Notícias / Turismo

30/01/2014 - 08:45

Obra de revitalização começa e Governo quer Complexo da Salgadeira pronto na Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Complexo da Salgadeira: obras de revitalização têm início

Complexo da Salgadeira: obras de revitalização têm início

Dois dias depois de o Olhar Copa noticiar que Mato Grosso estava esquecendo o legado do turismo (veja matéria), tiveram início as obras de revitalização do Complexo Turístico da Salgadeira, localizado a cerca de 45 quilômetros de Cuiabá. O terminal que foi interditado há três anos e meio, pode ser entregue ao Governo do Estado até junho deste ano para que sirva de atração aos turistas que vierem a Cuiabá para assistir aos jogos da Copa do Mundo.

Leia mais:
Bonito ‘rouba a cena’ enquanto Mato Grosso esquece o turismo
Vereadores cobram rapidez na reabertura do complexo da Salgadeira

Com a finalidade de ver pronto o terminal até a Copa, o Governo está investindo R$ 6,3 milhões na recuperação do complexo e em áreas do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A nova obra será de acordo com os critérios de sustentabilidade ambiental oferecendo um ponto de apoio ao turismo, com restaurantes, posto policial, lojas de artesanato, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estacionamento para 85 carros.

O Complexo da Salgadeira foi interditado em setembro de 2010, devido ao impacto ambiental provocado pelo uso desordenado da área. O objetivo com essas obras é tornar o terminal viável.

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela afirmou que “está sendo executado o programa de recuperação de área degradada para evitar que os danos ao meio ambiente não se tornem irreversíveis”. Segundo ele, “o objetivo é promover a gestão desse importante atrativo turístico de Mato Grosso com base na sustentabilidade dos recursos naturais, na manutenção adequada dos espaços, na oferta de acessibilidade, no respeito, na convivência harmônica, na disseminação do conhecimento científico e cultura”.

Embora só agora, a 133 dias para a abertura da Copa, os trabalhos de revitalização tiveram início, o Governo aposta na entrega do complexo em tempo. Depois de visitar o local, o secretário do Turismo se afirmou confiante de que, apesar do prazo para a realização da obras seja de oito meses, será possível acelerar os trabalhos para a conclusão até a Copa.

