Notícias / Mobilidade Urbana

26/02/2014 - 10:15

Para evitar fiascos, governador determina 'pente fino' em obras da Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

O governador Silval Barbosa não quer mais fiascos em obras da Copa

O governador Silval Barbosa não quer mais fiascos em obras da Copa

Sem esconder que sofreu desgaste político devido a problemas em obras da Copa do Mundo em Cuiabá, inauguradas a partir de outubro, o governador Silval Barbosa tomou, nos últimos dias, uma medida para evitar que novos 'fiascos' voltem a ocorrer. Segundo fontes do Palácio Paiaguás, o governador mandou fazer um 'pente fino' em um lote de 15 obras que pretende entregar no mês de março. O chefe do Executivo não quer inaugurar mais nenhuma obra sem a certeza de que não passará vergonha.

Leia mais:
Governador cria comitê pró Copa do Pantanal para combater discurso pessimista e envolver a sociedade
Silval aponta obras da Copa e MT Integrado como principais legados do seu governo

Até hoje Silval Barbosa lamenta a veiculação na mídia de que várias obras inauguradas apresentaram problemas. A primeira obra do Mundial inaugurada - avenida Quidauguro Fonseca, que faz a ligação do bairro Coophema com a Beira-Rio - sofreu afundamento da via, seguido de um 'desmoronamento' sobre a drenagem. O viaduto do Despraiado também está marcado pelo desmoronamento de parte do morro em sua encosta; no viaduto da UFMT, foram detectadas rachaduras; a rotatória do Santa Rosa tem um trecho com muitas fissuras nas paredes da trincheira; a ponte do Jardim das Palmeiras já apresenta fissuras no asfalto. O pior ocorreu na trincheira Ciríaco Cândia, que apresentou inúmeras infiltrações em suas paredes. Tudo isso, sem contar que algumas obras que ainda não foram concluídas já apresentam defeitos, como as duplicações das estradas do Moinho e Guarita, com buracos.

Foi o sufiente para tirar o governador do sério. Ele, que em 2013 prometeu entregar as obras com a qualidade exigida no contrato, ficou decepcionado. Segundo uma fonte palaciana, recentemente Silval tomou uma providência: cancelou a inauguração de duas obras que estavam previstas para o mês de fevereiro e determinou que um técnico da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), e um engenheiro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), façam uma rigorosa vistoria nas intervenções que já estão concluídas, antes de promover a inauguração. Segundo a mesma fonte, ainda está sendo aguardada a liberação do profissional do CREA.

O pente fino já estaria em andamento. O foco são 15 obras, das quais 13 estariam no pacote do mês de março, incluindo a trincheira Santa Isabel (Verdão). Essa trincheira, sob a responsabilidade da construtora Métrica - a mesma que construiu a problemática trincheirinha Ciríaco Cândia - já estaria sendo finalizada e é prevista como a principal obra do novo lote de inaugurações. Por outro lado, as trincheiras Jurumirim, Complexo Viário do Tijucal, Santa Rosa e viaduto Dom Orlando Chaves são obras mais complexas e devem ser inauguradas às vésperas da Copa.

Após problemas em obras e o crescimento de uma onda de negativismo, o governador Silval Barbosa (PMDB) determinou, nesta semana, a criação do Comitê Pró Copa do Pantanal Fifa 2014, em tese, para receber turistas. Na prática, trata-se de uma tentativa do governo de criar o tão esperado “ambiente de Copa do Mundo” e reduzir os ataques da oposição e de parcela considerável da sociedade à qualidade das obras do governo Silval. O governador declarou que as obras estão na reta final e se afirmou otimista de que Cuiabá e Várzea Grande ficarão com o principal legado da Copa do Mundo de 2014. 

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Fernando, em 27/02/2014 às 08:31
É triste toda esta situação e o pior é que parece que toda a população esta conivente com toda esta palhaçada politica, afinal será que tem um filho de Deus nesta cidade que não sabe que todas estas obras só serviram para estes políticos oque estão no poder roubarem dinheiro das empreiteiras e fazer "vista grossa" para a qualidade das obras. Afinal vai ter copa e o povo como sempre esquece da realidade se dermos circo a eles não é? P...Q..P.... VAMOS ACORDAR ISSO É IMORAL!!!!!
por jose a silva, em 26/02/2014 às 11:27
Acordou muito tarde senhor governador e vai ficar sem almoço! Se tivesse ouvido o povo logo no inicio não estaria passando por este vexame, esta vergonha e pagando mico do pior governador que MT já teve! Agora o barco já afundou, o leite já derramou e não adinta chorar mais!...A VACA FOI PRO BREJO...
por JOAO EMANUELL, em 26/02/2014 às 11:02
AHHH BOM! SERA QUE VAI ADIANTAR ALGUMA COISA? COMO SE JA NÃO ESTIVESSE TUDO DESMONORANDO JÁ! TA O MAIOR FIASCO ESSAS OBRAS! VAMOS ACORDAR MEU POVO! KADE O MINISTERIO PUBLICO? KADE OS JOVENS? VAMOS MANIFESTAR!!!
por marcos, em 26/02/2014 às 10:52
é bom olhar as entregues tambem pois o viaduto da UFMT é uma piada. Vistorie a passarela anexa ao viaduto e vao ver que em ambos os lados ela já esta deteriorada.Concreto de pessima qualidade, esta aparecendo pedrisco lavado, esta todo trincado, protetores de fiaçao é de compensado e esta todo deformado etc... Isso só mostra a quelidade de nosso governo, ou seja obras porcaaria e sem qualidade governo idem!
por Francisco Botelho Pinto, em 26/02/2014 às 10:29
Evitar fiasco? A copa do Pantanal já é um FIASCO, pela incompetência do governo
por Joao, em 26/02/2014 às 10:26
Fiasco é o governo inteiro dele. Lamentável. Deprimente a situação administrativa que se encontra o nosso Estado.
por MARIA, em 26/02/2014 às 10:23
kkkkkk pente fino, vai achá piolho
Sitevip Internet