Notícias / Brasil

08/07/2014 - 12:44

Obras que não ficaram prontas antes da Copa serão concluídas, garante Dilma

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Obras que não ficaram prontas antes da Copa serão concluídas, garante Dilma
Se depender da garantia dada pela presidente Dilma Rousseff, a população cuiabana pode ficar tranquila com relação ao término das obras da Copa do Mundo na cidade. A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (7) que as obras para a Copa do Mundo que não ficaram prontas antes do Mundial serão concluídas. Na conversa pela rede social Facebook, a presidenta classificou as vaias na abertura do Mundial como “ossos do ofício” e voltou a lamentar a contusão do craque Neymar. Ela ainda ironizou os que previam que Brasil teria problemas na organização do evento.

Leia mais:
Pedindo desculpas por problemas, Silval garante retomada e conclusão de obras
Infraero definirá retomada de obras no aeroporto só após o Mundial

Várias obras do Mundial em Cuiabá e Várzea Grande ainda não ficaram prontas, com destaque para o VLT, ampliação do aeroporto Marechal Rondon, trincheiras Santa Rosa e Jurumirim, rotatória do Zero Quilômetro, Complexo Viário do Tijucal, viadutos da UFMT, Beira Rio, MT-040 e duplicação das avenidas Guarita, Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), além da implantação da avenida Parque do Barbado.

A presidente Dilma ainda lembrou do VLT que está sendo implantado na capital mato-grossense. "Tem muitas obras no Brasil que estão em andamento e não são destinadas à Copa. O Brasil é hoje um dos países que têm mais investimentos em mobilidade urbana, como metrôs, VLTs [veículos leves sobre trilhos], BRTs [Bus Rapid Transit] e corredores exclusivos. Todos esses investimentos ficarão prontos para os brasileiros. Mesmo os aeroportos, continuaremos a expandi-los, porque a nossa projeção é que logo chegaremos a 200 milhões de passageiros. E assim é também com portos e rodovias”, disse a presidenta.

A presidente garante que o país não ficará em prejuízo apesar dos grandes investimentos. Em resposta a um internauta, Dilma justificou os empréstimos para construção dos estádios: “O Brasil, ao emprestar dinheiro para construção dos estádios, não saiu no prejuízo. Primeiro, porque foi empréstimo bancário e será pago com os devidos juros. Segundo, porque os estádios nos permitiram receber a Copa das Copas e gerar, de acordo com a Fundação Getulio Vargas e a Ernst Young, 3,6 milhões de empregos em todo seu ciclo. Terceiro, essas mesmas instituições, afirmam que para cada R$ 1de investimento público na Copa, obtém-se R$ 3,4 de investimento privado”.

A presidente acrescentou ainda que a Copa permitiu mostrar ao mundo que o Brasil “é um país que tem competência e capacidade para organizar, em toda a sua complexidade, uma grande Copa. Isso significa aeroportos, estádios, segurança, transporte público e estrutura de comunicação”.

Para Dilma, a contusão de Neymar vai fortalecer o time. “A dor do Neymar ao ser atingido feriu o coração de todos os brasileiros. O Neymar está aí, mesmo ferido, querendo jogar. É um guerreiro. O exemplo de resistência do Neymar vai fortalecer a seleção. Fazê-la se superar”. No sábado (5), Dilma enviou cartas ao time e ao jogador machucado.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet