Notícias / Aeroporto

23/01/2014 - 14:09

Ministro dá ultimato para obras do aeroporto de Cuiabá e quer melhorias até o dia 22 de fevereiro

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Ministro não se mostrou satisfeito com o ritmo da obra

Ministro não se mostrou satisfeito com o ritmo da obra

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, não gostou nada do que viu durante a vistoria realizada nesta quinta-feira (23) nas obras do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande. O terminal passa por uma reforma visando a melhoria na infraestrutura para melhor atender os turistas que virão à Cuiabá durante a Copa do Mundo de 2014. O responsável pelo consórcio afirmou que até abril tudo estará pronto. No entanto, não convenceu o ministro que abriu a 'caixa de ferramentas' e terminou a inspeção decepcionado.

Veja mais:
Cuiabanos que desejarem assistir jogos em outras cidades precisam preparar o bolso

Ministro visita obras do Aeroporto de VG e deve cobrar celeridade; vídeo e fotos

Moreira Franco, deu um ultimato para os responsáveis pela obra do aeroporto: "Cuiabá não está cumprindo o cronograma, voltarei no dia 22 de fevereiro e espero ver um cenário diferente do atual", criticou ele, exigindo a obra do setor de embarque e desembarque pronta em seu retorno. O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, que acompanhou a visita, disse que "tanto as empresas, quanto a Secopa estão empenhadas em terminar a obra o quanto antes".

O ministro ainda criticou a área de embarque em construção, deu nota 5 (com viés de 4) e pediu que os esforços fossem concentrados lá e também no setor de desembarque. O engenheiro da Engeglobal (empresa responsável pela obra), Robério Garcia, disse que não viu a declaração como um últimato e garantiu que o pedido do ministro será atendido: "Vejo como um pedido. Iremos concentrar os trabalhos nas áreas solicitadas e vamos dar conta do recado no tempo estabelecido".

Segundo o responsável da Engeglobal, Robério Garcia, a última medição apontou que as obras do Aeroporto Marechal Rondon, não chegaram nem na metade: “Já foram pagos 60% dos recursos, porém a obra está ainda com 40% de conclusão”, admitiu..

O número dos recursos gasto é maior pois o consórcio já adquiriu equipamentos que serão utilizados no aeroporto como: esteiras, escadas rolantes e elevadores, entre outros. A maior parte está em São Paulo e devem chegar à Cuiabá nas próximas semanas. Alguns equpamentos já começaram a chegar.

Mesmo com menos da metade das obras prontas, Robério garantiu que em três meses o terminal estará pronto: “Iremos trabalhar 24 horas por dia e caso não haja nenhum imprevisto, no final de abril nós entregamos a obra”, afirmou ele. Robério ainda descartou o uso de um terminal de lona no aeroporto: “Isso não é para Cuiabá, pode ser para outras sedes, mas não no Marechal Rondon, no fim de abril estará pronto”, reafirmou ele, que ainda teve tempo para brincar: "Essa lona está reservada para a Arena da Baixada, em Curitiba".. Atualizada ás 16h56

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "24"

por MIRIAM ALVES MENDES, em 07/02/2014 às 19:09
As obras nos aeroportos estão muito bagunçadas, sujas e desorganizadas. Então vai ai uma sugestão : Colocar tapume de madeira onde der claro, com imagens da cidade onde os aeroportos estão em obra, algo bem elaborado que inclusive sirva de informação. A segurança dos passageiros e prioridade, e essas telinhas vermelhas...
por José Flávio, em 24/01/2014 às 12:12
Grande novidade, por assustar???..essa corja de políticos que temos esperam o que?..
por Gean Carlo, em 24/01/2014 às 10:03
Alguém sabe me dizer pra que serve esta SECOPA que não cobra estas péssimas empreiteiras que estão em conchavo, se não cobram e não estão em cima, é porque o rabo está exposto, ai digo, cadê nossa "Justiça", cadê o retraído, sumido, ausente Ministério Público seja estadual ou federal dependendo dos recursos, cadê o TCE que aprova tudo com ressalvas, o CREA nem se fala, estamos sem comando neste estado, terra de ninguém mesmo!!! Sujeitos e políticos estão enriquecendo com dinheiro público alheio, e muitos outros estão abocanhando fatias, parece que aqui precisa urgente de Intervenção Federal para estes absurdos e frequente vergonhas que passamos a nível de Brasil e nas risadas de jornalistas estrangeiros.
por lcs, em 24/01/2014 às 09:27
Não consigo entender certas coisas. Segunda-feira, o outro Ministro, dos Esporte, veio a Cuiabá e encheu de elogios os nossos gestores, parecia que tudo ia a passos longos. No entanto, dessa vez esse Ministro, da Aviação Civil, não fez tantos elogios assim, aliás, enxergou coisas bem distintas daquelas vista pelo outro Ministro. Em suma, o VEXAME já começou, agora, para que sejamos massacrados pela opinião pública por adjetivos nada agradáveis, é somente uma questão de tempo, ou seja, menos de 6 meses.
por O SENTINELA, em 24/01/2014 às 09:01
O BRASIL NUNCA FOI UM PAIS SÉRIO,AGORA N SERIA DIFERENTE, CHEGAR NO AEROPORTO É UMA VIA SACRA,N TEM ONDE ESTACIONAR SÓ PAGANDO,POLICIA LA N FALTA N AJUDA ORGANIZAR SÓ MULTA,PARECE ALIENADO FUNCIONAL O MINISTRO ESTA COBERTO DE RAZÃO QUEM SABE TIRANDO A BUNDA DA CADEIRA AS COISAS MELHORAM E VIVA O BRASILZINHO.
por joaoderondonopolis, em 24/01/2014 às 06:46
A FIFA não precisa preocupar com as obras do aeroporto, qualquer coisa eu tenho a cobertura de um circo com alguns remendos e posso alugar para a SECOPA para o período da copa do mundo.
por ZÉ MANÉ, em 23/01/2014 às 23:48
CAMBADA DE INCOMPETENTES...ISSO É BEM MATO GROOOOSSO !!!
por Gilmar, em 23/01/2014 às 22:34
Fanfarrice. Nunca será!!!
por Ana Maria das Graças, em 23/01/2014 às 22:00
Precisou o ministro vir a Cuiabá para falar o que todo mundo já sabe.O aeroporto de Cuiabá não ficará pronto em tempo.A SECOPA simplesmente passou esta construção complexa para uma empreiteira que nunca teve qualificasção técnica para construir coisa alguma.Dizem que houve licitação mais os jornais 1 ano antes ja se dizia que seria a Global que faria as obras.Faltando poucos meses para a copa o estacionamento e o acesso já deveriam estar pronto.È evidente que o planejamento da obra é equivocado pra não usar um adjetivo mais forte.
por Del Vechio, em 23/01/2014 às 18:53
Mas precisou o ministro sair de Brasilia pra fazer as coisas andarem nessa obra do aeroporto?
Sitevip Internet