Notícias / Geral

12/05/2014 - 08:52

Operários e sindicato se reúnem para discutir greve no COT; atraso pode comprometer MT

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

COT do Pari: obra atrasada e paralisada pelos operários

COT do Pari: obra atrasada e paralisada pelos operários

 Uma reunião marcada para esta segunda-feira (12), às 9 horas vai definir os rumos da greve deflagrada na semana passada pelos trabalhadores do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. A obra faz parte da Matriz de Responsabilidade de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014 e deveria ficar pronta até o final deste mês. O atraso pode comprometer o compromisso do Estado com a Fifa.

Leia mais:
Trabalhadores do COT do Pari cruzam os braços e obra corre risco
Secretário acredita que COT de VG não ficará pronto para a Copa

Os trabalhadores questionam supostas irregularidades trabalhistas da obra, o que teria levado à paralisação por tempo indeterminado. O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), que representa a categoria, vai intermediar o encontro que ocorrerá no próprio COT, a partir das 9 horas. O presidente do sindicato, Joaquim Santana, que esteve no COT na sexta-feira, diz não ter tido contato com os trabalhadores que já tinham saído quando chegou ao canteiro de obras.

Nada menos do que 200 operários entraram em greve alegando corte no pagamento da produção (percentual de remuneração além do salário, calculado com base em metas de trabalho realizadas), não pagamento de horas extras, desvio de função e da má qualidade da alimentação servida no local, entre outras irregularidades. O SINTRAICCCM já teria advertido a construtora dos problemas.

Tocada pela Engeglobal – a mesma que vem realizando as obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon –, a obra do COT do Pari é uma das mais atrasadas da Copa do Mundo. Segundo o cronograma da Secopa, essa obra deveria ter sido entregue em outubro do ano passado.

A própria Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), admite que o COT não ficará pronto à tempo para a Copa do Mundo. O local vai receber seleções para treinamento em um campo que já vem recebendo tratamento de grama, no entanto, a obra estará inacabada. O mesmo ritmo da obra ocorre no COT da UFMT, com percentual de conclusão idêntico (menos de 60%).

Como está a obra

Antes da greve, seguiam a fase de grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário, no campo de futebol do COT da Barra do Pari, em Várzea Grande. Em paralelo segue a execução das instalações das redes hidráulicas e elétricas, de cabeamento estruturado, da colocação do piso e atividades ligadas ao acabamento interno do prédio anexo ao campo. A construção da arquibancada com capacidade para 3 mil espectadores foi concluída. A próxima etapa compreende a instalação da cobertura de estrutura metálica sobre o prédio e a estruturação no entorno da obra.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet