Notícias / Copa 2014

16/01/2014 - 09:39

Obras de COTs de Cuiabá e VG avançam, mas prazo de conclusão já sufoca; vídeo e fotos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Obras do COT da UFMT: cronograma apertado

Obras do COT da UFMT: cronograma apertado

Entre as 56 obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, duas que constam na Matriz de Responsabilidade (para entrega antes do Mundial), já causam apreensão. São os Centro Oficiais de Treinamento (COTs) da Barra do Pari, em Várzea Grande e da UFMT, em Cuiabá. Visivelmente com menos de 50% da obra concluída e com cronograma de entrega estabelecido para o mês de maio, os dois COTs tiram o sono do secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e por tabela do governador do Estado, Silval Barbosa. As duas obras apresentaram relativo avanço nos últimos dias, no entanto ainda não tomaram forma e já preocupam mais do que a Arena Pantanal, que tem sua inauguração prevista para o próximo mês.

Leia mais:
Deputados verificam falhas nas normas de acessibilidade no COT do Pari

O COT da UFMT é o mais atrasado e preocupante. Mais de 100 homens atuam na praça esportiva que ainda parece longe da conclusão. No local, os trabalhos avançam com a drenagem do campo, já próxima da finalização e a concretagem do prédio anexo. As duas torres de iluminação também estão na fase de concreto. Ainda este mês, deve ter início o erguimento da estrutura do CT, com o setor de arquibancadas.

Veja o vídeo das obras do COT da UFMT



Com capacidade para abrigar 1,5 mil torcedores, o COT da UFMT é umas das duas unidades de treinamento que serão construídas para o Mundial. Será implantada também uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento, local que será referência em Mato Grosso para treino e realização de competições esportivas. A obra é de responsabilidade do consórcio Universitário, com um orçamento de R$ 17 milhões.

COT do Pari

Atualmente, as obras do COT do Pari se concentram na montagem da forma das arquibancadas. Na construção do prédio anexo, os trabalhos avançam para a fase de acabamento com serviços de contrapiso e instalações elétrica e hidráulica, além da rede de tratamento de esgoto e caixa d'água para reuso.

Os trabalhos de drenagem do estacionamento está na fase de conclusão. Também segue a implantação da drenagem do campo. Aproximadamente 100 homens trabalham no local. Orçada em R$ 26 milhões, a obra do COT do Pari que futuramente será utilizado como o estádio de Várzea Grande, é tocada pelo consórcio Pari.

O COT do Pari ocupará uma área total de 52 mil metros quadrados, com  capacidade para mais de 3.000 torcedores e 250 vagas de estacionamento, 20 das quais, para uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos. O local contará ainda com salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante. Será o primeiro estádio de Várzea Grande.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Jarbas, em 16/01/2014 às 15:55
Avanços?1 ano pra fazer terraplanagem
por Gean, em 16/01/2014 às 15:19
Secretário Maurício, sempre o vi como um cara que deixa tudo acontecer da forma que der, mas por favor pense, repense, somos uma sede da Copa do Mundo, canteiros de obras com valores iguais a estes, não podem ter somente 100 pessoas trabalhando, muito menos para nos fins de semana, às 17:00hs, feriados imagina, precisa sim de empenho, rigidez nas cobranças, é o seu nome e do seu chefe o Governador Silval que estão em cheque, não entendes!! Porque não experimenta ser um gestor eficaz, cobrador, empenhado, e ensine a este Governador a sair do marasmo, ou vão esperar até 1 mês antes da Copa para entrar no desespero....
por Cidadão Cuiabano, em 16/01/2014 às 10:09
Corremos seriamente o risco de ter que colocar as seleções no Dutrinha, alternadamente...
Sitevip Internet