“Vimos que é possível acelerar a obra e entregar totalmente ou parte dela no início de junho”, disse Pradela. Ele também informou que a Sedtur analisa um modelo de gestão do complexo turístico que caminhará em paralelo às obras: “já começamos os estudos de viabilidade econômica para posteriormente realizarmos o processo licitatório”, informou.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Henrique, em 31/01/2014 às 13:40
Sirlene, discordo... acho que está na hora de parar de culpar apenas os nossos governantes. A culpa é, sim dos comerciantes, mas também dos frequentadores, que emporcalhavam o local todo final de semana. Negar isso é impossível pra qualquer um que já tenha visitado a Salgadeira e visto o que os "farofeiros" faziam por lá. Até mesmo cavar a base da cachoeira, com grande risco para os próprios frequentadores - apesar da hilária placa alertando os banhistas: "proibido tirar barro neste local", cavaram até desabar. Não é uma questão de governo, é de POVO, e malandro e desrespeitador como o brasileiro não há.
por sirlene, em 31/01/2014 às 08:00
Adoro Chapada dos Guimarães. Mas a cidade é uma VERGONHA! Falta água, NÃO TEM BANCO 24 HORAS (inacreditável). Faltam bons supermercados. Não tem estrutura para uma cidade que recebe tantos turistas. E tudo isso por falta de INVESTIMENTO da PREFEITURA. Entra prefeito, sai prefeito, e a coisa fica do mesmo jeito. Cada ano pior. O carnaval, então... Antes tinha o carnaval de rua em frente à praça, era uma delícia. Agora é lá em cima, na praça do Festival. Ficou horrível! Ninguém vai mais. Chapada tem lugares incríveis. A Salgadeira é linda. Se o uso era desordenado, a culpa é da Prefeitura de Cuiabá, que colocou a administração do lugar na mão de uma "Associação" que só visava lucro! Vamos ver se agora vai melhorar. Não são os frequentadores que destroem a Salgadeira. Muito pelo contrário! Os comerciantes, que até "moravam" no local, esses sim destruíram a Salgadeira. A mudança tem que começar lá de cima, com uma Gestão eficiente. Se tudo for bem organizado, as pessoas vão respeitar e preservar. Afinal, esses milhões estão saindo do nosso bolso!
por Artesã Janete de Oliveira, em 30/01/2014 às 18:37
O Artesanato Regional de Cuiaba, principalmente o do Bairro Bela Vista na Av. Oatomo Canavarros(próx SESI PAPA) é um exemplo de ponto de cultura
por Henrique, em 30/01/2014 às 14:01
Concordo totalmente, Jorge! Esse negócio de "Copa que vai fomentar turismo"... mas QUAL TURISMO??? Ir ao SESC Pantanal ou outro da meia dúzia de hotéis decente a preços aviltantes no Pantanal? Nobres, tão exaltada como "mais que bonito", uma cidade feia, sem infraestrutura NENHUMA e com passeios caríssimos?? Conhecer SÃO GONÇALO BEIRA RIO, como alguns já defenderam nos comentários de outra matéria deste site, lugar que não passa de um imenso chiqueiro? Chapada dos Guimarães, sem estrutura alguma, com pousadas que são verdadeiros muquifos a preços de 5 estrelas? Conhecer as "maravilhas culturais" do estado e Mato Grosso - siriri, cururu e lambadão? Museu da Caixa Dágua? Museu de Pedras? Ver o "patrimônio da humanidade" que são os casarões caindo aos pedaços no "centro histórico"? Por fim, se deslocar de 4x4 dentro e fora de Cuiabá, por horas, em nossas ruas e estradas esburacadas, infraestrutura FALIDA? Quer fazer turismo? vá aonde vão os responsáveis por essas obras da Copa, os senhores políticos e empreiteiros mandachuvas de Mato Grosso! Vá ver as mansões no Manso, nos condomínios fechados da Capital! São os únicos lugares que esses tais frequentam aqui, de resto eles querem mais ira à Europa, EUA, Caribe!! Nem venham falar que sou "pau-rodado" ou coisa assim, sou cuiabano, de família cuiabana, e com muito desgosto atualmente!
por zé ricardo Neves, em 30/01/2014 às 12:50
Só pode faltando 4 meses para a copa e agora querem apressar, está parecendo menino que não estudou o ano inteiro e quando chega na recuperação acha que vai passar, kkkkkkk, piada em Silval. Morri de rirrrrrrrrrrrrrr
por Luiz Antonio, em 30/01/2014 às 11:32
Só acredito quando este procedimento passar da UTOPIA para os MAMONAS ASSASSINAS.
por meias palavras, em 30/01/2014 às 09:58
Vai ser rapidinho, em 90 dias estará pronto hahahahaaaahahahah
por José Bonifácio, em 30/01/2014 às 09:35
Muito bem! a revitalização a área de lazer da Salgadeira é essencial para o turismo ecológico. Mas para que seja de fato "ecológico", se faz necessário uma aula de cultura à cuiabania, principal frequentadora, para não ligarem som de carro, não picharem e depredarem o local, assim como os conhecidos como farofeiros não jogarem restos de comida, papeis, plásticos e vasilhame de marmitex na água ou nas proximidades dos mananciais. Caso contrário, melhor que permaneça interditado. Não se gastaria os 6,5 milhões e preservaria mais a área objeto do assunto.
por Jorge, em 30/01/2014 às 09:10
Só o fato do Secretario Jairo Pradela dizer que a Obra ou "Parte da Obra vai ficar pronta para o Mundial" já podemos entender que bem como o Projeto "Porto Cuiabá" NÃO ficará pronto para Copa. TURISTAS, tratem de se contentar com o que Cuiabá tem HOJE para Oferecer de Turístico: NADA!!!
Sitevip Internet