela instalação da TI (iluminação, sonorização, telão e transmissão) do estádio. Depois do Ministério Público do Trabalho, que prometeu tomar todas as providências cabíveis por causa da morte por eletrocução do operário, foi a vez da Delegacia Regional do Ministério do Trabalho intervir exigindo investigação e autuação dos responsáveis. A Politec (Polícia Civil), já deu início às investigações, na tarde desta quinta-feira. Nenhum diretor do consórcio CLE se pronunciou, mas no final da tarde, a empresa Etel publicou uma nota esclarecendo sobre a situação do operário.

Leia mais:
Jérôme Valcke se pronuncia sobre morte de trabalhador na Arena Pantanal
Trabalhador da Arena Pantanal morre eletrocutado

Em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira, após uma inspeção no local do acidente, o chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego de MT, José Almeida Júnior assegurou que o órgão vai completar a análise do fato e mandará relatórios para o INSS e para o órgão federal do Ministério do Trabalho para que providências sejam tomadas e os responsáveis sejam punidos com a finalidade de evitar novos acidentes dessa natureza.

“Foi anormal e gravíssimo o que ocorreu aqui. A empresa deverá ficar impedida de realizar os trabalhos até que apresente regularidade no que diz respeito a equipamentos de segurança”, disse o fiscal, considerando que ‘a suspeita de que o trabalhador estivesse exercendo função indevida tem que ser apurada’. Ele declara que o Ministério do Trabalho tomará as devidas providências.

O secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães se pronunciou após o acidente, revelando que o operário morto na manhã desta quinta-feira, não usava luvas. No momento do acidente, o funcionário contratado pela Etel sofreu uma descarga de 220 volts pelo corpo - estava com o corpo encostado em uma calha que virou 'terra' - quando fazia o corte de um fio com alicate.

Apesar do acidente, as obras na Arena Pantanal prosseguem, segundo o secretário Maurício Guimarães, ao lamentar o fato. Ele havia declarado, recentemente, que a montagem das cadeiras já estava sendo concluída e que no sábado a Arena estaria pronta.

Nota à imprensa

Procurados pela reportagem, nenhum representante do consórcio CLE quis dar entrevista. Somente no final da tarde, a empresa CLE publicou uma nota à imprensa lamentando o fato e garantindo que o caso será investigado e todas as providências serão tomadas para diminuir o sofrimento da família do operário.

“Estamos fornecendo todo apoio moral e material que a situação exige. Embora neste momento não podemos fazer qualquer afirmação sobre as responsabilidades do acidente, temos todo interesse em colaborar com as autoridades na conclusão da perícia que apurará tais razões”, afirma a nota.

Segundo a Etel, o funcionário Muhammed’Ali Afonso era treinado e estava habilitado para exercer as funções de eletricista, estava dando início a uma nova fase de sua carreira.

Confira a nota publicada pela empresa Etel



Um operário que não quis se identificar revelou ao Olhar Copa que Muhammed era montador e estaria fazendo desvio de função. O irmão da vítima, Kuta Afonso, também informou que ele era montador e estava exercendo outra função.

MP do Trabalho - O Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso disse que investigará o caso e que "serão adotadas todas as providências cabíveis à instituição e que, caso seja verificada a omissão das empresas no que concerne às obrigações de fornecer e fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção e de garantir um meio ambiente de trabalho seguro, tomará as medidas que se fizerem necessárias administrativa e/ou judicialmente".

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Jota, em 09/05/2014 às 15:48
A margem de lucro desse contrato (Consorcio) para os serviços contratados pela SECOPA, pelo que dizem as más linuguas, é gorda, ou seja, da de pagar indenização para muitos funcionários. O problema são os sócios ocultos do contrato. MP cai em cima que nesse angu tem muita farinha e podridão. Acorda MT.
por Luiz Carlos Primeiro, em 09/05/2014 às 11:03
É isso ai Ministerio Publico do Trabalho. Arrebenta com essa Empresa mesmo antes de se confirmar todas as suspeitas. Afinal, Empresario no brasil é sempre culpado antes de qualquer prova. É sempre o bandido da historia. O gerador de emprego nesse pais é um heroi.
por Lopes, em 09/05/2014 às 09:34
Correto. Só quero saber se houve punições nas mortes do Itaquerão e Arena Amazonas........
por Roberto.... Roberto, em 09/05/2014 às 09:28
Gozado, não fiscaliza, e quer punir.... Tem trocenntas obras e nada
Sitevip Internet